Na última terça-feira, a Comissão Nacional de Clubes em reunião com os clubes de Série A e de Série B do Brasileirão, decidiu, por maioria dos votos, prorrogar as férias dos jogadores por mais dez dias, em decorrência da pandemia de coronavírus. O São Paulo, por enquanto, ainda não ratificou a decisão da entidade e o elenco permanece de férias pelo período de 20 dias.

Isso não quer dizer que o clube esteja contra as recomendações da CNC, porém precisa de um tempo para que a medida seja tomada e conversada internamente com as áreas envolvidas. Dessa forma, os jogadores são-paulinos ainda não foram comunicados de alteração nas férias. Até o fechamento desta reportagem, o retorno do descanso está marcado para o dia 22 deste mês.

Quando houve a liberação do elenco, já havia a previsão de prorrogação no período para mais dez dias, totalizando 30, conforme decidido pelos clubes na reunião da última terça-feira. O objetivo das novas férias aos atletas, segundo a entidade, é de preservar o calendário do futebol brasileiro e todas as suas competições, como os estaduais, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

O São Paulo não irá apoiar a volta às competições sem que as autoridades de saúde do Brasil julguem seguro o retorno. A alternativa de jogar com portões fechados também está fora de cogitação no momento. Nos bastidores, tem sido levantada a hipótese de retomar o Paulistão em um formato diferente, para que competição tenha uma conclusão, mas isso não terá a corroboração do Tricolor enquanto não houver segurança para os envolvidos.

Lance!