A CBF divulgou uma nota para esclarecer a polêmica envolvendo a anulação de um gol no jogo entre Ceará e São Paulo, nesta quarta-feira, pelo Brasileirão.
A polêmica aconteceu depois que um gol do atacante Pablo, do São Paulo, foi revisado pelo VAR quando o jogo estava 1 x 1. Após a confirmação de que o lance era legal, o jogo foi reiniciado com o placar de 2 x 1 para o São Paulo e, logo na sequência, paralisado novamente. Com uma segunda revisão, o VAR disse que o jogador estava impedido, e o gol foi anulado. A partida terminou 1 x 1.
Segundo a entidade, o VAR precisou revisar dois lances. Em um, a posição de Pablo era legal, no outro, ilegal. O árbitro teria sido comunicado que o primeiro lance era legal e, na sequência, uma conversa paralela com o quarto árbitro, para a aplicação de um cartão amarelo, prejudicou a compreensão total da mensagem do VAR, reiniciando a partida.
Assim que conseguiu retomar o contato com o árbitro, o VAR avisou que havia um segundo lance em revisão. Constatando o impedimento, ele solicitou a anulação do gol.
O árbitro da partida era Wagner do Nascimento Magalhães, e o VAR era Carlos Eduardo Braga Nunes.
Veja o comunicado da CBF na íntegra:
Após a análise dos áudios e imagens da cabine do VAR e dos fatos ocorridos na partida entre Ceará Sporting Club e São Paulo Futebol Clube, realizada nesta quarta-feira (25), pelo Campeonato Brasileiro da Série A, a Comissão Nacional de Arbitragem esclarece a cronologia dos acontecimentos que levaram à anulação de gol do São Paulo Futebol Clube:
1 – Importante registrar que, inicialmente, a arbitragem de campo, diante do lance concluído, marcou impedimento do atacante do São Paulo, invalidando o gol.
2 – Após a primeira checagem da jogada de ataque do São Paulo, o árbitro de vídeo informou tratar-se de lance legal, o que fez com que o árbitro central validasse o gol para a equipe visitante de forma factual, ou seja, sem necessidade de ir até a área de revisão.
3 – Constatado que haveria mais um lance a ser revisado, o árbitro de vídeo imediatamente iniciou este segundo procedimento de checagem, momento em que solicitou ao árbitro central que aguardasse o processo ser concluído para, aí sim, determinar o reinício da partida.
4 – Acontece que uma comunicação paralela, mantida entre o árbitro central e o quarto árbitro, a respeito da aplicação de um cartão amarelo para um jogador do Ceará, prejudicou a comunicação que vinha sendo mantida entre o árbitro de campo e o VAR. E fez com que o árbitro central não ouvisse a solicitação da cabine do VAR e autorizasse o reinício da partida.
5 – Imediatamente o VAR alertou ao árbitro, que interrompeu a partida para que o procedimento de checagem, que já estava em curso antes do reinício, fosse concluído.
6 – Por fim, o VAR comunicou ao árbitro central que o lance que deu origem ao gol foi ilegal e que, portanto, deveria ser mantida a decisão inicial da arbitragem de campo, que invalidou o gol de forma correta.
Diante do ocorrido, a Comissão Nacional de Arbitragem facultou aos clubes envolvidos na partida a possibilidade de comparecerem à sede da Confederação Brasileira de Futebol para os esclarecimentos que se façam necessários.
OneFootball

A bola não pegou no braço do jogador do Ceará no chute do Reinaldo?
Pra mim pegou no braço…
mas ninguém fala disso.
Não pegou não… até porque se tivesse pego o Tiririca já teria levantado os braços pro arbitro como faz em todos os jogos. O movimento dele faz parecer, porem a trajetória da bola esta abaixo da mão.
Diretoria do São Paulo deveria focar apenas em punição pra comissão do VAR por quebra do protocolo, porque isso é sério. Agora querer cancelamento da partida acho moralmente errado porque o gol foi ilegal. Isso mancharia a imagem do Clube. Já sabemos qual clube no Brasil que sempre procura tornar o ilegal em legal e não precisamos nos rebaixar como tal.
Gol ilegal??? E o gol do Corinthians que foi validado porque o jogador do Sao Paulo TENTOU cabecear a bola que sobrou pro jogador corintiano fazer o gol em posição impedida? Com direito a midia e comentaristas de arbitragem falando que foi legal? Quer dizer agora que a regra é uma pro SPFC e outra pros outros times??? Torcedor do SPFC tem que parar de posar de isentao e defender as cores do clube e exigir a mesma aplicação de regra.
Invalidar esse gol é um absurdo! FOI GOL LEGAL!
Quando o Tiririca chuta a bola que toca no jogador do “Ciara” o Pablo esta muito impedido. Gol ilegal. Na Champions se não me engano na segunda rodada teve dois gols invalidados (acho que no jogo da Juventus) porque o jogador nem estava na frente do goleiro e nem tocou na bola, foi gol direto e o arbitro invalidou porque o atacante estava impedido quase na frente do goleiro.
O que não pode é gol de mão do xurintians, agredir jogador e não ser expulso… isso sim tem que ir até pra esfera da justiça comum.
Agora o Gaguinho do Morumbi deveria ter vergonha na cara e come a rabiola do técnico e dos jogadores por não ganhar um jogo contra um time que esta ladeira abaixo. Vergonhoso é não se garantir dentro de campo e querer mudar resultado na justiça. Desses Clubes o futebol BR já tem vários, São Paulo não precisa seguir esse exemplo mediocre.
Rogério Caboclo vai passar mel na boca do tapado do Raí.
Ao invés de ficar preocupado com um lance que estava impedido… Começa a estudar uma forma de furar as retrancas do Brasileirão… E estudar o jogo do Grêmio que é nosso adversário na Copa do Brasil.
Perfeito. Pessoal quer igualar o São Paulo ao xurintians. Xurintians sempre quiser ganhar no roubo… é um clube com “c” minúsculo e maldito. Contra esses caras qualquer prejuízo tem que levar até pra justiça comum. Agora nesse caso de gol impedido, pelo amor de Deus. Abandona essa conversa. Se for cobrar que seja pela quebra de protocolo e pedindo não outro jogo ou pontos, tem que pedir punição de 6 meses pra esses miseráveis, pois cada vez que pensar em fazer alguma merda em prol de algum Clube, vai saber que tomara um gancho de 6 meses. Fez merda duas vezes de forma grosseira como ontem, gancho de 2 anos. Todos eles vão pensar duas vezes em ajudar alguém.
A falta de punição no Brasil em todas as esferas da sociedade é o que motiva pessoas a cometer erros ou não aprimorar suas qualidade.
O féla constrói um prédio que no outro dia cai e mata pessoas, vai pra delegacia e de lá volta pra casa, uma semana depois o praga esta construindo outros.
Arbitro erra e depois de banho tomado e grana no bolso recebe ligação do bananão da comissão de arbitragem dizendo que ele errou e pra melhorar para a próxima partida.
E dai me permita falar algo importante. A militância (não vou cita-los aqui) vivem pedindo o afrouxamento da justiça, do policiamento e todo tipo de punição em nome dos direitos dos manos (os manos de itaquera agradecem). Pra eles quanto mais relaxamento da justiça melhor.
Então quando vejo pessoas reclamando de serem injustiçados, mais que vivem levantando bandeiras desses militantes e partidos, torço pra que se ferrem mais ainda.
No comentário acima eu pressupus que eles fizeram com intenção de ajudar alguém, porem não acredito que foi intencional, apenas relatei mal meu comentário. Sabemos que é falta de capacidade e que muitas vezes é grosseria mesmo, como se mostra no caso de ontem.
Como que você consegue melhores profissionais se o método de entrada nesse ramo é parecido como da máfia.
Se fosse profissionalizado com exigência de graduação em educação física e pós em arbitragem (teria que criar essa pós, caso não exista), possivelmente esses desqualificados nem pisaria em campo. Isso abriria vagas por igual para homens e mulheres sendo escolhidos os melhores em todos os quesitos.
Parabéns a todos os São Paulinos que se manifestaram contra qualquer tentativa de querer ganhar o jogo no tapetão. Orgulho .de ser São Paulino, torcida que preza a ética, totalmente diferente daqueles imundos de vila carmosina. Em vez disso Raí precisa trabalhar para reforçar o elenco
Desculpe, a unica coisa que rai precisa e cair fora do Sao Paulo,
o mais rapido possivel. Reforçar , ele ja teve oportunidade e jogou
120 milhoes no lixo. fora rai ontem.
Fizemos o gol legal contra o Atlético e anularam…tivemos que aceitar.Daí temos um gol ilegal validado dai não vale?Oxi,afinal a regra foi feita pra todos?Sim ou não?Então por que só a gente tem que aceitar isso.Regra de OURO,tem que ser respeitada e ponto final.Quero ver quando for contra a gente se os mesmos que estão passando pano vão ter a mesma atitude.Não venha reclamar,fazer do blog o muro das lamentações.Direitos iguais pra todos,Ontem foi o Ceara vida que segue,mas ja foi o são paulo e tivemos que aceitar.Cuidado com a paixão ela pode te cegar…
Sou totalmente contra anular o jogo e tentar ganhar na mão grande, algo que todos nós vimos que estava ilegal. Mas estava ansioso por saber qual seria a desculpa da CBF, que é um pardieiro de gente corrupta e que não vale o que come. E eles se superaram. Não esperava algo muito diferente em uma republica de bananas como esta onde a gente mora. Por isto é que o futebol de fora faz cada vez mais sucesso com os jovens daqui e cada vez mais a gente ve a selixão canarinho perdendo mais e mais admiradores. Continuo torcendo sempre pelo meu time, e cada vez mais contra o time amarelão deste pais.