No quadro “Aquela Última” do Globo Esporte apresentado pelo repórter André Hernan, aconteceu uma entrevista com o Professor da UNESP, Roberto Kraenkel, especialista em Matemática das Epidemias sobre o atual cenário do futebol em relação à pandemia do novo coronavírus.

Questionado se seria um exagero pensar que não teríamos futebol com público presente até o final de 2020 o professor responde:

“Juntar um montão de pessoas em num lugar é dar oportunidade pro vírus de transmitir e infectar mais pessoas e recomeçar uma epidemia. Então, é muito razoável pensar que até o fim do ano a gente não terá estádios com público aqui no Brasil.”

Sobre a possibilidade de tudo voltar à normalidade e poder acontecer uma “segunda onda”, o especialista explica:

“Se a gente simplesmente largar mão e voltar a situação anterior, a situação que a gente chamaria de normalidade, o que vai acontecer é que o vírus vai simplesmente se espalhar. A gente vai tá fazendo o jogo do vírus e ele quer isso, ele quer se transmitir. Então, se a gente voltar a situação anterior a gente vai ter uma “segunda onda” mesmo que a gente tenha agora um pico e depois do pico comece a amainar a situação, daí a pouco vai ter toda uma população que não é imune e vai poder ser infectada pelo vírus. Isso quer dizer o seguinte, que medidas de cautela e de proteção social vão ter que se estender por mais tempo. Quais exatamente, depende.”

Kraenkel ainda completa: “Seria bom se a gente pudesse fazer mais testes nas pessoas, fazer mais disgnósticos para saber se a pessoa se está imune ou não, mas é preciso toda uma estratégia para conseguir evitar essa tal da segunda onda.”

Essa semana, a Federação Paulista de Futebol decidiu que o Campeonato Paulista será decidido dentro de campo e a portões fechados, mas ainda sem data para retorno.

Confira a entrevista completa clicando aqui.

Fonte: Globo Esporte