Apesar de toda a precaução para falar em retorno do futebol na América do Sul, a Conmebol planeja até oito cenários para a volta assim que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) seja controlada e prevê que a grande final da competição seja mantida para o dia 21 de novembro, no estádio do Maracanã.

Em entrevista ao “O Globo“,  o diretor de competições de clubes da entidade, Fred Nantes, revelou que a entidade crê que haverá tempo suficiente para que tanto a Libertadores quanto a Copa Sul-Americana terminem nas datas previamente organizadas.

“Queremos dar tranquilidade aos clubes de que vamos continuar a Libertadores e vamos terminá-la. Temos tempo para isso. Só não vamos dar prazo agora porque o tema é complexo. Temos que esperar dez países funcionarem. Avaliamos diariamente a situação. Quando acabarem as restrições, no dia seguinte vamos recomeçar“, afirmou.

“Precisamos de 10 datas para terminar a Libertadores. Dizer que não vai ocorrer é precipitado. Vale para a Sul-Americana, que precisa de oito datas. Mais simples ainda“, prosseguiu o dirigente, revelando que a entidade que comando o futebol na América do Sul projeta vários cenários para retomar as atividades e finalizar as competições.

“Tenho oito cenários prontos, neste momento. Posso até criar mais. Mas em todos há conclusão da Libertadores e da Sul-Americana“, disse.

Data da final da Libertadores é mantida

Ainda de acordo com Fred Nantes, independente de quando o futebol retornar, a Conmebol já definiu que a data da final da Libertadores será mantida: dia 21 de novemrbo, no Maracanã.

“O plano segue completamente igual. Inclusive, não tem mudança da data da final. Em todos os cenários que temos hoje, a Libertadores terminaria em 21 de novembro. Seja começando em junho, julho ou agosto. Dá para terminar na data estabelecida. Qualquer coisa, neste momento, é precipitado porque tem muito tempo até lá. Com a Sul-Americana, vale o mesmo para Córdoba, na Argentina“, finalizou.

A Libertadores foi paralisada em meio à disputa da fase de grupos – foram disputadas apenas duas rodadas nas chaves.

Torcedores.com