O São Paulo comandado por Fernando Diniz atingiu a liderança do Campeonato Brasileiro com uma forma de jogar, com base na posse de bola, e conseguiu abrir sete pontos de vantagem atuando desta maneira, mas passou a encontrar dificuldades para seguir na dianteira, viu sua distância cair para apenas um ponto em relação ao vice-líder Internacional, além de ter permitido a aproximação de Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras e Grêmio, podendo deixar a primeira posição já amanhã, no caso de derrota para o time colorado.
Arnaldo Ribeiro faz uma relação entre o trabalho de Fernando Diniz no São Paulo e o de Abel Braga no Inter, considerando que falta ao treinador são-paulino fazer com que o time consiga jogar de diferentes maneiras, além de uma mobilização para manter a liderança mesmo que para isso tenha que abrir mão da forma de jogar com a qual a equipe se acostumou.
“No São Paulo é uma questão de ter um treinador que só joga de uma forma, que não é capaz de administrar uma vantagem, de buscar um resultado, de não perder uma partida importante, de se adaptar ao adversário. Isso para quem tinha uma vantagem tão grande na tabela talvez fosse suficiente”, diz Arnaldo.
“O fato é que o Fernando Diniz não soube administrar a vantagem grande que tinha na tabela, não conseguiu mobilizar o seu time, adaptar o seu time a algumas situações, acho que até o jogo com o Athletico-PR difere do Bragantino e do Santos e acho que o empate, embora não fosse um resultado que colocasse o São Paulo de novo como favorito na briga, não é desprezível. Agora, ele não foi lá buscar o empate e no final ele quase rifou o empate, colocando pilhas de atacantes, porque o Fernando Diniz, nos pequenos detalhes, vem demonstrando o desespero da fila, mas é o desespero da fila pessoal”, completa.
Para o jornalista, após a perda da gordura que o São Paulo tinha na liderança do Brasileirão e tendo um confronto direto com o Inter no Morumbi pela frente, Diniz tem a necessidade de fazer com que seu time possa competir e, mais do que fatores como posse de bola e troca de passes, o torcedor são-paulino está mais preocupado com o risco de o time não ser campeão, aumentando o jejum que ocorre desde o título da Copa Sul-Americana, em 2012.
“Cada clube tem que entender o seu momento, o momento do São Paulo é de uma fila de Campeonatos Brasileiros, o momento do São Paulo é de uma fila de dez anos sem conquistar nada. O torcedor do São Paulo não quer saber de 70% de posse de bola, 75%, 80%, de 150 passes completos ou incompletos, ele quer saber de troféu, isso está claro. A desconexão de quem trabalha no São Paulo no dia a dia e do torcedor é imensa, alguns jogadores têm um pouco dessa noção, o técnico não tem, está tendo dificuldade de lidar com isso, e o principal jogador não tem, o Daniel Alves não tem, ele que ganhou tanto. Para ele, é mais um campeonato, para o torcedor do São Paulo é a vida nos últimos dez anos e os caras não entenderam essa questão”, diz Arnaldo.
“Agora tem mais uma chance, em um confronto direto, talvez a devoção, a aplicação, o suor, porque esse campeonato da reta final é o campeonato do desarme, não é campeonato de posse de bola. Quem desarma, ganha jogo, é isso o que a gente está vendo nas últimas semanas todas. Quem desarma mais, ganha jogo, é isso o que está acontecendo, o Abel e o Internacional entenderam”, conclui.
UOL

Gosto muito de ver as lives do Arnaldo, mas ele anda meio se aproveitando do momento ruim pra chutar cachorro morto, muitas vezes de maneira injusta, na minha opinião. O Diniz tem suas limitações e culpa no mal desempenho momentâneo, mas o problema atual claramente não é tático ou técnico, são de natureza extra campo. O que o SPFC vinha apresentando era o oposto da crítica dele, vinha tendo o melhor ataque do campeonato, com boa variação tática nas jogadas, sem nunca cair no monótono chuveirinho, além de uma equipe aguerrida que até uns dias atrás era a melhor defesa do canpeonato. Até que tudo desandou, e não foi culpa do Diniz, se quiserem ser aproveitadores para críticar o Diniz que sejam por questões mais justas, como a relação abusiva que ele criou com alguns atletas.
Concordo com você e acho que não se deve mudar a estratégia de jogo , porque foi desse jeito que chegamos à liderança do campeonato , e ainda estamos nela apesar de tudo e de todos . Mudar a forma de jogar por causa dos 4 ultimos resultados não vai levar a lugar nenhum . E a causa dessa queda de rendimento a gente sabe qual é .
Ele falou o que o torcedor sente nesse momento agente não guer futebol bonito ou moderno agente guer o título o campeonato
É muito fácil ser comentarista esportivo. Quando o time tá vencendo é só elogiar, quando tá perdendo é só falar um monte de coisa. Rs
Arnaldo deixou de ser um bom comentarista faz muito tempo.
O melhor comentarista disparado.
O Arnaldo sempre deixou claro, mesmo nas vitórias, que não gostava do trabalho do Diniz.
bobagem, só dar um google pra ver que ele elogiou o Diniz em várias oportunidades.
Elogiar o Diniz não quer dizer que ele goste do trabalho do cara. O Diniz erra e acerta. Mais que justo elogiar quando acerta.
Exato, até vencendo ele sempre mostrou desconfiança.
E os elogios pontuais no momento que ele foi bem.
E sempre com a mesma linha de raciocínio.
Eu não gosto do trabalho do Diniz, do estilo dele e ficaria muito triste se ele continuar pra próxima temporada. Mas não significa que eu não veja pontos positivos no trabalho dele como o uso dos jogadores da base. E queira ou não ele colocou o São Paulo na ponta da tabela, por hora ao menos.
@tricovotweets
Elenco limitado, salários atrasados, proibidos de contratar, crise política e financeira. Com 6 meses de trabalho o Cuca levou o Santos para a final da Libertadores. Mas, tranquilo! Eu gosto mesmo é de comemorar posse de bola.
https://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/futebol/times/santos/noticia/santos-demite-superintendente-de-esportes-e-coordenador-de-futebol.ghtml?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_content=Esporte&utm_campaign=globoesportecom
então porque que o Cuca não fez tudo isso quando tava aqui ?
Porque o Raí decidiu contratar o Daniel e o Cuca não conseguiu trabalhar com ele.
Porque o estilo do Cuca não se encaixou ao elenco (o Cuca sofre do mesmo mal que a maioria dos treinadores brasileiros que é só ter um jeito de jogar) e porque ele não se deu bem com os medalhões do time (coisa recorrente na carreira dele).
Eu achei o trabalho dele no São Paulo péssimo, mas ele estava certo quando falou que o Daniel Alves desarrumou o entrosamento do time.
O Cuca é um bom treinador.
Longe de compor o time dos melhores treinadores brasileiros.
Todos comentam, inclusive o presidente que acaba de assumir e mesmo o próprio Cuca, que a situação esportiva do Santos nesse ano é simplesmente inexplicável.
Foi foçado a usar a molecada, alguns juvenis, inclusive.
Apareceram jogadores totalmente desconhecidos e trazidos sabe-se lá de onde.
Os dois goleiros que ninguém sabia que existiam, vem se sobressaindo muito bem, e não é que ele descobriu os caras, não existiam opções.
O Soteldo estaria sendo meio que devolvido por falta de pagamento e acabou ficando.
O Marinho se encontrou, se transformando num dos atacantes com melhor performance nesse ano.
O Lucas Veríssimo arrumou a sistema defensivo.
E o espírito copeiro do Cuca, há que se reconhecer essa característica, levou o time às fases finais da CB e da LB.
Méritos?
Sim!
Mas nada de fenomenal e nem sobrenatural!
No SP não deu certo e não daria, de forma alguma.
A gente está sem Luciano, quando o Santos ficar um mês sem Marinho a gente fala.
Marinho e Soteldo são dois caras absolutamente decisivos.
Isso mesmo
Galera a torcida das coloradas deram o maior apoio ao elenco deles na ida do time a São Paulo. Sei que estamos muito chateados com as atuações do nosso tricolor paulista. Mais vamos fechar com nosso elenco, essa é nossa chance de virar a chave e arrancar para o título. Nunca chegamos tão perto.
#FechadocomSPFC
Gestão profissionalizada!
https://spfcnoticias.com/veja-quem-sao-os-responsaveis-nas-negociacoes-do-sao-paulo/
Pouco, quase nada. Precisa urgentemente de um grande profissional. Um cara do ramo.
Já não era sem tempo!
Arnaldo preciso como quase sempre. Quem desarma ganha jogo e campeonato!! Passou da hora do SP voltar a ser um time competitivo, marcar firme e vencer os jogos!! Caso contrário, até o G4 fica improvável!!
A verdade é que o time é bem.limitado,sabe lá como chegou a liderança.O problema é que tem um louco no comando que quer ser campeão no modo hard.Se o time é limitado pra que essa saidinha de bola que dá vários gols de graça e de contra ataque lembra até os gols tomados do Osório.Acho a defesa do SPFC do nível das melhores do campeonato mas a maldita saída é um risco constante a toa.Diniz quando perdeu o Luciano é como aquele cara que vem com o balde cheio de água e não sabe onde é o incêndio é um cupim.numa metalúrgica.Os times agora não tem copa do Brasil ,não tem libertadores,não tem surto de covid entAo é beeeeeeemmmmmm mais difícil.Emtao Diniz é isso, é um trabalho até certo ponto.nao passa disso não vê evolução.Se assistir SPFC e Mirassol e os últimos jogos é a mesma coisa.E como falei antes o time era azarão agora ficou manjado pela liderança e o Diniz????parece que desse mato não sao mais coelho….já foi o fator surpresa e ele não tem capacidade de algo diferente só milagre mesmo ou fator Luciano de novo….A espera do milagre…Se pegar G 4 tá ótimo ….Mas…Casares com Diniz e isso até um certo Nível e isso não e suficiente e nem oque o clube merece ,não seja como o Leco.Diniz e Raí não dá….Ou você vai ser nível Leco???
Perfeito, disse tudo e mais um pouco.
Eu acho que o baixo rendimento do time não tem haver com a proposta de jogo em si , tem haver com mal momento técnico, físico e tático, se a proposta do nosso time fosse de marcação forte e jogar em contra ataque também teria essa queda de produção da mesma forma, é só lembrar do time do Aguirre, proposta de jogo totalmente oposta a do Diniz e o time enfrentou o mesmo problema, isso que tudo mundo pega no pé do Diniz de posse de bola não é o problema, o time não rende todos atacam isso , mais o problema é amplo pra mim tem mais haver com a gestão de todo o contesto , deixou se acumular problemas, no caso do Aguirre elenco curto e reservas inferiores aos titulares, a falta de títulos gera pressão, falta de dirigentes competentes , má fase de jogadores, lesões.
Os problemas se repetem , como não temos diretores e um clube organizado, um elenco montado e estruturado, isso só poderia ser evitado com um pouquinho mais de malandragem do Diniz, em saber administrar todo o contesto, lesões, elenco deficiente, e principalmente em saber administrar a vantagem de pontos, tem jogo que você não vai conseguir desempenho e tem que saber ganhar mesmo assim , a primeira temporada do Guardiola na liga teve jogo que o Barça jogou mal mais soube ganhar, a final do Barça do Ronaldinho gaúcho, o Arsenal aquele ano estava muito encaixado mais o Barça soube ganhar, então se esses super times sofrem é ilusão você achar que vai ganhar todo jogo com a mesma estratégia e jogando bem , se não vai todo jogo sair tocando da defesa até o ataque e fazer o gol , tem adversário do outro lado que também tem pontos fortes e sua capacidade de jogo que temos que saber superar, não crítico o sistema de jogo do Diniz em si , mais situações em que ele tem a leitura errada do adversário, e toma decisões tardias , a falta de gestão de todo um contesto causaram outro problema, a falta de paciência e organização do time em campo, isso e grave por que nossa equipe e inexperiente e não tem ninguém em campo capaz de organizar a equipe, esfriar o jogo , nenhuma equipe desorganizada consegue desempenho a tendência é queda de produção, é aquele passo pra traz na hora certa que tá faltando ao Diniz , enxergar o problema e corrigir, não adianta querer sair contudo se expondo.
Então entendo que o estilo de jogo é indeferente, o importante são ajustes , antecipa problemas e achar soluções , ao comentei esses dias, o time estava mal , porque não jogou por um empate contra o Braga e até contra o curintia, usar da vantagem de ponto pra se expor, é uma situação pra se administrar, se o time não se tivesse se exposto , sentindo tanta a necessidade de propor o jogo, procurando se organizar nesses jogos até trazer o jogo pra si teria chance grande de vencer esses jogos
Comento no post seguinte exatamente sobre isso.
Sobre a inexistência, a insuficiência e a inoperância da desmantelada estrutura organizacional que nos resta.
Falta amor a camisa e coração pra esses jogadores sem alma, queimaram toda gordura que ainda restava, e esse diniz que não tira nada de sua cartola, nunca muda o esquema tecnico limitado de uma tática só, esse time é muito previsivel esta manjado com esse projeto tatico que só anda em circulos, time a deriva no campeonato estão totalmente perdidinhos, eu nunca fui a favor do diniz no sao paulo, é como se fosse um motorista de caminhão pilotando um Boeing, o sao paulo é muito grande pra treinadores de serie D, com ele vai ser mais do mesmo não vai dar em nada, quando falei isso cairam matando nas criticas, tipo negativista, mimizento etc..
Pode falar que o time é limitado, mas o título estava nas mãos e estão deixando tomar. Há times piores que seguraram na ponta da faca essa situação.
Enquanto isso torcida e técnico preferem ser teimosos, defendendo algo que não vai trazer o título, e depois não adianta reclamar se o ano for perdido.
Jogar bonito tem hora hj em dia, infelizmente.