O ranking dos clubes de maior média de público na história da Libertadores; SPFC é o 2o lugar

Levando em consideração os clubes que possuem no mínimo 10 participações na Taça Libertadores da América, foi criado um ranking com os times de maior media de público da história do torneio continental. Ou seja, o equivalente a 10% de frequência na principal competição do continente, que é realizada desde 1960. Até o ano de 2019, 28 clubes brasileiros já participaram do torneio ao menos uma vez. Porém, apenas 12 destes contemplam a lista. Os campeões de participação são os gigantes uruguaios Nacional e Peñarol, ambos com 48 edições disputadas.

O líder desta relação é o América-MEX, com uma média 47.150 pessoas em incríveis apenas sete participações. Assim sendo, uma das claras explicações para esta liderança é o fato da equipe realizar seus jogos no estádio Azteca, um dos maiores do mundo com capacidade para quase 90 mil lugares. No entanto, resta saber quanto tempo durará esta liderança, uma vez que clubes mexicanos não participam mais do torneio.

O RANKING

Os dados são do pesquisador cearense João Ricardo de Oliveira, um dos melhores especialistas do país em rankings de público em jogos de futebol. Aqui estão:

FONTE: Dados e design – João Ricardo de Oliveira e Rafael Luis Azevedo/Verminosos por Futebol

OS CLUBES BRASILEIROS NA LISTA

Apesar de apenas 12 times brasileiros serem listados, pelo menos cinco deles aparecem entre os 20 primeiros. Assim, o primeiro a ser destacado é o São Paulo. O Tricolor do Morumbi é o 2º colocado, com uma média acima dos 40 mil de público. Vale dar destaque também para as 19 participações na competição, sendo um dos três brasileiros que mais disputaram o torneio.

Os clubes de maior torcida do país, Flamengo e Corinthians, também aparecem no top 10 do ranking, ambos com médias próximas a 35 mil. O Rubro-Negro Carioca está em 7º lugar, com 15 participações. Já o Timão, em 10º, com uma participação a menos que seu rival interestadual. Enquanto isso, o Internacional aparece em 8º, com um total de 12 participações.

OS GIGANTES ARGENTINOS

Logo abaixo do São Paulo, na 3º colocação, está o Boca Juniors, dono de seis títulos da Libertadores. O time de maior torcida da Argentina, que manda seu jogos na mística e temida La Bombonera, é quase sempre presente na competição, com 28 participações, e possui uma média de público de 39.175 mil pessoas. Já o maior campeão, Independiente, aparece logo abaixo, na 4º posição, com um média bem parecida, porém com oito participações a menos.

Por fim, fechando os três gigantes argentinos, está o River Plate. Os Millionarios aparecem em 6º, com uma média de 36.565 em incríveis 35 participações. Outros argentinos como Rosário Central, Racing e Newell’s Old Boys também aparecem na lista e estão entre os 20 primeiros.

Futebol na Veia

4 comentários

  1. Laudo Natel, você é o cara.
    Tele Santana, você também Mestre.
    Morumbi, São Paulinos, esquadrões.
    Eu criança, ficava encantado vendo pela TV.
    Era um Show a parte.
    Morumbi, torcida, time.
    Eu passei por essa fase.
    1992, 1993, 1994.
    Que delícia.
    Um Clube grande, um estádio grande, uma torcida grande, um esquadrão dentro de campo.
    Três finais seguidas.
    Copa Libertadores é uma delícia.
    Ser campeão Paulista é bom.
    Ser campeão da Libertadores não tem preço, é muito mais do que bom.
    é a sua consagração como torcedor.
    Valeu a pena ser São Paulino.
    Valeu a pena viver tudo isso.

  2. Matéria contraditória, se foi levado em consideração apenas clubes com no mínimo 10 participações, o América com 7 não deveria fazer parte desse ranking,sendo assim o São Paulo é o clube com maior média de público da história da libertadores.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!