Amigos tricolores,

Sem o nosso tricolor em campo, toda a semana eu fico pensando em pautas que possam ser relevantes para vocês. Na semana passada, puxei um assunto, e não imaginei a quantidade de comentários nas Redes Sociais que ela iria gerar. Realmente, Ganso, apesar deu ser fã confesso, não tem mais clima no São Paulo, e por mais que eu queria sim a sua volta e ache que no time do Diniz ele se encaixaria perfeitamente, é preciso deixar de lado a ideia, ao menos, posso dizer que eu o vi jogar no São Paulo, como queria ter visto outros, tema desse artigo.

Regras da brincadeira

Aqui fica aberto para a sua opinião e comentário. Não estamos fazendo uma eleição de quem jogou mais ou menos. Não há briga, caso um diga que queria ter visto o Muricy Ramalho jogando, não precisa o outro dizer que o Pedro Rocha era melhor, a ideia não é essa, a ideia é que você nos diga qual foram os jogadores que você queria ter visto jogar no São Paulo, claro, pois o Pelé e Garrincha, quem não queria? Mas a brincadeira é no nosso time do coração, o maior do mundo, o nosso glorioso São Paulo.

Vou dividir em 2 partes: Quem eu vi pouco jogar e os 5 que eu mais queria ter visto. Com 40 anos, eu vi da época dos Menudos em diante, mas tenho amigos da idade do meu pai, 68 anos e até mais velhos, tricolores de coração que relatam grandes craques nas décadas de 40,50,60,70…

Vi pouco jogar, mas queria ter visto mais

Sem dúvida, o time dos Menudos. Em especial, Oscar, Dario Pereyra, Silas e Careca, já que Muller eu vi muito tempo! Oscar e Dario foi a melhor dupla de zaga da história do futebol brasileiro, mas quando jogaram juntos, eu era muito pequeno. Em 1987, Oscar saiu do São Paulo para o Japão e Careca foi para o Napoli. Em 1988 Dario foi para o Flamengo e Silas para o Sporting, eu, com 8 anos de idade, mal entendia de futebol, via eles jogar, mas não os apreciava.

Em 1995 e 2008, eu já entendia muito mais de futebol e vi 2 centroavantes jogarem no São Paulo, pena que por muito pouco tempo: Bentinho, que veio do Verdi Kawasaki e Adriano imperador. Bentinho voltou e 1995 para o Japão, mas para o Kashima e Adriano voltou para a Inter de Milão. Eles jogaram muito com a camisa do São Paulo, fizeram gols e conquistaram a torcida, poderiam ter jogado mais e ajudado mais o tricolor. E por que não dizer, nessa linha de pensamento, de Calleri? Mas não sou viúva pedindo a sua volta, se ele amasse o SPFC como diz que ama teria feito o que Lugano, Pato e Hernanes fizeram.

Os 5 que eu gostaria de ter visto

Pedro Rocha, não vi jogando, mas conheci pessoalmente o uruguaio, que segundo Pelé foi um dos 5 maiores jogadores que ele viu jogar. Técnica, elegância e muita raça em campo. O cara jogou 5 Copas, precisa dizer mais alguma coisa?

Roberto Dias, é um dos grandes ídolos do meu pai. Zagueiro as vezes esquecido, pois jogava quase sozinho no fraco time do São Paulo da década de 60, onde o dinheiro do clube ia para o estádio e não para reforços. Foi um dos grandes zagueiros e quem o viu jogar, diz que se o time tivesse em uma situação melhor, Dias teria ido para a Copa de 1966, mas foi cortado da lista, porém, foi um dos maiores zagueiros do tricolor. Até Pelé dizia que seu mais leal e duro marcador, era o Dias, com uma engraçada história, em um São Paulo e Santos, confusão na área e Dias cai no chão com o rosto em frente a bola, quase em cima da linha. Pelé vê a cena e para, o goleiro tricolor consegue pegar a bola. Pelé diz que não chutou porque era o Dias, mas se fosse outro, ia bola e dentes para dentro do gol.

Gersón, o canhotinha de ouro. Campeão do mundo em 1970 com a segunda melhor seleção da história das Copas, porém, essa venceu, diferente da melhor, de 1982. Meia habilidoso, com chute forte e precisão no passe que poucos tinham. Na época, sem dúvida, um dos melhores do mundo. Venceu os Paulistas de 1970 e 1971, quando formou o meio de campo com Pedro Rocha. Tá ai uma dupla que eu queria ter visto jogar…

Leônidas da Silva. O que vou dizer aqui pode ser polêmico, mas é opinião de cada um. Meu avô dizia que Leônidas jogou mais do que Pelé, mas na época, 1930/1940 não havia TV e era difícil ver seus jogos, porém, quem foi a campo ver os 2, diz que ele era superior. Conversando com pessoas da idade do meu avô, que viu os dois jogarem, ouvi de outras pessoas a mesma coisa. Se foi melhor ou não, é uma questão de gosto, mas só de se comprar ao rei do futebol, já é um ponto a favor para querer ter visto jogar

Canhoteiro. Uma vez li que ele era o “Garrincha da esquerda”, devido a sua grande habilidade e facilidade nos dribles. Pronto, não precisa dizer mais nada. Amigos tricolores diziam que ele era um grande craque, mas por jogar em São Paulo, a mídia pouco se entusiasmava com ele, uma vez que o Rio de Janeiro era o grande centro, além de Garrincha e Pelé serem os destaques mundiais do seu tempo. Seu estilo boêmio também pesava contra ele. Em 1958, ele era para ser o titular da Copa, mas esse estilo e o medo de avião fizeram Zagallo e Pepe serem convocados em seu lugar.

Felipe Morais

Autor dos Livros: 
Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva Uni)  
Ao Mestre com carinho, O SPFC da Era Telê (Ed. Inova)
Transformação Digital, Como a inovação digital pode ajudar seu negócio nos próximos anos (Ed. Saraiva Uni)