O candidato à presidência, Julio Casares, fez uma vídeo conferência com cerca de oitenta conselheiros do São Paulo no início da noite de quarta-feira (3). Antes, uma série de eleitores do colégio eleitoral tricolor se manifestou após a publicação de nota deste blog, sobre o possível efeito da candidatura à presidência de Marco Aurélio Cunha. Ninguém duvida que haverá impacto externo, especialmente na torcida, mas a maioria dos que se manifestaram ontem apostam que não passará de espuma e não influenciará a eleição.

O cenário eleitoral indica Julio Casares como grande favorito para ser eleito presidente do São Paulo. Será assim se o candidato da oposição for Roberto Natel e muita gente aposta que Marco Aurélio não conseguirá nem sequer ser indicado por algum grupo como candidato. Ainda mais claro é que a oposição só tera chance de mudar o cenário atual com um fato novo. Ou Marco Aurélio Cunha mobilizar parte da torcida (provável) e isto influenciar o conselho (improvável).

Ou a escolha de uma terceira via, um terceiro candidato, à parte Marco Aurélio Cunha e Roberto Natel. Também não parece provável que exista tempo hábil para este novo fato. De qualquer maneira, hoje o cenário é o de que Julio Casares é o grande favorito para ser o próximo presidente do São Paulo, por ter apoio dos conselheiros mais próximos a Leco e também do grupo de José Eduardo Mesquita Pimenta, que presidiu o clube na época do bicampeonato mundial de 1992/1993.

Esta eleição pode ser muito importante para definir novas lideranças num clube quebrado politicamente nos últimos dez anos. Um dos conselheiros ouvidos ontem, lembrou que, além de Antônio Leme Nunes Galvão e Juvenal Juvêncio, antes o São Paulo também tinha os donos da política. Laudo Natel, entre 1955 e 1970, antes de migrar definitivamente para a política, para ser governador do estado. Manoel Raimundo Pais de Almeida e Henri Aidar foram apontados como as referências políticas, antes do domínio de Galvão, na década de 1990 até sua morte, em 2001, e de Juvenal Juvêncio, a partir daí.

https://globoesporte.globo.com/blogs/blog-do-pvc/post/2020/06/04/conselheiros-do-sao-paulo-julgam-que-candidatura-de-marco-aurelio-nao-mexera-em-rumos-da-eleicao.ghtml

Anúncios