Raí diz que Bolsonaro tem postura “irresponsável”, sugere renúncia e teme volta precoce do futebol; veja

Enquanto o São Paulo se prepara para dar condições aos seus atletas e funcionários quando o futebol voltar à ativa, o diretor-executivo de futebol Raí deu uma declaração pessoal muito forte em relação ao posicionamento do presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia de coronavírus. O dirigente sugere a renúncia do político.

– Um posicionamento atabalhoado, é o mínimo que se pode dizer. Naquele momento, por exemplo, que ele deu aquele depoimento em rede nacional… Ele está no limite, muitas vezes, da irresponsabilidade, quando ele vai contra todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde – disse o dirigente.

Raí reforçou que essa opinião em relação ao governo de Bolsonaro é totalmente pessoal, desvinculada do seu trabalho como diretor-executivo do São Paulo. Mas nessa entrevista ao GloboEsporte.com, o campeão do mundo com a seleção brasileira em 1994 completou:

– Outro absurdo do Bolsonaro é inventar crises políticas ou de interesses próprios, familiares, no meio de uma pandemia. É inaceitável. Tenho certeza que muita gente concorda, inclusive alguns apoiadores do Bolsonaro. Ele foi eleito democraticamente, mas a própria democracia está conseguindo frear.

O ex-meia sugere a renúncia de Bolsonaro no lugar de um processo de impeachment.

– Se perder a governabilidade, eu torço e espero uma renúncia para evitar o processo de impeachment, que sempre é traumático. Porque o foco tem que ser a pandemia. (O impeachment) não é uma coisa que tem de se pensar agora, energia nenhuma pode ser gasta nisso, mas se estiver prejudicando ainda mais essa crise gigantesca de saúde, sanitária, tem que ser considerado – opinou.

– Eu acho que isso me fez até questionar o presidencialismo. Estar sujeito a uma pessoa como essa, a um presidente como esse, que foi eleito democraticamente, mas que toma decisões que confundem completamente a população. Por causa dele, e aí o cálculo pode até ser feito, milhares de mortes a mais vão acontecer – acrescentou.

Irmão de Sócrates, ídolo do Corinthians, líder da Democracia Corinthiana e com papel importante na campanha de Diretas Já, Raí foi questionado como seria o posicionamento do parente, que morreu em 2011.

– Bom, se vocês acharam o meu depoimento forte, imagina o Sócrates. Inaceitável, indignação, só que na natureza dele iria se colocar e obviamente na mesma linha eu seguiria. E ao estilo do Doutor Sócrates, que com certeza teve uma importância gigantesca na história do país – falou Raí.

O posicionamento do São Paulo

Como diretor-executivo do Tricolor, Raí está preocupado com uma eventual aceleração do processo de retorno às atividades do futebol no Brasil.

– É bom deixar claro e reforçar que a posição do São Paulo não é voltar rápido. É voltar ao seu tempo, com as orientações, e gradativamente, começando obviamente o treino sem uma data certa de quando o campeonato vai retornar – disse o dirigente.

Em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro se mostrou favorável ao retorno do futebol, desde que houvesse parecer técnico do Ministério da Saúde. Na última segunda-feira, ele afirmou ter sido procurado por autoridades do futebol e disse que “está sendo trabalhado nesse sentido”.

Jair Bolsonaro em entrevista em frente ao Palácio da Alvorada — Foto: Reprodução / TV Globo
Jair Bolsonaro em entrevista em frente ao Palácio da Alvorada — Foto: Reprodução / TV Globo

Jair Bolsonaro em entrevista em frente ao Palácio da Alvorada — Foto: Reprodução / TV Globo

O secretário especial da Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, afirmou que o retorno do futebol brasileiro acontecerá “em breve”.

Ainda sem uma definição para retorno das atividades, o São Paulo tem se preparado para equipar o clube e ter condições de retomar a rotina com segurança. Inclusive para fazer testes do coronavírus.

– É uma preocupação nossa os testes. Vemos que está começando a crescer oferta, nós também temos de estar ligados à realidade do país, a necessidade dos hospitais. De qualquer forma, estamos encomendando e vendo como podemos ter acesso a todos equipamentos de segurança – disse.

Raí vai propor à Federação Paulista de Futebol também que os clubes e a FPF ajudem os hospitais:

– De alguma forma, quando voltar, o futebol tem de estar atento para colaborar também dependendo da realidade no momento e na medida do possível com a rede estatal de hospitais. É uma coisa a se pensar também. É uma coisa que também estava pensando em propor à federação. Os clubes vão precisar dos equipamentos, mas a federação e os clubes também podem colaborar com a população.

O Brasil registra mais de 5 mil mortes por Covid-19. No estado de São Paulo houve mais de 2 mil óbitos até esta quarta-feira, de acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde.

O governador do estado, João Dória (PSDB), decretou quarentena até o dia 10 de maio, quando haverá nova avaliação da situação.

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/rai-diz-que-bolsonaro-tem-postura-irresponsavel-sugere-renuncia-e-teme-volta-precoce-do-futebol.ghtml

78 comentários

    • Na Democracia, pode-se falar o que quiser, ok.

      O Raí acha que o presidente deve renunciar.

      Eu e grande parte da torcida achamos que o Raí, Leco e Pássaro deveriam renunciar.

      Raí, preocupe-se em primeiro lugar em fazer o teu bem feito antes de criticar os outros.

  1. Jogar pedra no telhado alheio é tão fácil…

    Ele poderia explicar vários negócios bastante mal feitos que deram prejuízo enorme ao São Paulo. A gestão do Leco, a qual ele faz parte não tem muita moral para criticar ninguém…

    • Eu pensei muito antes de postar porque sei que acirra os ânimos. Mas não dá para esconder uma declaração dessas do Diretor de Futebol, falando de Futebol e neste momento…

      Seja do lado que for, não podemos omitir este debate…

      • O problema nem é postar, visto ser um assunto que está na mídia e é inerente ao SP…
        O grande problema é que alguns vêem uma brecha para discutir política aqui, mostrando militância etc.
        Mas vou estar de olho… Ficam os comentários lúcidos e tiro os que não merecem.

          • Que vista grossa, rapaz…cuida da sua vida e deixe de acusações tolas. Se estava aí é pq eu não tinha visto
            Acha que tenho todo tempo do mundo para ficar aqui cuidando do blog?

            Não acuse sem saber.

            Quando eu falo pro Zanca que esses assuntos devem ser evitados, ele não me ouve…
            Pessoal não tem maturidade para debater, outros não tem tolerância e acham que tenho que ficar aqui de minuto em minuto vendo os abusos, moderando instantaneamente…
            Apaguei mais de 10 comentários… Isso ninguém vê.
            Se não dessem palpites onde não são chamados, não daria tanto trabalho e chateação.

      • Concordo. Zanquetta. Independente de posição – e a minha está clara em comentários abaixo -, você fez bem em publicar. Democracia acima de tudo e o debate faz parte dela.

    • Ativista contumaz e oportunista de plantão, assim sempre se comporta o moço que ocupa a nobre função de dirigente executivo do futebol do SPFC.

      Não há como dissociar a figura do executivo de um dos maiores e mais tradicionais clubes de futebol do mundo, do cidadão que vive a empunhar suas bandeiras de predileções político partidárias.

  2. Raí calado é um poeta. O Bolsonaro tem que renunciar pq estaria tumultuando o país pedindo para que o país não pare, ai não pode, mas a canhotada não perde uma chance de desestabilizar o governo, inclusive em meio a essa pandemia, ai pode. Vai cagar Raí.

  3. Um superincompetente com dinheiro alheio falando mal de outro superincompetente com dinheiro alheio… Esse é o resumo….

  4. Vi uma reportagem hoje que com a mudança do câmbio, e com a desvalorização da moeda brasileira, com a venda do Antony, o SPFC receverá nos valores atuais R$27 milhões a mais… Enfim uma boa notícia no meio desse caos…

  5. Claramente essa entrevista tinha como foco o retorno dos clubes aos treinos e jogos. Especificamente nessa entrevista ele está representando o Sao Paulo Futebol Clube. Assim, eu acho a entrevista dele um tanto quanto irresponsável pois envolve o SPFC em algo que pode não ser a opinião oficial do clube. Alias, não é papel do clube comprar esse tipo de briga. Tem a FPF, tem sindicatos, tem CBF.

    Se ele quiser se manifestar no Instagram, dar entrevista como ex-jogador, como brasileiro, perfeito. Independente de estar certo ou errado essa é uma opinião pessoal e, como dirigente, ele deveria se pronunciar sobre assuntos pautados por decisões que estejam diretamente relacionadas ao São Paulo Futebol Clube.

    • Perfeito seu comentário.
      Raí não deve usar de suas atribuições de diretor do SP para dar opiniões pessoais.
      Se cada diretor do SP fosse falar de política haveria briga entre eles pois existem apoiadores dos dois lados e garanto que Raí ficaria “vermelho” de vergonha com as coisas que os governantes que ele apoia fizeram.

    • Ele está certo em sua opinião particular. Mas ele deveria ter apresentado essa opinião em relação ao Leco. Pois pareceu ser bastante hipócrita da parte dele afinal ele poderia ter mudado o São Paulo FC

  6. Foi em hora inoportuna a sua declaração, devia ser desvinculada da declaração de dirigente. Mas não falou nenhuma mentira, a declaração foi bem coerente com o momento que estamos passando.

  7. Uma piada um péssimo gestor como Raí, que de várias contratações IRRESPONSÁVEIS , pra citar apenas a do Diego Souza, achar que tem moral pra falar mal de qualquer gestão. Bolsonaro tem sido um mau gestor nesta crise do coronavirus, realmente. Agora o Raí deveria ter no mínimo vergonha na cara para falar em gestão.

    Isso está claro para qualquer um que não ganhe dinheiro com isso.

  8. Parece que fica mais a vontade falando de política do que futebol…suas entrevistas são sofríveis…não tem uma linha de raciocínio lógico, gagueja, enfim, não passa nenhuma segurança que sabe realmente o que está fazendo….bota a estrelinha vermelha na camisa, e renuncia também craque de bola Raí!

  9. Importante é o Raí saber que ele não fala pelo São Paulo, se o param na rua para falar sobre política, ele que fale o que quiser, mas se ele falou estas asneiras dentro do São Paulo Futebol Clube, ou em algum lugar onde estivesse oficialmente representando o São Paulo, ou mesmo em meio a uma entrevista sobre o São Paulo (eu nem li essa bobagem na íntegra, preguiça destas asneiras), aí o caso é grave. O Raí não é porta voz do São Paulo para assuntos fora do futebol, e se alguma das situações citadas acima ocorreu, deveria ser demitido hoje.

  10. Irresponsabilidade é você Rai comprar Trelez por 10 milhões e Diego Souza por 10 Milhões também… fora outros, se questão de ser atabalhoado deveria ser motivo para renuncia, não sei o que o senhor esta fazendo no comando do Futebol do São Paulo.

  11. E a propósito, perguntaram para ele também se irá devolver os 10 milhões do Diego Souza, ou os 6 milhões do Trellez, ou os 10 milhões do Jean? Só aí foram 26 milhões do dinheiro do São Paulo jogados no LIXO por este senhor irresponsável e incompetente, isso são só os 3 que me lembrei agora, se puxar na ponta da caneta essa conta vai longe. Quem vai nos devolver esse dinheiro? O Raí?

  12. Qual o posicionamento do ativista revolucionário sobre o futuro do clube em relação às condições, esportivas e econômica financeira para quando o calendário for restabelecido, independentemente de quando isso ocorrer?

    O que pensa e como planeja sanear a pandemia vivida pelas finanças do clube, dividindo suas atenções como executivo do nosso futebol com as suas atuações e predileções político partidárias.

  13. O Leco ganha sobre irresponsabilidades de 1.000 a zero sobre o Presidente, e mesmo assim o Diretor Rai não pede sua renúncia.
    Sabe criticar a casa do outros mas arrumar a sua nunca!!!!!

  14. Fazia tempo que não tínhamos um post com mais de 20 comentários, heim. Eu acho que não podemos misturar a atuação do São como dirigente com as declarações dele neste post. Também acho que o pessoal fica muito nas falhas e nem tanto nos acertos. Esse ano acho que estávamos no caminho certo, mas aí veio a pandemia e atrapalhou.

    • Caminho certo que foi trilhado pelo Daniel Alves, Hernanes, Volpi, e Diniz, dentro de campo as coisas vão bem, fora dele, de mal a pior, e ele faz parte dessa mafia.

  15. papinho para ficar de bem com a Globo, só pode, como jogador, inquestionável, como dirigente, bem mais ou menos, não enxerga a sujeira em baixo do seu grande nariz que acontece na empresa onde trabalha e questiona atos dos outros, lamentável.

    • Por mais que eu discorde do Raí, acho que a Globo é uma das maiores interessadas na volta do futebol.

      Domingo agora ela vai passar o que pra justificar os patrocinadores? A final da copa de 70?

      Eles estão desesperados.

  16. Cleiton meu amigo… Me desculpe mas não posso deixar seu comentário aqui.
    Não estamos discutindo política, assunto aliás que nem é permitido aqui no blog.
    Estamos discutindo a postura do Raí.

    Vc foi colunista do Blog e sabe disso.

    Abç

  17. Não tem como não criticar o Bolsonaro e suas atitudes irresponsáveis que podem e vão causar infelicidade a centenas de milhares de brasileiros. Estou com o cidadão Raí. Repulsa sim ao Leco que não se posiciona a nada.

  18. Parabéns Rai, agora sim um bom posicionamento. Essa postura me fez recordar a idolatria que tinha por você como jogador.

  19. Rai jogando foi craque, mas é só. Deveria ter o minino de inteligência em ficar calado, voltar suas atenções para o SPFC que está afundado na lama, endividado, com sistema político podre e bandido, tal como era antes no Brasil, e que não ganha títulos desde 2012.
    Como diretor de futebol, mostrou incompetência, faz parte da máfia que é comandada pelo Leco, e todos nós sabemos, deve ser outro mal caráter assim como seu chefe, pois se submeter as ordens e desordens de um corrupto não pode ser considerado honesto e bem intencionado. Responsável por negociações “estranhas”, gastos altissimos com jogadores pífios, falta a ele vergonha na cara antes de falar de alguém.
    Afinal, ele recebe salário em dia, e tenho certeza que vai pra França assitir uma partida de tênis assim que a pandemia passar. Em sua geladeira e dispensa não falta nada, só falou besteiras, a crise não o atingirá pois é milionário.
    Com toda certeza, ele não está pensando no cidadão que vai para os estádios vender seus produtos, camisetas, faixas, bandeiras, alimentos, e que dependem dessa renda pra manter família e se manter, desafio esse embusteiro a doar cestas básicas, tirando do seu próprio bolso, vou esperar esse dia chegar
    Sinceramente, eu esperava que ele falasse algo, afina, não esconde que é esquerdistas, gosta dos conceitos comunistas, e tem um carinho especial pelo PT, infelizmente faz parte do SPFC, espero que por pouco tempo.

  20. O Raí tem que deixar de assistir a rede Globo, e focar em arrumar a sua imagem perante os torcedores, e o SPFC tem que frear suas opiniões esquerdistas quando ele estiver representando o clube.
    É impressionante o poder que aquele diabo do Lula exerce em algumas pessoas.

  21. Eita, o que houve hehehehe? Depois de um longo período, com muitos posts sem comentários, eis um post bombado, lembrando os tempos dos jogos.
    O Raí como Diretor de Futebol, realmente é muito fraco, mas não acho que ele esteja errado, enquanto cidadão, talvez faltou ele deixar claro que é uma decisão pessoal, que não tem nada a ver com o clube!!!

  22. Raí pra vc falar…o governo deve estar interferindo em algo que vc mamava…Seria o Gol de letra? O Brasileiro sabe bem o que está ocorrendo, essa Globolixo presta um deserviço a nação, com um terrorismo absurdo, conheço gente que tem medo de botar o pé na calçada. Quem só tem acesso a essa mídia extrema está morrendo aos poucos, um absurdo. Desliguem a Globolixo.

  23. Comentários lúcidos. Faltam pessoas assim no meio do futebol. Quando aparece, é um Felipe Melo da vida rs o futebol felizmente não voltará de forma precoce, pois tirando o “presidente”, o Brasil está em alerta com a pandemia. Voltar com o futebol agora é absolutamente absurdo, um devaneio infantil. Os campeonatos serão, COM SORTE, espremidos no segundo semestre.

  24. Poderia sugerir também a denúncia do Leco. Mas enfim, não vou entrar no debate político. Só acho que deveria medir melhor as palavras, o cenário político-econômico já está em frangalhos, e jogar mais gasolina na fogueira não me parece muito sábio.

    Felizmente existe um instrumento democrático chamado eleições, onde todos nós temos a oportunidade de tirar os ruins e colocar aqueles em que temos esperança. Uma pena que tal instrumento não funcione a contento no SPFC, e nessa questão não vejo o Sr. Raí se pronunciando!!!!

  25. Essa nao foi do diretor. Lembrou o Rai dos velhos tempos. Golaco contra o Barcelona num momento crucial!
    Quanto ao presidentes, lembram muitos os presidentes do S Paulo em seus respectivos periodos.
    Um tinha competencia, mas se deixou levar pela vaidade e desonestidade.
    O outro, uma completa desgraca.

    • Meu caro, para ter seu comentário aprovado aqui, vc precisa usar apenas caixa baixa (minúsculas).
      Não permitimos o uso de caixa alta nas postagens.

  26. Acho que se o Rai está falando pelo SPFC, não pode externar opiniões pessoais (principalmente política, independente do lado que esteja)… Ele tem que focar no clube, senão comete o mesmo erro de quem ele está criticando…
    #CalaBocaRaí

  27. Ra, entendo que a democracia se faz presente em qq tempo e lugar, respeito muito o Rai, como grande jogador que foi, como pessoa onde já tive a oportunidade de conversarmos varias vezes, mas politicamente eu sou Bolsonaro até debaixo d’agua, mas respeito muito a opnião dos que pensam de forma diferente.
    Rai embora politicamente pensamos diferentee, vc continua a ser um grrande cara para o SPFC.
    João Luis Ferraz

    • Isso, sim, é postura democrática. Parabéns, João. Eu, por exemplo, já concordo com o Raí. E que a democracia prevaleça sempre, inclusive aqui no blog.

  28. Raí monstro do Morumbi como jogador !!!
    Como dirigente, pífio…
    Uma declaração dessas é ridícula.
    Manifestações pro ou contra governos?!?
    Ele se esquece que em outro governo o SPFC em nome de seu ex presidente Juvenal, foi feito de idiota no quesito copa. Usaram o clube de cortina de fumaça pra aprovar construção alheia. Se Fecha Raí, SPFC é uma instituição do futebol que mexe com paixões e não política.

  29. Permita discordar querido, pois além de ser preconceituoso querendo colocar todo mundo no mesmo balaio, você ainda ignora o fato de que o Raí está falando sobre a volta do futebol e começa a dar uma opinião claramente política sobre o assunto.

    Acredito inclusive que ninguém aqui é contra o Raí manifestar a opinião própria dele, como inclusive ele já fez anteriormente na entrevista pro L’equip. O problema é que dessa vez ele se manifestou como se essa fosse a visão do São Paulo sobre o retorno do futebol.

    Só de fazer isso ele já está errado porque quem teria que se manifestar é o presidente, mas se mesmo assim ele se prestou ao serviço de ser boi de piranha do Leco novamente, que ao menos ele tenha cojones e não fique com essa conversa mole.

    Por que quando cortaram os salários dos jogadores e os mesmos ficaram insatisfeitos ele não apareceu em público pra falar, mas agora oportunamente se manifesta contra o retorno.

    Além disso, minha visão pessoal é que o São Paulo jamais deveria se aliar a qualquer que seja o político ou vertente política, nós somos um clube de futebol e devemos nos manter democráticos.

    Não somos e Deus permita que jamais sejamos um clube de futebol de um partido como o Corinthians é!

    Acredito que você tenha direito de pensar diametralmente diferente de mim e vice versa, mas desejo que no momento do futebol o nosso time seja nosso ponto de convergência e não que a gente sinta nojo do próprio clube por ser gerido por político A ou B.

    Pra mim o Raí como jogador foi ídolo, como dirigente eu tenho saudades dele como jogador.

  30. Muitos comentários extrapolando a convivência democrática da diversidade e da divergência, pois é baseado no ressentimento e no ódio. Uma pena.

  31. # fora Leco #fora Leco #fora Leco # fora Leco #fora Leco #fora Leco # fora Leco #fora Leco #fora Leco # fora Leco #fora Leco #fora Leco # fora Leco #fora Leco #fora Leco # fora Leco #fora Leco #fora Leco # fora Leco #fora Leco #fora Leco # fora Leco #fora Leco #fora Leco # fora Leco #fora Leco #fora Leco

  32. Raí meu ídolo, quando falam mal de você eu digo que não critico pois todos sabemos que por traz de todas as informações e da politica de um clube tem muitas coisas que não sabemos, poi isso nos dá a impressão de você ser omisso e inresponsável, mas eu lhe defendo falando isso.. não sabemos de tudo que acontece verdadeiramente nos bastidores…. sobre nossa politica atual eu lhe aconselho o mesmo, você não sabe de tudo que rola nos bastidores, porque tanto o Moro como o Bolsonaro fizeram o que fizerem, então não faça pré-julgamentos, pois se assim o fizer você vai nos dar o direito de também lhe julgar pelo que ouvimos na imprensa… pense um pouco, nós tricolores te idolatramos como jogador, espero que você não estrague.

  33. Se dependesse da OMS para alguma coisa o covid 19 não tinha saído da China e não teria contágio entre humanos a princípio né?

    Não misturar política com futebol mas como se o futebol não fosse misturado com a política?

    Já esqueceram a Copa 2014? Quantos elefantes brancos foram construídos com dinheiro público?

    Raí quando abre a boca pra falar política devia olhar para o proprio

  34. Que orgulho do Raí. Difícil alguém expor a opinião hoje em dia. Ele está certo quando fala pelo São Paulo acerca do retorno do futebol. E está certo quando analisa o nosso triste panorama político, tendo deixado muito claro que era uma opinião pessoal dele.

  35. Acredito que para o Raí o mais correto seria o futebol voltar somente quando encontrarem a vacina para o Covid. Até lá (talvez no proximo ano), tenho a certeza de que o SPFC conseguirá cumprir com todos os seus compromissos financeiros, pois ele (RAÍ) foi fundamental para que o Leco cumprisse com a promessa de campanha de zerar a dívida do clube. Parabéns RAÍ, você sim é bastante responsável!!!!!!

  36. Raí gigante !!! O pior cego é aquele que não quer ver, estamos no meio de uma pandemia e temos um presidente que não admite o óbvio..

  37. Parabéns Raí, como todo cidadão brasileiro, pode e deve se manifestar politicamente, independente do seu desempenho como diretor de futebol do SP.
    Viva a democracia!

  38. Raí devia calar a boca e focar em ser melhor dirigente.
    Diego Silva manda lembranças.Jean, Trellez, Hernanes e outros..
    E ai arrumou alguém para pagar o salário do Daniel Alves?

  39. Quem devia renunciar é você junto com Leco e toda sua turma… Ninguém está interessado em sua opinião pessoal, deveria se lembrar que quem foi entrevistado foi o diretor de Futebol do São Paulo, e como tal deveria se portar com neutralidade política!

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!