Um jovem brasileiro está perto de ser contratado pelo São Paulo. Trata-se do atacante Gustavo Maia, de apenas 19 anos. O jogador é tratado como uma joia no Morumbi e com razão. Tem desempenho de gente grande nas categorias de base do Tricolor. Nos últimos dias a ida do atleta para o Nou Camp foi colocada em cheque. Entretanto, ela tem tudo para concretizar mesmo com a transação se assemelhando a um jogo de xadrez. Isso porque envolve muitas peças. O MAIS QUE UM JOGO tenta explicar o funcionamento das peças que movem Gustavo Maia em direção ao Barcelona.

Em fevereiro o Barcelona deu ao São Paulo 1 milhão de euros (cerca de R$ 6 milhões atualmente) apenas para contar com a prioridade de compra dos direitos federativos do jogador. Entretanto, no contrato está previsto que o clube espanhol tem até 30 de junho para depositar mais 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 21 milhões) para ter o atleta em definitivo. A pandemia do Coronavírus, que acabou comprometendo a receita dos clubes, passou a colocar em dúvida a transação, que deve de fato ser concretizada pelos motivos abaixo:

1 – Não perder o dinheiro

O primeiro motivo pela qual o Barcelona quer contar com Gustavo Maia é não perder o dinheiro que investiu em março. Pelo contrato, se não depositar o restante o clube espanhol não recupera nada do que investiu.

2 – Gustavo Maia = Investimento barato

O investimento em Gustavo é considerado pequeno diante do cenário mundial, mesmo com a pandemia. Isso porque existe o sentimento de que ele pode render muito mais no futuro.

3 – Gustavo Maia no perfil de investimentos

Apesar de alguns fracassos recentes, o Barcelona segue acreditando que o modelo de tirar jovens da América do Sul e fazê-los estourar na Europa é vitorioso. A maior prova disso é Lionel Messi, que chegou ao Nou Camp ainda mais novo do que Gustavo Maia.

4 – Rivalidade

Ciente de que o nome de Gustavo Maia já repercute na Europa, o Barcelona não quer abrir espaço, por exemplo, para o Real Madrid contratar o jogador.

3 – Baixo salário

Ainda novo, Gustavo Maia não vai representar um crescimento considerável na folha salarial do Barcelona.

Mais que Um Jogo