Os 5 melhores treinadores da história do São Paulo

Chegou a vez de falarmos um pouco sobre o Tricolor Paulista – sim, o São Paulo, um dos maiores conquistadores de títulos deste país e neste artigo, assim como já trouxemos em outros, falando de clubes brasileiros, iremos comentar sobre um dos responsáveis por manter uma equipe organizada e por grandes conquistas. Esse é o trabalho do treinador de futebol, que se não o fizer bem feito, “baila” ligeirinho – principalmente no nosso país.

Mas enfim, agora chegou à hora de lembrarmos os cinco melhores comandantes técnicos da história do São Paulo, aqueles que ficaram marcados na história do clube e no coração dos torcedores. Confira conosco!

Os cinco melhores treinadores do São Paulo:

5 – Otacílio Pires de Camargo – Cilinho

Cilinho - imagem: internet
Cilinho – imagem: internet

Acredito que Cilinho é pouco conhecido por muitos jovens torcedores são-paulinos, mas podem acreditar, fez um excelente trabalho quando foi exigido no clube. Contratado pelo Tricolor Paulista em 1984, Cilinho comandou o São Paulo ao título do Paulistão de 1985, no denominado “Menudos do Morumbi”, que contava com a participação de Careca, Muller, Pita, Sidney e Silas. Pelo Tricolor Paulista, ainda levantou o título do Campeonato Paulista de 1987. Otacílio Pires de Camargo deixou esse planeta em novembro do último ano, vítima de um AVC.

4 – Rubens Minelli

Rubens Minelli - imagem: arquivo
Rubens Minelli – imagem: arquivo

Bi-campeão brasileiro pelo Inter em 1975 e 1976, Minelli levou o tri consecutivo do Brasileiro comandando o São Paulo em 1977, sendo ele o grande responsável pelo primeiro titulo de campeão nacional do Tricolor Paulista – assim como também o fez pelo Colorado.

3 – Paulo Autuori

Paulo Autuori - imagem: arquivo/Tricolor
Paulo Autuori – imagem: arquivo/Tricolor

Sim, Paulo Autuori está marcado para todo o sempre na história do São Paulo como um dos cinco melhores comandantes técnicos do clube. Chamado para ocupara a vaga deixada por Emerson Leão em abril de 2005, Autuori levou o Tricolor Paulista a duas importantes conquistas neste mesmo ano: Campeão da Libertadores e Mundial de Clubes da FIFA, sendo substituído ainda neste ano por Muricy Ramalho, que virá logo a seguir.

2 – Muricy Ramalho

Muricy Ramalho - imagem: globo
Muricy Ramalho – imagem: globo

Discípulo de Tele Santana, Muricy Ramalho que está atualmente exercendo a função de comentarista de futebol, só não é o maior de todos nesta lista, porque na frente dele – obviamente, tem o maior de todos, mas isso é assunto para logo mais. Desde dezembro de 2005 a frente do comando técnico do São Paulo, o treinador aqui em questão tem uma história linda pelo Tricolor Paulista, onde permaneceu até 2009 e ajudou o clube a conquistar três títulos do Brasileirão em sequência: 2006, 2007 e 2008 – sendo inclusive escolhido neste ano, pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, como um dos 15 melhores treinadores do mundo e o primeiro brasileiro neste ranking.

1 – Tele Santana

Tele Santana - imagem: arquivo/são paulo
Tele Santana – imagem: arquivo/são paulo

Esse lugar não poderia ser ocupado por outro que não fosse o maior de todos e aqui está ele, o melhor treinador da América do Sul de 1992 e um dos 50 melhores treinadores de futebol de todos os tempos escolhido pela revista francesa “France Football”. Do lado de fora das quatro linhas, Tele Santana ajudou o São Paulo a conquistar inúmeros títulos, entre eles estão: dois Campeonatos Paulista – 1991 e 1992, um Troféu Tereza Herrera – 1992, um Troféu Ramon de Carranza – 1994, um Brasileirão – 1991, uma Copa Conmebol – 1994, duas Libertadores da América – 1992 e 1993, uma Supercopa da Libertadores – 1993, duas Recopas Sul-Americanas – 1993 e 1994 e dois Mundiais Interclubes – 1992 e 1993.

https://www.minhatorcida.com.br/sao-paulo/8229-os-5-melhores-treinadores-da-historia-do-sao-paulo

10 comentários

  1. Concordo com a lista, tomara que o Diniz chegue a fazer ao menos a metade do que eles fizeram, ganhando títulos e vencendo clássicos.

    Sobre o novo uniforme 2:
    Topper (2005), Reebok (2006 até 2008), Penalty (2014) foram bons exemplos de como se respeita o Clube e os torcedores, fizeram uniformes bonitos, sem perder a identidade e sem invenções desse tipo, a Adidas que é tão renomada deveria se envergonhar de fazer esse tipo de uniforme. As listras devem ser contínuas, tanto no uniforme 1 quanto no 2, falta de consideração pela história do SPFC e por seus torcedores.

    • Da moderna historia tricolor, a lista e quase incontestavel. Paulo Autuori ate pode ser contestado quanto as suas tecnicas e estrategias muito tradicionais, bem como porque passou pouco tempo e nunca foi um tecnico de muitos titulos mas ninguem pode negar sua importancia para o tri mundial. Futebol e momento e apesar do nosso hino falar das glorias do passado, o presente e o passado recente sempre assumem outro grau de inportancia. So nao podemos ter a mesma experiencia do Santos que por quase 30 anos viveu apenas dos mundiais que ganhou.

  2. Gosto do Paulo Autuori, mas não sei se o colocaria em terceiro lugar nesta lista. O Cilinho e o Minelli foram melhores que ele com certeza. O Poy tambem.

  3. Nossa a história do São Paulo encolheu. Na frente de muitos destes 5 estariam entre outros o José Poy, o Vicente Feola. e o Bela Guttmann, sem falar os brasileiros, Aymoré e Zezé Moreira e o Oswaldo Brandão.

    • De pleno acordo. Infelizmente estao trazendo a historia do Sao Paulo FC de 1977 ate os dias atuais. A historia do Tricolor mais querido do Brasil, nao se resume a isso. Creio que Paulo Autuori poderia estar entre os 10 mas nunca entre os 5 melhores…..ele inclusive pegou um time totalmente montado e pronto para ganhar o que ganhou. Bela Guttman, foi muito melhor, no aspecto em que trouxe ao pais do futebol a maneira focada e tatica do futebol europeo e em apenas uma temporada ganhou o melhor campeonato regional que sempre existiu…..Inclusive solicito…..vamos resgatar a verdadeira historia do Tricolor….nao nos resumimos somente a Rai, Muller, Careca etc e sim a monstros de jogadores como Leonidas, Bauer, Teixerinha, Sastre, Maurinho, Gino, Zizinho, De Sordi, Mauro, Belini, Poy, Friedreich e tantos outros dos aureos tempos do SAO PAULO FC….e isso precisa ser conhecido e reconhecido pelos garotos torcedores atuais.

  4. Paulo Autuori jamais deveria estar nesta lista. Ele foi campeão pois não mudou o que Estava dando certo. Quando tentou dar a cara dele, o time fracassou.

    Cilinho e Mineli merecem esse reconhecimento, entre outros até mais antigos.

    Telê, Cilinho, Mineli, Oswaldo Brandão, Muricy, que só está aqui pelos títulos e identificação com o clube, pois o estilo de jogo não me agrada (destruição e jogar por uma bola)

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!