Entre os dias 16 e 22/12, o São Paulo, ao lado de Santos e Flamengo, foi quem mais se destacou nos engajamentos nas redes sociais. De acordo com o site Marketing Esportivo, que atuou em parceria com a empresa Samba Digital nesse levantamento, o tricolor ocupa a vice-liderança nas interações medidas em Facebook, Twitter e Instagram.

Reflexo da boa fase dentro de campo, já que a equipe está na liderança do Campeonato Brasileiro, que não vence desde 2008, e nas semifinais da Copa do Brasil, etapa que não alcançava desde 2015, a positiva consolidação no nível de engajamento tricolor nas redes sociais chama a atenção.

No Facebook, por exemplo, o time do Morumbi fica atrás somente do Santos, que possuiu 1,074 milhão de interações no período analisado. A efeito de comparação, o São Paulo teve 1,072 milhão. Com 1,05 milhão, quem aparece na terceira posição é o Flamengo, que, além de estatisticamente ter a maior torcida do Brasil, também tem liderado os engajamentos em redes sociais como Twitter e Instagram.

O poder das redes sociais

Em tempos de pandemia e isolamento, poucas ferramentas acabam sendo mais relevantes do que as redes sociais. É através delas que os clubes divulgam campanhas, o tempo real das partidas, informações de bastidores, histórias e treinamentos.

O Twitter, por exemplo, é perfeito para esse tipo de comunicação. Na rede social, quem garantiu o maior índice de engajamento entre os dias 16 e 22/12 foi o Flamengo. Na sequência, com 620 e 602 mil interações, aparecem, respectivamente, São Paulo e Santos.

No Instagram, a vantagem rubro-negra ficou ainda mais latente. Com 9,74 milhões de interações no período computado, o Flamengo tem mais que o dobro que o índice apresentado pelos tricolores. Com 3,99 milhões, o São Paulo está levemente acima do terceiro colocado deste ranking, o Corinthians, que teve 3,95 milhões.

Na soma geral, a tabela de interação nas redes sociais tem o Flamengo no topo de cima. São Paulo, Santos e Corinthians, com números muito próximos entre si, compõem o “G4 do engajamento nas redes”.

Esporte News Mundo

Imagem do artigo: Ao lado de Santos e Fla, São Paulo lidera engajamento nas redes sociais