morumbi

Marco Aurélio Cunha defende Morumbi e ironiza arenas: “Parece casa de drywall”

A Copa do Mundo 2014 trouxe uma série de estádios novos e/ou modernizados para o futebol brasileiro. O conceito de arenas tornou-se popular, e o embate entre elas e as canchas mais antigas surgiu. Marco Aurélio Cunha, ex-dirigente do São Paulo, em Live do canal Arnaldo e Tironi no Youtube, fez ponderações a respeito. Ele defendeu, também, a modernização do Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, casa do Tricolor.

Para falar do Morumbi, Marco Aurélio Morumbi citou outro estádio brasileiro: o Maracanã. “Acho que temos que modernizá-lo, mas isso não é fazer muita coisa. O Maracanã, por exemplo, perdeu muito da essência. Não é caloroso. Hoje, é quase uma arena. Ficou menos bonito para o torcedor. Tem que ter acomodação de assentos e espaço, mas não ficou tão bonito. Não gosto, ficou sem graça e frio. Modernizar nem sempre é algo tão especial. No Morumbi, penso que uma cobertura no futuro, vestiários melhores, trazer a torcida para mais próximo do campo seria interessante”, declarou.

Arenas

Para introduzir o tema, Marco Aurélio Cunha, de novo, citou o Morumbi.”Arena é um conceito moderno de futebol, que vem da Europa e que dá uma visão de jogo melhor. Para a televisão, funciona muito bem. Mas não acho que não ganha e nem perde jogo. O São Paulo jogou no Morumbi contra times difíceis e venceu, e o Morumbi foi impressionantemente decisivo para isso. Não abriria mão do Morumbi jamais”, declarou.

Após colocar o estádio do São Paulo à baila, Marco Aurélio Cunha fez uma comparação curiosa. “Arenas, do jeito que costumam ser feitas, a maioria é rapidamente degradável. É que nem casa de drywall. Passa por um desgaste muito rápido dos materiais. Acho que teremos problemas naturais com as arenas dadas as fragilidades. Vejo o Morumbi consistente e firme, casa antiga. Já as arenas são mais deterioráveis”, finalizou.

Torcedores.com

morumbi

16 comentários

  1. Acho que infelizmente o morumbi ficou pra trás as arenas tem muito mais pressão da torcida que o nosso estadio ta na hora do sp construir uma arena

  2. Discordo do MAC . Fui no Mineirão , e hoje , é muito melhor que o Morumbi . Morumbi hoje é um estádio ultrapassado que não tem conforto . Já fui criticado , mas volto a repetir , gostaria de uma arena nova .

  3. Tem o lado que o Morumbi é ultrapassado , só que tem outra coisa , o Monumental de Nunez é ultrapassado também , só que o River é muito difícil de ser batido e ganhou vários títulos nós últimos anos . Gostaria da demolição do estádio , pois traz conforto 0 ao torcedor . Há algum tempo , percebo que o Morumbi é campo neutro . Se for para fazer uma reforma ali , o estádio seria parecido talvez com o Emirates Stadium

  4. Minha opinião.
    Quem crítica o Morumbi, muitas vezes é influenciado pela imprensa esportiva corintiana.
    Uma coisa repetida várias vezes, vira verdade.
    Não me foge a memória, os anos de 2008, 2009, 2010.
    Para justificar a construção de um estádio em São Paulo, o Morumbi foi trucidado.
    E o São Paulino foi na onda.
    é uma pena.
    Desde a Reforma estrutural do Morumbi, o Morumbi não parou de receber melhorias.
    Não concordo que o Morumbi é obsoleto.
    Tinha gente da imprensa esportiva corintiana, que chamava o Morumbi de sucata.
    Repito, tem São Paulino que foi na onda.

  5. Vamos lá.
    Eu não caio na que o Morumbi é obsoleto, dale coisa.
    é só enxergar os fatos.
    Usaram 200 milhões para reformar o Maracanã para o Pan Americano.
    200 milhões.
    Sabe o que é 200 milhões??
    Da para construir um excelente estádio.
    Aí os caras usam mais vários milhões, para “Outra Modernização do Maracanã”.
    Sérgio Cabral está preso.
    Se eu não me engano, obra da Odebrecht.

    Olha o Morumbi.
    Um estádio que passa por melhorias desde a Reforma estrutural.
    Foi feito um Projeto de 150 milhões. Não serve.
    Foi feito um Projeto de 400 milhões. Não serve. E o São Paulo apresentou as garantias na época para executar esse projeto de 400 milhões. Um projeto lindo.
    Falaram que não servia, que só dava para usar o estádio até as oitavas de final da Copa do Mundo.
    O único projeto que foi aprovado, foi o de 600 milhões.

    Pera lá, 600 milhões para modernizar um estádio como o Morumbi??

    O de Brasília ficou quanto, 2 bilhões??

    Isso é piada.
    Mas o Maracanã é piada.
    Modernizar um estádio moderno.
    isso daí é piada.

  6. Tirando a provocação com drywall ele tem razão mesmo pq essas novas arenas tem um custo de manutenção muito maior e o material degrada muito mais do que os que foram usados no Morumbi. Antigamente as coisas eram feitas pra durar e hoje quase tudo é descartável. Também acho que esse “boom” de arenas já passou, caiu na normalidade do jogador e não influencia tanto na partida. Influencia muito mais a postura bunda-mole e a falta de vontade.

  7. Valorizar o que tem e não desvalorizar o que e mérito da conquista de 25 anos de construção o Morumbi e fantástico lindo perfeito só mais alguns detalhes pra ficar mais perfeito ainda é só uma cobertura e a aproximar mais a arquibancada do campo isso e pra um momento mais a frente com certeza podem esperar pois as coisas não estão boas pra grana lembrando as tais arenas feitas de aço fraco de metalon estão se corroendo daqui a alguns poucos anos vocês vão verem caindo as ruinas e o nosso colosso monstro de pedra em pe firme e forte quem critica o Morumbi São os invejosos repórteres de clubes rivais o nosso tá lindo limpo e pago fica a dica ae!

  8. Eu até gostaria que o São Paulo construísse um estádio mais moderno no lugar do nosso atual, mas ele é tombado pelo Patrimônio Histórico, e acho que, para modernizá-lo como deveria, a burocracia seria ainda maior do que já é…
    Mas que perdemos espaço para as arenas modernas, principalmente para a Arena Chiqueiro, infelizmente é um fato inegável, e o próximo presidente teria que ver um jeito de reverter isso…

  9. Vou aos jogos do SPFC no Morumbi desde do início dos anos 80, na minha opinião o que falta ao Morumbi é uma cobertura das arquibancadas, um estacionamento grande próximo e melhores transportes públicos para locomoção.

    Até hoje o Morumbi tem a melhor drenagem, essa construída nos anos 50.

    Pergunte para qualquer time da America o que representa enfrentar o SPFC no Morumbi, recentemente o River Plate falou sobre enfrentar o SPFC no GIGANTE Morumbi.

    No mais muitos jornalista corinthianos adoram denegrir o GIGANTE Morumbi ou Morumtri como diria Amoroso.

  10. Quantos jogos ganhamos na arena das pepas e dos gavioes pegador pinto nenhum então influencia mesmo torciDA
    MAIS perto poe mais pressão

  11. Gostei do que fizeram com o Beira Rio, modernizou sem perder a essência e mais do que isso, não criaram um passivo absurdo.

    Acho que o SPFC deveria seguir em um caminho semelhante, o que na gestão Lecomissão é impossível e nas próximas também porque lá dentro só tem múmia querendo parasitar o clube.

  12. Não deixem levar pelas ondas dos adversários e invejosos. O Morumbi está totalmente pago e sua capacidade é duas vezes maior que as badaladas arenas. O que o São Paulo precisa é de um bom estacionamento e isso eu venho falando há muito tempo. Precisa também de uma reforma política com participação dos sócios torcedores. O que está ultrapassado no São Paulo é apenas os 160 conselheiros vitalícios escolherem o presidente que obrigatoriamente tem que ser um deles. O Morumbi está numa das áreas mais valorizadas de São Paulo e sua área coberta hoje é maior que o total das arenas existentes na capital. Eleições livres e diretas com votos dos sócios torcedores creio ser á única saída para nos tornarmos a ser grande como sempre fomos.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!