Depois de mais de seis meses afastado dos gramados, Liziero está próximo de ser liberado para atuar pelo São Paulo novamente. O volante sofreu uma grave lesão no tornozelo direito em setembro do ano passado e, visando recuperar espaço no Tricolor, conta com um aliado importante na comissão técnica de Hernán Crespo.

Trata-se de Alejandro Kohan, preparador físico que chegou ao São Paulo no início da temporada. O profissional já trabalhava com Crespo no Defensa y Justicia e é visto como um dos mais competentes nomes de sua área de trabalho na América do Sul.

Kohan é adepto da metodologia de periodização tática, que busca integrar as diferentes atividades exigidas pela comissão técnica em um só exercício, visando potencializar características importantes no modelo de jogo do treinador. Dessa forma, o treino físico não acontece à parte, o condicionamento dos atletas é trabalhado ao mesmo tempo em que estão com a bola.

Elogiado internamente no São Paulo durante o processo de seleção do treinador que assumiria a equipe, Kohan é conhecido por minimizar os problemas físicos de jogadores que convivem com lesões e restrições, permitindo que tenham maior regularidade. Liziero, que convive com o drama do departamento médico desde que foi promovido aos profissionais, pode ter o preparador como um grande aliado na busca por espaço no Tricolor.

Na terça-feira, Liziero participou de todas as atividades comandadas pela comissão técnica de Crespo no CT da Barra Funda, porém não fez a carga completa dos exercícios. Mesmo não estando 100%, o jogador já busca assimilar os conceitos do modelo de jogo do treinador argentino.

A última vez que Liziero esteve em campo pelo São Paulo foi na derrota por 3 a 0 para o Atlético-MG, no primeiro turno do Brasileirão passado. Em três temporadas completas pelo clube, o volante soma 84 partidas e três gols marcados.

Gazeta Esportiva

Liziero, jogador do São Paulo FC, durante treino no CCT da Barra Funda, na Zona Oeste da capital paulista.