O São Paulo foi premiado nesta quinta-feira (15), na quinta edição da CONAFUT (Conferência Nacional de Futebol) por ter o considerado melhor protocole de controle e prevenção contra o novo Coronavírus na temporada de 2020. A celebração aconteceu na internet em reunião virtual e o São Paulo foi representado pelo Doutor José Sanchez.

O doutor Sanchez fez uma apresentação sobre as medidas adotadas pelo Tricolor durante a pandemia ao lado de Stemberg Vasconcelos, médico do Sport, outro clube premiado neste quesito.

Desde o retorno do futebol após a paralisação de 2020, o São Paulo estabeleceu uma rotina de testagem e controle interno para evitar contaminação pelo coronavírus no elenco e nos demais funcionários. O CT da Barra Funda passou por adaptações para aumentar a segurança de todos os envolvidos. 

“Não é um projeto de uma só pessoa, mas de um grupo de profissionais que se viram diante de uma situação nova para todos, diante de uma patologia da qual não se sabia muito. A gente precisava criar uma forma de enfrentar esse flagelo. Primeiro, houve um período de afastamento. Quando começamos a pensar em voltar, fizemos várias reuniões com diversos profissionais da área de saúde. Criamos uma série de protocolos sobre como se comportar diante de uma doença de transmissão viral e respiratória. Ficou claro que o uso de máscara, o afastamento e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel são fundamentais”, disse Sanchez.

O doutor José também mencionou o trabalho dos demais profissionais do São Paulo, a quem considerou crucial para o sucesso das medidas.

“Continuamos com os cuidados, evitando atividades em áreas internas. A alimentação é preparada e servida com a maior cautela possível aos profissionais. É um trabalho diário, de muita insistência, de vários profissionais do clube. É preciso que todos entendam que não é um processo individual, mas coletivo. Se nosso protocolo teve algum sucesso, com baixo número de contaminados, foi pela participação de todos”, complementou.

Esporte News Mundo