Até a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo era dono da melhor defesa da competição, com apenas 22 gols sofridos. Em 2021, no entanto, o desempenho defensivo do Tricolor despencou, e a equipe, então comandada por Fernando Diniz, concedeu 14 tentos em seis jogos. Um dos motivos da queda de rendimento da defesa passa pela falta de agressividade.
De acordo com o SofaScore, o São Paulo é o segundo clube que menos desarma no Brasileirão, com 12,5 desarmes por partida. Apenas o Fortaleza, com média de 12,4, é pior no quesito. O líder é o Red Bull Bragantino, com média de 16,7.
Entre os 50 jogadores que mais desarmam na competição, nenhum defende a camisa do Tricolor paulista. Enquanto o lateral-direito Aderlan, do Bragantino, rouba 3,1 bolas por duelo, o zagueiro Diego Costa é quem possui a melhor média de desarmes entre os atletas do São Paulo, com 1,6.
Em interceptações, a situação é parecida. O clube do Morumbi também é o segundo pior na categoria, novamente à frente do Fortaleza. Enquanto a equipe paulista faz 9,6 intervenções por confronto, o time cearense faz 9,2. O líder é, mais uma vez, o RB Bragantino, agora com 14,3.
No quesito, no entanto, o São Paulo possui um jogador entre os 50 melhores. Com média de 1,5, Diego Costa figura na 44ª colocação. Em primeiro lugar aparece o lateral direito Guga, do Atlético-MG, com 2 interceptações por jogo.
A falta de agressividade do Tricolor pode ser vista no número de finalizações concedidas. Na goleada por 5 a 1 para o Internacional, no último dia 20, a equipe de Abel Braga chutou 19 vezes, e somente quatro arremates foram travados. A partida fez com que o Colorado ultrapassasse o time de Diniz e assumisse a liderança do Campeonato Brasileiro.
Atualmente, o São Paulo é o quarto colocado do Brasileirão, com 58 pontos conquistados, e é dono da sexta melhor defesa. Ao todo, foram 36 gols sofridos em 33 rodadas. O próximo compromisso do clube do Morumbi é contra o Ceará, na quarta-feira, no Morumbi.
Gazeta Esportiva

Mais um mérito do nosso querido gênio incompreendido.
O fato do SP fazer 10 entrevistas não quer dizer que vai escolher o melhor dentre todos e sim o que caber no bolso. Dessa maneira podemos iniciar um trabalho com o típico “menos pior”. A questão nesse momento é saber quais as outras virtudes estão sendo analisadas dentro de um pacote salarial baixo. Querem pragmático? Querem um inovador? Querem o cara que muda esquema toda hora? Não tenho a menor ideia.
Eu ainda mantenho a opinião que é melhor abrir o bolso com uma comissão técnica do que investir em um jogador. Ainda mais pensando a longo prazo, num trabalho de desenvolvimento. Pragmáticos são pra “não passar vexame”. Se a vontade for essa então tem alguns ai que podem fazer esse trabalho.
Se conseguir se livrar dos altos salários de Daniel Alves e Hernanes que ganham muito e oferecem pouco já seria um belo reforço.Tem que tentar ver se aquele empresário do Brener não arranja um “negócio” pra esses caras.Rai/Leco deixaram.muito entulho no clube pro Casares Limpar.Impressiomante o contrato do Hernanes ,não sei qual foi pior contrato Luis Fabiano ou Hernanes.Os dois quase não jogaram e sangraram os cofres do clube.E tem gente que pede volta de “ídolos” aposentados.Que o Casares aprenda e ao contrate mais “ídolos” ou aposentados caros ,ainda mais um clube que é conhecido como colônia de férias.
Esse time bateu todos os recordes, vai ficar marcada como a geração perdedora, mequetrefe, lazarenta e mundiça.
E se contarem com esses amarelões e pipoqueiros das categorias de base não vai mudar nada com o novo treinador. O SPFC precisa de novos jogadores, mas literalmente está quebrado, então o que fazer?Francamente, não gostaria de estar na pele do casares. A situação é muito grave, qualquer erro na escolha do treinador pode resultar numa segunda divisão. E não adianta fazer economia e não contratar, porque com esses jogadores de hoje a crise sempre estará presente
Se eu fosse o Casares eu chegaria no Rui Costa e diria “Meu amigo, se voce vender Tche-Tche, Everton Felipe, Vitor Bueno e Pablo por valores que compensem o investimento feito voce ganha um belo bônus salarial”.
Time que faz cerca frango! Mais uma prova que o Diego Costa é um grande volante, assim abrindo vaga pra contratação de mais um zagueiro.
Essa estatística está errada. Não chega a uma dúzia de desarmes por jogo. Desarme que digo é tirar a bola que está dominada por um adversário e não interromper um passe. No último jogo houve 1 desarme, no segundo tempo. No mais só se cerca jogador, se corre ao lado do atacante e se observa a troca de passe. É ridículo