Por Fabio Utz |

00:2200:56
Os fãs de futebol são frequentemente acusados ​​de ter pouca memória. Uma falha que custe um gol ou um título é suficiente para esquecer todas as coisas boas que um jogador fez por um clube. Porém, neste momento, a missão do 90min é reavivar a memória e relembrar 16 grandes times que influenciaram o futebol moderno de 1990 para cá. O que se quer é mostrar que não apenas o Barcelona de Guardiola ou os Galácticos do Real Madrid têm história para contar. E por isso criamos este Mundialito histórico, em que na sequência abriremos votação nas redes sociais.

São Paulo de Telê Santana, definitivamente, marcou época. Ao conseguir repetir o feito do Santos de Pelé, conquistando a Libertadores da América e o Mundial de Clubes por dois anos consecutivos (1992-1993), o treinador definitivamente colocou o Tricolor no cenário dos grandes clubes do país e do continente. Foi a chamada maioridade. Para tanto, contou com jogadores espetaculares, como Zetti, Ronaldão, Raí e Müller. Em seis anos do treinador no Morumbi, as alegrias preponderaram, e é muito justo que o 90min relembre aquela inesquecível formação.

1. Zetti

Zetti, Sergio
Miguel Schincariol/Getty Images

Defendeu o Tricolor entre 1990 e 1996 e ainda fez parte do grupo campeão do mundo com a seleção brasileira na Copa de 1994.

2. Cafu

Cafu
LatinContent/Getty Images

Um dos maiores laterais-direitos da história do futebol. Unia força, marcação, técnica, habilidade e capacidade de chegar à frente. Foi o capitão da seleção brasileira no penta, em 2002.

3. Antônio Carlos

Antonio Carlos Zago
Masashi Hara/Getty Images

O agora treinador apareceu para o futebol no São Paulo. A partir de então, só subiu, chegando à seleção brasileira, pela qual disputou o Mundial de 1998 e foi campeão da Copa América de 1999.

4. Ronaldão

FBL-BRAZIL-CENI-FRIENDLY-FAREWELL
MIGUEL SCHINCARIOL/Getty Images

Ganhou tudo pelo Tricolor entre 1986 e 1993: quatro Estaduais, dois Brasileirões, duas Libertadores, dois Mundiais, uma Supercopa e uma Recopa Sul-Americana. Também conquistou o Mundial de 1994 com a seleção.

5. Ivan Rocha

Deu seus primeiros passos no São Paulo, entre 1988 e 1992, e depois se foi para o futebol da Espanha, onde ficou quase uma década.

6. Adilson

Hristo Stoichkov of Barcelona and Adilson of Sao Paulo
Shaun Botterill/Getty Images

Campeão paulista, campeão da América, campeão do mundo. O que se quer mais para uma carreira?

7. Pintado

Pintado
Ricardo Nogueira/Getty Images

Depois de idas e vindas, o volante se converteu em ídolo e referência ao ganhar duas Libertadores e um Mundial.

8. Raí

Sao Paulo Captain and star striker Rai (R) steals
TORU YAMANAKA/Getty Images

Era o jogador mais técnico daquela era. Sua trajetória foi coroada com dois gols diante do Barcelona na final do Mundial de 1992. Inesquecível.

9. Müller

Muller of Sao Paulo
Shaun Botterill/Getty Images

Com um gol antológico diante do Milan, na final do Mundial de 1993, o atacante entrou definitivamente para a história do Tricolor.

10. Palhinha

O meia, goleador da Copa Libertadores de 1992, consolidou uma extensa e exitosa carreira, tendo também atuado na Espanha, Emirados Árabes e Peru.

11. Elivelton

Luis Fabiano
Getty Images/Getty Images

O desempenho com a camisa são-paulina, entre 1990 e 1993, lhe garantiu também sucessivas convocações para a seleção brasileira. Fez uma trajetória também vitoriosa.

https://www.90min.com/pt-BR/posts/assim-era-o-mitico-sao-paulo-de-tele-santana-que-ganhou-tudo-na-decada-de-1990

Anúncios