Depois de escolher os melhores jogadores, o Onefootball iniciou uma nova contagem regressiva para eleger os melhores treinadores que atuaram no futebol brasileiro no século XXI.

Computados os votos da nossa equipe, o ranking com os dez melhores foi formado. E chegou a hora de revelarmos o primeiro colocado da lista: Muricy Ramalho. (Veja a lista completa ao final da matéria).


1. Muricy Ramalho

Foto: imago images / Fotoarena

Dos dez técnicos da lista, Muricy Ramalho é o único que não exerce mais a função. Desde o fim de 2016, ele atua como comentarista da TV Globo, mas a carreira de treinador até a “aposentadoria” justifica o primeiro lugar no ranking.

Ex-jogador e discípulo de Telê Santana como técnico, Muricy sempre foi muito identificado com o São Paulo e tem o nome gritado no Morumbi até hoje. Mas apesar da relação com o Tricolor, os títulos e os bons trabalhos por outras equipes o fizeram deixar de ser um técnico lembrado apenas pelos torcedores são-paulinos.

Muricy iniciou o século com títulos no Náutico, onde também virou ídolo. Depois, conquistou estaduais por Inter e São Caetano, até assumir o São Paulo em 2006, para vencer o Brasileirão por três anos seguidos. As quedas na Libertadores, no entanto, pesaram para que ele deixasse o Tricolor.

Muricy passou pelo Palmeiras e chegou ao Fluminense, onde voltou a conquistar o Brasileirão em 2010. Foi nessa época em que esteve muito perto de assumir a Seleção Brasileira, mas optou por manter o contrato com o Flu. Apesar das críticas ao estilo de jogo que ficou conhecido como Muricybol, o treinador se consolidou com um dos principais nomes da profissão no país e o preferido entre boa parte dos torcedores de diversas equipes.

Foto: imago images / Fotoarena

As críticas ocorriam, principalmente, porque os times de Muricy tinham uma defesa muito forte, em repetidas vezes com zagueiros atuando nas laterais. No ataque, se destacavam as jogadas aéreas a partir de bolas paradas. Além disso, Muricy ficou conhecido pelo estilo carrancudo nas entrevistas coletivas. A pouca paciência do treinador o ajudou a transformá-lo em um personagem único no futebol brasileiro e consagrou frases como “aqui é trabalho, meu filho”.

No Santos de Neymar e Ganso, Muricy mostrou um outro estilo de futebol que lhe rendeu as conquistas de dois Paulistas, da Libertadores e da Recopa Sul-Americana. Os inéditos títulos internacionais e o futebol mais ofensivo fizeram do treinador um dos mais vitoriosos da história do país.

Foto: Kazuhiro Nogi/AFP via Getty Images

Ele ainda voltou para o São Paulo e passou pelo Flamengo, antes de iniciar a carreira de comentarista, também em função de problemas de saúde e do desgaste provocado pela exaustiva rotina como treinador.


Veja como ficou o top-1o treinadores do século XXI no Brasil:

  1.  Muricy Ramalho
  2.  Tite
  3.  Renato Gaúcho
  4.  Felipão
  5.  Jorge Jesus
  6.  Cuca
  7.  Abel Braga
  8.  Jorge Sampaoli
  9.  Mano Menezes
  10.  Vanderlei Luxemburgo

OneFootball

Anúncios