Alguns dos nossos amigos aqui do Blog, ficam com dúvidas, da Reestruturação do Departamento de Futebol que eu tanto comento aqui no Blog.

Uma Reestruturação do Departamento de Futebol, são muitas coisas a ser examinadas, analisadas e que eu não posso mostrar tudo aqui. Mas eu posso explicar aos nossos amigos, um item.O que eu vou relatar agora, é apenas um detalhe que tem como objetivo aperfeiçoar os trabalhos do Departamento de Futebol.Vou falar sobre o Olheiro.

Procurem entender. Digamos que tem um craque no Joinville. O Técnico pode não ver esse craque. O Olheiro vê e trás para o São Paulo. Contratar esse craque antes que o mesmo seja contratado pelo Corinthians e ajude o rival a conquistar título. Que tipo de jogadores, o Técnico indica?

Muitas vezes o Técnico indica o jogador já consagrado, por exemplo, o São Paulo que contratou o Ganso, que contratou o Ricardinho, que contratou o Daniel Alves.Ou o Técnico indica o jogador que ele já treinou, por exemplo, o Muricy que queria o time inteiro do Inter.Só que tem um detalhe.

Veja o Cuca, que montou o time do Goiás no São Paulo. Na época foi possível, eram jogadores a custo zero.Só que depois, o Cuca virou Técnico do Cruzeiro, do Fluminense, do Palmeiras. Portanto, se o Cuca indica ao Clube os jogadores que ele trabalhou nesses Clubes, o Clube terá dificuldades para contratar esses jogadores. Então se faz necessário, não ficar dependendo só das indicações do Técnico. O bom São Paulo de 2012 que tinha o Cortez, Osvaldo, Jadson, Maicon, Toloi, foi mais montado pelos Olheiros do São Paulo, do que pelo Técnico Emerson Leão.

Mas vejamos.Só porque fez gols no São Paulo na Libertadores de 2005, o Palmeiras contratou o ruim Gioino.Só porque fez gols no São Paulo no Paulista de 2005, o Palmeiras contratou o ruim Washington.O São Paulo que contratou o Nelson Saavedra.Esses tipos de jogadores o Técnico não usa, ele fica encostado.Então, como ter uma boa equipe de Olheiros?

Olheiro bom, é aquele que acha bom jogadores, sem precisar fazer grandes investimentos financeiros.Um Clube abarrotado de dinheiro, fica fácil montar um time cheio de estrelas.O São Paulo faria assim: Se em uma temporada a Ponte Preta montar uma equipe forte, o São Paulo faria uma proposta de trabalho, para o Olheiro da Ponte Preta vir trabalhar no São Paulo.Se em uma temporada o Figueirense montar uma equipe forte, o São Paulo faria uma proposta de trabalho, para o Olheiro do Figueirense vir trabalhar no São Paulo.O Olheiro seria avaliado.

Se de 10 jogadores indicados pelo Olheiro, 7 rendeu o esperado, o trabalho do Olheiro seria aprovado.Se de 10 jogadores indicados pelo Olheiro, 7 ficaram encostados no Clube, o trabalho do Olheiro seria reprovado.É isso minha gente.Isso é apenas um pequeno detalhe a ser examinado na Reestruturação do Departamento de Futebol do São Paulo.

A Reestruturação do Departamento de Futebol do São Paulo, é algo muito mais abrangente. É transformar o Departamento de Futebol do São Paulo, no melhor Departamento de Futebol do país.


Cleiton Ferreira