Luto! Faleceu aos 99 anos, o ilustríssimo Laudo Natel; assista à Entrevista do Blog do São Paulo com o incrível homem e sãopaulino; Obrigado por tudo!

Laudo Natel, uma das figuras mais importantes da história administrativa do São Paulo Futebol Clube, faleceu aos 99 anos.

Ex-presidente do Tricolor, Laudo Natel coordenou as obras de construção do Morumbi, estádio inaugurado em 2 de outubro de 1960.

Formado em Economia, Laudo Natel utilizou sua larga experiência como diretor financeiro do Bradesco na empreitada que levantou o estádio, que foi batizado de Cícero Pompeu de Toledo, cujas obras foram iniciadas em 4 de agosto de 1952.

Natural da cidade paulista de São Manoel, também militou na política, sendo governador de São Paulo por duas ocasiões.

História

Político, empresário e dirigente esportivo, Laudo Natel nasceu na paulista São Manuel em 14 de setembro de 1920. Durante quase 30 anos, trabalhou no setor bancário mas foi como cartola que ficou conhecido. Associou-se ao São Paulo Futebol Clube em 1946 e, seis anos depois, já trabalhava como diretor de Finanças. Em 1958 assumiu a presidência do Tricolor, que só deixou em 1971. Laudo Natel também foi governador do Estado de São Paulo em duas ocasiões. Patrono são-paulino, residia em São Paulo e estava aposentado.
Sua participação na construção do estádio do Morumbi foi marcante. Foi um dos homens que coordenou não apenas as obras como também os gastos, aproveitando-se da experiência que tinha como diretor financeiro do Bradesco. Para homenageá-lo, a diretoria do São Paulo deu ao centro de formação de atletas que o clube construiu em Cotia o nome de Laudo Natel. Politicamente, Laudo foi um personagem relevante. Formado em Economia e Administração de Empresas, foi vice-governador de São Paulo em 1962 e, com a destituição de Adhemar de Barros, em 1966, cumpriu o restante do mandato. Eleito indiretamente, reassumiu o cargo em 1971, permanecendo até 1975.

Confira a seção de fotos abaixo:

https://terceirotempo.uol.com.br/que-fim-levou/laudo-natel-2605

28 comentários

  1. O SPFC está de luto… E nós, seus torcedores, em especial os “veteranos”, também… Lá se vai um dos últimos representantes dos verdadeiros “Cardeais do Morumbi”… Só quem “sofreu” com a falta de títulos, até o início da década de 70, sabe ao que me refiro… Que descanse em paz…

    SMILE TADEU

    • Isso mesmo, lá se vai um dos ultimos, senão o ultimo dirigente, de uma geração que sempre trabalhou em prol da instituição SPFC. Que Deus conforte a familia e o receba de braços abertos em seu reino.

  2. Os atuais dirigentes do Sao Paulo FC deveriam ter como exemplo, esse que foi um grande saopaulino ao lado de Cicero Pompeo de Teledo, Raimundo Paes de Almeida, Manuel Portugal Gouveia…..esses sim tricolores de coracao e exemplo de honestidade, saopaulinidade, e interesse maior ao clube do que a simples publicidade e aparicao de seus nomes nos jornalecos atuais…..Leco, voce nao limparia os cadarcos dos sapatos de Laudo Natel…..

  3. Morre um dos maiores são paulinos, um exemplo de capacidade, honestidade, respeito e amor ao SPFC.

    Enquanto isso, temos o Leco sentado na cadeira onde ele nunca deveria estar.

  4. Que Deus em sua misericórdia e graça dê o melhor descanso para o ilustríssimo pilar de nosso glorioso clube amado.

  5. Após 99 anos de tantas conquistas só tenho a agradecer por tudo o que fez. O lamento eu deixo pros atuais representantes desse clube. O Sr Laudo Natel merecia ter ido com outra imagem do nosso SPFC que hoje se vê cercado de pessoas pequenas como seu próprio sobrinho e incompetentes como o Leco.

  6. Um grande governador, grande presidente a quem toda família são paulina muito deve. Começou do zero, pois foi continuo do banco noroeste do Estado de São Paulo em minha cidade de Pirajuí. Chegou onde chegou com seu prórprio esforço, competência, sabedoria, honestidade e são paulinidade de verdade. Os dirigentes que o São Paulo tem hoje, deveriam mirá-lo como exemplo. Mas para esses párias atuais bons exemplos pouco importa. O importante é mamar nas tetas do clube que já estão secando.

  7. Os 3 principais da história do São Paulo
    pela ordem
    1) Leônidas da Silva.
    2) Laudo Natel.
    3) Tele Santana.

    Laudo Natel pegou o clube endividado.
    Primeiro como Diretor das Finanças e depois como Presidente.
    Teve um plano: Vamos vender o Canindé, a gente paga a dívida e constrói um estádio.
    O Laudo Natel construiu o gigante do Morumbi, pagou as dívidas e deixou dinheiro em caixa para montar aquele esquadrão que iria tirar o São Paulo da fila.
    Eu fico pensando, imagina a sensação de botar a cabeça no travesseiro, sabendo que você construiu um estádio como o Morumbi.
    O maior estádio da maior cidade do Brasil e do maior estado do Brasil.
    Laudo Natel, dê um abraço aí em cima no meu velho, que me ensinou a ser São Paulino.

  8. Grande perda. Quem o conheceu pessoalmente sabia da sua grandeza e simpatia. Pena que todas as homenagens que ele merece não poderão ser feitas por conta do momento atual. Descanse em paz e continue lá em cima a ajudar o São Paulo Futebol Clube.

  9. Vai com deus Lauro natel vc lá de cima do céu torcer para o São Paulo ser o São Paulo qui nos São Paulinos conhecemos o São Paulo voltar a ganhar títulos eo São Paulo voltar a dar muitas alegrias a nós torcedores São Paulinos.

  10. Para esse, eu bato continência.

    Se o Leco é um dos piores presidentes da história do clube (talvez, o pior), o Dr. Laudo Natel foi um dos melhores.Sem ele, não teríamos o Morumbi. Simples assim.

    Todo são paulino deveria ser eternamente grato a esse senhor.Fez muito pelo clube.

    De um são paulino para o outro, muito obrigado por ajudar a criar um lugar que fabricou inúmeras lembranças boas.Descanse em paz e MUITO OBRIGADO.

  11. Um grande são-paulino se vai, com a certeza de missão cumprida por ter vindo de baixo e ter sido um dos grandes nomes da História Tricolor!!!
    Pena que ele não pode ver o time sair da fila de títulos em seus últimos anos de vida…
    E ele teve a sorte de ser homenageado em vida vendo o CT de Cotia batizado em sua homenagem!!!
    Muito obrigado e descanse em paz que o senhor merece, Presidente e Governador Laudo Natel!!!

  12. Obrigado por tudo que o senhor fez para este clube!

    Somos gigantes hoje graças ao esforço de grandes são paulinos.

    Que Deus e o Santo Paulo te receba de braços abertos em um bom lugar.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!