São Paulo deu um passo importante na briga por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil na última quarta-feira ao bater o Flamengo por 2 a 1, no Maracanã. A vitória, entretanto, passou longe de ser tranquila, e veio na partida em que o Tricolor menos finalizou na temporada.

Contra a equipe rubro-negra, os comandados de Fernando Diniz não mudaram seu estilo de jogo, mas tiveram dificuldade para construir as jogadas ofensivas. Diante de uma pressão alta bem executada pelo adversário, o Tricolor Paulista chegou poucas vezes com perigo ao gol flamenguista, e a vitória veio com apenas quatro finalizações, sendo três no alvo e uma bloqueada, de acordo com levantamento feito pelo Sofascore.

Antes do jogo da última quarta-feira, as partidas em que o São Paulo menos finalizou foram no empate em 0 a 0 contra o Grêmio, na 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, e na derrota por 3 a 2 contra o Lanús, na ida pela segunda fase da Copa Sul-Americana. Em ambas, a equipe finalizou oito vezes.

Outra partida em que o Tricolor não finalizou tanto foi na derrota por 2 a 1 para o River Plate, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. No duelo realizado na Argentina, foram 9 arremates, com quatro deles em direção à meta.

Nas demais partidas da temporada, o São Paulo finalizou pelo menos mais de 10 vezes. Entretanto, não foi sempre que a pontaria esteve calibrada. Também contra o River, mas pela terceira rodada da fase de grupos da Liberta, foram 11 finalizações, mas apenas duas delas foram em direção ao alvo. Contra o Flu, pelo Brasileiro, foram 15 arremates, com apenas três certos.

A partida em que o time de Fernando Diniz finalizou mais vezes foi contra o Novorizontino, no empate em 1 a 1. Foram 34 tentativas, sendo sete delas na direção do alvo, no duelo que ficou marcado pelas polêmicas de arbitragem. Já o jogo com mais chutes certos foi na vitória por 2 a 1 sobre o Santo André, quando 12 das 25 finalizações foram na meta.

Gazeta Esportiva