O futebol voltou sem público nas arquibancadas no Campeonato Alemão e o mesmo deverá ocorrer quando for possível o retorno dos jogos no futebol brasileiro, fazendo com que o torcedor consiga acompanhar seu time apenas na transmissão pela TV até que seja possível a retomada das partidas com a entrada da torcida nos estádios.

O jornalista Arnaldo Ribeiro analisa a atratividade dos jogos realizados sem público no Campeonato Alemão e prevê uma perda de interesse dos menos fanáticos pelo futebol no Brasil quando houver jogos sem a participação dos torcedores.

“A minha impressão é que esse retorno do futebol vai afastar o público médio, o não-fanático, porque o futebol sem torcida não é a mesma coisa. Nós vamos continuar interessados minimamente, eu acho que o futebol sem torcida, asséptico, ele só vai seduzir o torcedor do time dele”, afirma Arnaldo.

“O flamenguista, o corintiano, o sãopaulino, o palmeirense vai assistir o time dele sem público porque ele quer ganhar, quer vencer, agora, o interesse médio geral, aquele superficial, ele vai ter uma queda inevitável. É de se prestar atenção que das ligas fortes europeias, a inglesa, que eu estou falando, foi aquela que ainda decidiu continuar seu campeonato, mas não tem previsão. Então, você tem ligas fortes lá que já se encerraram seus torneios em andamento, França, Holanda, Bélgica, e outras que já voltaram, como a alemã, e que vão voltar, como Portugal e Espanha. Na Inglaterra, porque lá foi muito mal conduzida a questão da pandemia, não se tem uma ideia ainda, não se encerrou o campeonato, mas não tem previsão de volta.

UOL