O início do técnico Hernán Crespo no São Paulo tem dado motivo para deixar o torcedor otimista. O aproveitamento do argentino em seus primeiros nove jogos é, com sobra, o melhor entre os treinadores estrangeiros que comandaram o Tricolor paulista neste século. Nesta temporada, o clube do Morumbi venceu sete dos primeiros nove jogos, empatou um e foi derrotado somente uma vez —para o Novorizontino—, com um aproveitamento de 81% dos pontos disputados. O número supera os inícios de Roberto Rojas (chileno, 2003), Juan Carlos Osorio (colombiano, 2015), Edgardo Bauza (2016) e Diego Aguirre (uruguaio, 2018) no comando são-paulino.

Desses, somente Bauza e Crespo tiveram a oportunidade de iniciar o ano já no comando do time. Os demais assumiram no decorrer do ano e tiveram jogos, em tese, mais complicados, pelo Campeonato Brasileiro. Porém, apesar de estar no comando do São Paulo desde o início da temporada 2021, Crespo teve pouco tempo para fazer uma pré-temporada de fato — diante do calendário extremamente apertado.

E não é apenas dentro do Tricolor paulista que o aproveitamento é destacável. Desde que o Brasil iniciou uma nova onda de treinadores estrangeiros em território nacional, após os sucessos de Jorge Sampaoli ao Santos e Jorge Jesus no Flamengo, somente um treinador teve desempenho superior ao de Crespo em seus primeiros nove jogos: Abel Ferreira, à frente do Palmeiras. Se vencer o Santo André nesta sexta-feira (23), às 20h, o treinador argentino supera o conterrâneo Jorge Sampaoli em aproveitamento após as primeiras dez partidas.

UOL