São Paulo, de fato, tem uma relação especial com a Libertadores. Não à toa, o Tricolor foi o primeiro time brasileiro a conquistar três vezes a competição continental. Entre os anos de 1987 e 2006, o time do Morumbi ostentou uma sequência de 30 partidas de invencibilidade como mandante no torneio.

No dia quatro de junho de 1987, São Paulo e Guarani empataram em 2 a 2, no Morumbi, pela Libertadores daquele ano. Desde então, o Tricolor não foi derrotado nos próximos 29 jogos como mandante na competição. O invencibilidade caiu no dia 8 de março de 2006, quando a equipe foi batida pelo Chivas de Guadalajara, do México, por 2 a 1.

Vale destacar que as três conquistas da Libertadores do São Paulo ocorreram justamente neste intervalo de 18 anos. Em 1992, o Tricolor venceu o Newell’s Old Boys, da Argentina, na final do torneio e faturou a primeira taça. Logo na temporada seguinte, o bicampeonato veio em cima da Universidad Católica, do Chile. O terceiro e último título aconteceu em 2005, após uma decisão contra o Atlético Paranaense.

Gazeta Esportiva