Daniel Alves já recebeu críticas por não atuar na lateral direita desde que se tornou jogador do São Paulo. Contudo, passados os tempos turbulentos, a torcida começa a entender a importância de o camisa 10 figurar no meio-campo, onde exerce uma função extremamente importante para o funcionamento da equipe.
Ao passo que o time comandado por Fernando Diniz cresce coletivamente, Daniel Alves vem dando amostras cada vez maiores de sua qualidade muito acima da média. Nos difíceis confrontos com o Flamengo, o camisa 10 já havia mostrado a que veio. No último sábado, contra o Fluminense, voltou a ser dono do meio-campo, participando ativamente tanto da construção das jogadas ofensivas do São Paulo quanto da transição defensiva, marcando forte e efetuando desarmes.
“A história está sendo escrita, graças a Deus, com o Daniel Alves. Ainda bem que ele está conosco, que ele é um jogador desse tamanho e que pode estar produzindo cada vez mais. Quarenta dias atrás, cinquenta dias atrás, era motivo de questionamento o Daniel Alves jogar um jogo atrás do outro”, afirmou Diniz.
De fato, Daniel Alves é um tanto quanto “fominha”, no bom sentido. Desde que chegou ao São Paulo, o jogador atuou em 42 jogos e em apenas duas partidas foi substituído, nas vitórias sobre Athletico-PR, no fim de agosto, e Binacional, no fim de outubro. Números que evidenciam a grande parcela de contribuição do camisa 10 ao Tricolor.
“Eu costumo dizer sempre que ele é um jogador de alguma forma incompreendido em relação aquilo que ele é. Ele é muito grande como jogador e como pessoa. Agrega muito, distribui muito, nos ajuda muito. É um pouco difícil postular como seria sem o Daniel Alves, porque é uma referência do nosso time”, completou.
Jogador mais vitorioso da história do futebol, com 41 títulos, Daniel Alves agora tenta erguer mais um troféu, desta vez pelo time de coração. Caso isso se confirme, o camisa 10 tricolor acabará com um jejum de oito anos do São Paulo, entrando para a história como o atleta que liderou o clube rumo a uma conquista após quase uma década de seca.
Gazeta Esportiva

Quando o time faz um jogo bem posicionado não sofre no jogo e o jogo flui, contra o Fluminense no primeiro tempo tivemos chance de matar o jogo com o time produzindo bem , e isso ocorreu porque o time posicionou bem e muito jogadores renderam entre eles Reinaldo.
E agora entramos na semana da copa do Brasil, e o quebra cabeça é quem vai jogar no lugar do Reinaldo, ele é um jogador importante.
Agora eu não vejo só fatos negativos pela sua ausência, o time vai perder em algumas características e ganhar em outras, a principal perda é no apoio, Reinaldo tem sido destaque nas jogadas ofensivas.
O Diniz tem um quebra cabeça pra resolver e muitas opções pra estudar , pode simplesmente trocar Reinaldo por Leo , jogando na mesma ideia de jogo , mais não acho que vá render.
Outro opção seria trocar o lateral direito, colocar um jogador que apoia mais , não gostei da partida do Igor Vinicius, e bom jogador mais vem errando muito, tem errado lances sozinho na jogada sem marcação, merece uma chamada de atenção, outra é o The the, acho opção bem melhor ganha apoio e articulação, só tem um porém acho que o Fran vem sendo um jogador importante e o Pepe jogador de velocidade deles joga naquele lado .
Uma opção que eu tentaria envolve mudança no desenho tático na forma do time marcar, se entrar o Léo, o time ganha em poder de marcação na defesa muito forte se posicionar bem , então vejo uma opção que o Guardiola usa muito e já vi o Sampaoli usar no santos, que é com a posse da bola os laterais se posicionarem com volante , assim você pode adiantar o time, você fica com uma cobertura muito boa na defesa, da liberdade prós atacantes e os meias e encosta no ataque os volantes jogam mais adiantado no campo de ataque, os meias teria que trocar mais de posição e cair mais pelos lados, ataca com muito jogadores e faz marcação pressão sem a bola santos do Sampaoli fez isso em um jogo contra o curintia, conseguiu subir o time jogar no campo de ataque e não sofrer contra ataque , na minha visão não conseguimos marcar pressão no jogo lá no sul , pois o gremio não saia jogando, dava chutão pro Diego Souza e o ataque disputar a bola , com isso o time não conseguia marcar alto , nossos jogadores de frente iam marcar os defensores deles já davam o chutão, e dificultou também usar os volantes pra sair jogando entre os zagueiros, por que perdemos a bola e eles davam chutão e o Diego Souza algumas vezes disputava esse chutão com nossos volantes que são baixos ,pode mudar o desenho do ataque na marcação, pro atacantes não voltar muito, defender ao invés do 442, defender no 4231 , acho que o Reinaldo vai fazer falta , mais também acho que sua ausência pode corrigir alguns problemas defensivos e dar mais liberdade prós outros jogadores e fazer o time jogar mais no campo de ataque, são opções, quebra cabeça pro Diniz ,seja como for e ir pro jogo bem posicionado que temos grande chance de passar de fase .
Tem jogado muito bem.
Porém anda perdendo umas bolas bobas no meio de campo que quase comprometeram, no jogo contra o FlorminenCe, quase deu duas assistência para o time deles.
Dani Alves joga bem e ainda não acho que esportivamente vale o que ganha. Mas se os títulos vierem, não tem como não dizer que se pagou, pois sabemos que é o dono do vestiário.
Por outro lado, gostaria de ver Kingnaldo levantando uma taça. Ele é exemplo de superação e passou por maus bocados, assim como o São Paulo, durante os últimos anos. Nunca deixou de demonstrar amor por esse clube, por mais que receba críticas como recebe até hoje.
O Daniel Alves levou o São Paulo para outro patamar. O cara em campo é um monstro. Ataca, defende, luta, dá dura em jogadores que fazem bobagens e dá muito apoio para os garotos. O que ele ganha? Normal. Alugou seus direitos, recebeu luvas e salários. No total dá 1,5 k/mês e está justificando este ganho.
Dani Alves é hoje, disparado, o melhor jogador em atividade no Brasil. Como diria o São Paulino Victor Birner, o São paulino deveria festejar o fato de um dos maiores jogadores do século atuar hoje no SPFC. Perguntem a Messi, Iniesta, Xavi o que eles acham do Dani Alves