Confronto de quartas de final que mais gerou ‘burburinho’ no dia do sorteio, São Paulo e Flamengo protagonizaram um primeiro jogo de tirar o fôlego no Maracanã: teve sofrimento, pressão, gols de artilheiros e uma falha clamorosa decidindo o resultado final do duelo.

Na próxima quarta-feira (18), um ficará pelo caminho e outro seguirá adiante na Copa do Brasil 2020, o mata-mata mais importante do calendário nacional. E nós temos motivos para acreditar que a vaga na semifinal será do Tricolor Paulista. Quer saber o porquê? Lá vai:

1. Vantagem na eliminatória

Luciano
2020 Brasileirao Series A: Flamengo v Sao Paulo Play Behind Closed Doors Amidst the Coronavirus | Buda Mendes/Getty Images

O motivo número 1 não poderia ser mais óbvio: o São Paulo venceu o jogo de ida no Rio de Janeiro por 2 a 1, logo, conta com uma vantagem relevante na eliminatória. Em um confronto tão equilibrado entre dois gigantes do futebol brasileiro, ter a maioria dos resultados possíveis a seu favor é algo importante. Qualquer empate no Morumbi classifica o Soberano.

2. Conhece o caminho…

Brenner, Michael
2020 Brasileirao Series A: Flamengo v Sao Paulo Play Behind Closed Doors Amidst the Coronavirus | Buda Mendes/Getty Images

O duelo do dia 18 será o terceiro entre São Paulo e Flamengo somente neste mês de novembro. O primeiro foi um 4 a 1 para o Soberano pelo Brasileirão, e o segundo, a vitória por 2 a 1 no Maracanã pela Copa do Brasil. Nas duas ocasiões, o Tricolor conseguiu explorar muito bem as fragilidades do Rubro-Negro, provando que sabe o ‘caminho das pedras’ para machucar esse adversário.

3. Brenner iluminado

Infernal. Brenner vive uma fase esplendorosa e ninguém, absolutamente ninguém consegue parar o garoto. São 17 gols na temporada – sendo 13 deles nos últimos doze jogos em que esteve em campo -, e três contra o Flamengo: um na goleada pelo Brasileirão e os dois no jogo de ida no Maracanã.

4. Rival com DM lotado

2020 Brasileirao Series A: Flamengo v Atletico GO Play Behind Closed Doors Amidst the Coronavirus (COVID-19) Pandemic
2020 Brasileirao Series A: Flamengo v Atletico GO Play Behind Closed Doors Amidst the Coronavirus | Buda Mendes/Getty Images

O Rubro-Negro tem um baita elenco, com praticamente duas peças de qualidade para cada posição, mas é fato que vive um momento delicado quanto à saúde de seus jogadores. Rodrigo Caio, Diego e Filipe Luís estão vetados pelo departamento médico, e os selecionáveis Pedro, Everton Ribeiro e Isla dificilmente terão condições de jogo no dia 18.

Thiago Maia e Gabriel Barbosa, por sua vez, se queixaram de problemas físicos após a partida contra o Atlético-GO no sábado (14), e serão reavaliados. O São Paulo, portanto, deve encarar um esfacelado pelas baixas, uma vantagem dada a qualidade desses jogadores citados.

5. Solidez nas ideias de jogo

Fernando Diniz
2020 Brasileirao Series A: Flamengo v Sao Paulo | Buda Mendes/Getty Images

Entre chuvas e trovoadas, Fernando Diniz já completou um ano de Morumbi, continuidade/sequência que se tornou ‘artigo de luxo’ no futebol brasileiro. O Flamengo, por sua vez, está em seu terceiro treinador diferente somente nesta temporada 2020, sendo que os três são consideravelmente diferentes em ideias de jogo e filosofia de trabalho. Vantagem para o São Paulo pela solidez de seu projeto esportivo.

90min