Na esteira das declarações de Roberto Carlos, que disse ter se oferecido a Palmeiras Santos antes de acertar com o Corinthians em 2010, o ESPN.com.br lembra outra negociação frustrada do futebol paulista: Edmundo no São Paulo.

Hoje comentarista, o Animal brilhou e foi ídolo das torcidas de Palmeiras e Vasco, além de atuar também por Corinthians, Flamengo, Santos, CruzeiroFluminenseFiorentina e outros clubes.

O São Paulo poderia ter sido um dos times de Edmundo, que negociou três vezes com a equipe do Morumbi. Em duas, ele admite, o acerto bateu na trave. Relembre abaixo cada situação:

PRÉ-CONTRATO EM 1996

Edmundo estava no Vasco, com salários atrasados, quando surgiu a possibilidade de ir para o São Paulo. O atacante, então com 25 anos, foi liberado por Eurico Miranda e chegou a assinar um pré-contrato com a equipe do Morumbi, mas, na volta ao Rio de Janeiro, foi convencido a ficar.

“Fui, acertei tudo, o São Paulo ia comprar 50% do meu passe. Quando voltei para o Rio, já com pré-contrato assinado, para arrumar minhas coisas e voltar para São Paulo, o doutor Eurico Miranda me chamou na casa dele e perguntou o acordo. Eu falei e ele perguntou se eu ficaria se o Vasco cobrisse. Aí se acertou comigo e eu acabei ficando”, explicou o ex-jogador, em programa da Fox Sports.

Ao continuar no Vasco, Edmundo acabou sendo o craque do Campeonato Brasileiro de 1997, vencido pelo time carioca. Anotou 29 gols, terminou como artilheiro e transferiu-se para a Fiorentina. Já o São Paulo, sem o atacante, foi vice-campeão da Supercopa de 1997 e só voltaria a ser campeão no ano seguinte, do Paulista.

NAMORO EM 2000

A segunda oportunidade de Edmundo vestir a camisa tricolor foi no meio do ano de 2000. Afastado do Vasco, após desavenças com Romário, ele se reuniu com o então presidente Paulo Amaral, mas a negociação não se concretizou, o que abriu caminho para ele jogar no Santos.

Reportagem do jornal “Folha de S. Paulo” da época diz que houve certa resistência de conselheiros e diretores no Morumbi, por acharem que Edmundo poderia prejudicar o ambiente. A permanência de França também foi um impeditivo, já que não havia dinheiro para investir no polêmico jogador.

TUDO CERTO EM 2001

Um ano depois, Edmundo teve a terceira e derradeira chance de jogar no São Paulo. O Animal estava livre, após conseguir o passe do Vasco na Justiça, e queria voltar ao Brasil após uma passagem discreta pelo Napoli. Trocou fax com a diretoria tricolor e deixou tudo acertado.

“Tenho um acordo com o presidente do São Paulo, Paulo Amaral. Agora, é só botar no papel”, afirmou o jogador, em declarações publicadas pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, na edição de 10 de julho.

Apesar do acordo, Edmundo se irritou com a postura do cartola e aceitou uma proposta financeiramente superior do Cruzeiro. Anos depois, na Fox Sports, ele contou a sua versão.

“Ganhei meu passe na Justiça exatamente no dia em que São Paulo e Flamengo disputavam a final da Copa dos Campeões, no Nordeste. Tinha tudo acertado, mas quando cheguei aqui, liguei para o presidente e ele pediu para esperar, porque tinha a final. Eu falei: ‘Tenho uma proposta do Cruzeiro maior que a do São Paulo, se o senhor não confirmar agora, vou acertar com o Cruzeiro’. Quando chegou à noite, o Flamengo ganhou, aí ele me ligou para dizer que estava tudo certo. Aí eu respondi que tinha acertado com o Cruzeiro”, informou.

ESPN