O regresso aos treinamentos na Argentina está confirmado, assim como está ratificado que, neste retorno, o River Plate não atuará como mandante no Monumental de Núñez, tanto pelo Campeonato Argentino como pela Copa Libertadores da AméricaIsso porque o estádio do clube Millionario passará por reformas no gramado.

Dessa maneira, se a Conmebol manter seu cronograma atual, o River fará as duas últimas partidas do Grupo D da Libertadores fora do Monumental. Assim, a equipe comandada por Marcelo Gallardo não receberá o São Paulo, no dia 30 de setembro, quinta-feira, em seu estádio. Assim como também não mandará o confronto frente ao Binacional, do Peru, no dia 20 de outubro. As partidas são válidas, respectivamente, pela quinta e sexta rodada do Grupo D.

Os confrontos de ida das oitavas de final serão disputados entre os dias 24 e 26 de novembro, ao passo que os jogos de volta ocorrerão entre os dias 1º e 3 de dezembro. Já as quartas de final, se darão em duas semanas subsequentes: ida (entre 8 e 11 de dezembro) e volta (entre 15 e 17). Caso o River Plate avance até essas fases, deverá atuar fora do Monumental.

As semifinais, por sua vez, serão disputadas em janeiro, mesma data que a direção do clube Millionario estima que as obras no estádio estarão concluídas.

Já no âmbito local, de acordo com informações da imprensa argentina, se especula que as competições oficiais retornaram somente após dois meses, começando a contagem a partir da próxima segunda-feira.

ONDE O RIVER PLATE QUER JOGAR?

Desde a chegada de Marcelo Gallardo, o River Plate possui um centro de treinamento de elite em Ezeiza, cidade localizada na região metropolitana de Buenos Aires. s.

Apesar de necessitar de algumas melhorias, o River Camp, como é conhecido, tem a estrutura necessária para sediar uma partida internacional, uma vez que possui cabines de transmissão, refletores com luzes de LED e um vestiário adjacente para a equipe visitante.

No entanto, para tal, será necessário viabilizar, junto à Conmebol e à AFA, uma permissão, já que os alvarás de funcionamento para centros de treinamentos e estádios são distintos na Argentina. Internamente, porém, isso não é considerado um problema para o River.

OUTRAS ALTERNATIVAS

Nesse momento, tudo indica que o River Plate mandará suas partidas no River Camp. Sobretudo pela comodidade, este é o plano A.

Porém, uma outra opção seria se deslocar até a cidade de Salta, que está há 1466 quilômetros de Buenos Aires. Recentemente, com a indefinição do retorno aos treinamentos, as autoridades da localidade provinciana, onde os casos de coronavírus estão mais controlados, havia se colocado à disposição da equipe Millionaria para a realização de uma eventual pré-temporada. Dessa maneira, o estádio da cidade, Padre Martearena, pode ser uma opção.

No entanto, a intenção é viajar o mínimo possível e, desta forma, evitar um risco desnecessário de contágio. Sendo assim, ao mesmo que outro estádio em Buenos Aires seja alugado, o River Plate irá até às últimas consequências para atuar em Ezeiza.

Futebol na Veia