O São Paulo abriu sete pontos de vantagem para o Atlético-MG, segundo colocado, após golear ontem o Botafogo, para disparar na liderança do Brasileirão. O time animou parte de seus torcedores, que aguardam a conquista de um título desde a Copa Sul-Americana de 2012. Mas o time de Fernando Diniz também tem um concorrente que pode ficar mais próximo por ter um jogo a menos, o atual campeão Flamengo, treinado por Rogério Ceni.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte — com os jornalistas Vinicius Mesquita, Renato Maurício Prado e José Trajano —, Alicia Klein analisa com cautela a vantagem que o São Paulo conseguiu abrir e coloca ainda como um risco para o clube paulista o Flamengo, pela qualidade do elenco que tem e por ainda não estar jogando o seu máximo, o que ela considera que o time tricolor está.

“Por que eu não cravo esse São Paulo ainda como campeão ou com essa mão na taça? Eu acho que se a gente olhar a diferença de sete pontos que ele tem em relação ao Atlético-MG, de fato, ninguém nunca perdeu com uma diferença de sete pontos, mas ela é uma diferença de oito pontos para o Flamengo hoje e pode virar cinco, e aí eu acho que nessa relação com o Flamengo, embora tenha se estabilizado e hoje esteja um pouco mais confiável, eu acho que o São Paulo está jogando acima da sua capacidade técnica”, afirma Klein.

“Tem alguns jogadores, como o Brenner, por exemplo, ele não é um jogador espetacular, ele está em uma fase espetacular, como eu vejo, você tem o Sara, que é um jogador incrível, que foi lançado pelo Diniz , que está muito bem, mas se eu olho na comparação entre o São Paulo e o Flamengo, talvez seja o único time que possa dar uma canseira se o Atlético-MG realmente não se recuperar, é que o Flamengo está jogando abaixo da sua capacidade técnica. Eu acho que essa balança pode se desequilibrar em algum momento e acho que esse peso da falta de títulos desde 2008 do São Paulo pode ter um peso no psicológico da equipe”, completa.

A jornalista não considera que Daniel Alves, o camisa 10 do time atual do São Paulo, esteja jogando tudo o que pode, mas está sendo fundamental para dar confiança aos jogadores mais jovens do time. “Eu acho que o Daniel Alves tem tido um papel muito importante, não acho que ele esteja jogando bem, certamente pelo que ele é capaz de jogar, não, na média do Campeonato Brasileiro está bem, mas eu acho que ele tem essa presença dentro de campo para dar essa segurança para os meninos?, explica a jornalista.

Outro mérito apontado por ela na campanha do São Paulo é o fato de Raí ter bancado a permanência de Fernando Diniz nos momentos mais difíceis da temporada, após as eliminações que causaram críticas por parte da torcida. “Eu acho que essa segurança no emprego que o Raí garantiu ao Diniz é certamente a base desse trabalho do São Paulo. Essa evolução só foi possível, porque o Raí segurou o Diniz na unha o Diniz no momento que, como o Trajano falou, todo mundo achava que ele era um bosta, e ele começou a dar estrutura para o time”, conclui.

UOL