Os 5️⃣ melhores 🏅 zagueiros da história do São Paulo

Nas conquistas mais importantes do São Paulo, sempre havia grandes zagueiros na equipe. E o Onefootball listou cinco dos melhores de todos os tempos na história tricolor.

Ronaldão

A raça de Ronaldão está marcada na memória do torcedor são-paulino que vibrou com os títulos mundiais e da Libertadores de 1992 e 1993. O zagueiro ainda foi bicampeão brasileiro e tetra paulista pelo Tricolor. Foram 300 jogos entre 1986 e 1993.

Dario Pereyra

O uruguaio chegou ao São Paulo como volante, mas logo passou a atuar como zagueiro. Com muita raça, mas também classe, ele tinha qualidade para descer para o ataque, e fez 37 gols nos 453 jogos pelo Tricolor.

Oscar

Parceiro de Dario, Oscar era o típico zagueiro clássico, que jogava sério e firme. A qualidade o levou a ser capitão da Seleção Brasileira. Pelo Tricolor, foram 294 jogos, e títulos Paulistas e do Brasileiro de 1986.

Lugano

Diego Lugano chegou do Uruguai como um desconhecido e sem a aprovação de Oswaldo Oliveira. O “jogador do presidente” foi ganhando espaço aos poucos e virou um dos personagens favoritos da torcida nas campanhas dos títulos da Libertadores e do Mundial, em 2005. Foram 213 jogos, entre 2003 e 2017.

Roberto Dias

Outro que também jogou no meio-campo foi Roberto Dias. Mas na zaga que ele se tornou um dos grandes nomes da história do clube. Defendeu o Tricolor no tempo em que os esforços estavam na construção do Morumbi. Por isso, o zagueiro foi um dos grandes pilares da equipe na década de 1960, mas conquistou poucos títulos. Cobrador de faltas, fez 78 gols nos 527 jogos entre 1960 e 1973.


Foto: Shaun Botterill/Getty Images

31 comentários

  1. Eu acho que o Miranda nunca poderia ficar de fora de qualquer lista que se fizesse dos melhores zagueiros da história tricolor. Jogador espetacular. Talvez o melhor zagueiro brasileiro da sua geração, mas não tem mídia, não tem empresário…. se tivesse um trabalho de uma grande empresa por trás, teria saído do SPFC e ido direto pra um Barcelona ou Real Madrid de vida, onde estaria se aposentando hoje.

    • Entre os 10 zagueiros com certeza o Miranda está. É difícil listar os melhores jogadores pois tivemos muitos em nossa rica história!

  2. Faltou o Rodrigo Caio nesta lista….rs

    Já li comentário aqui no blog que o Rodrigo Caio é o maior zagueiro revelado pelo São Paulo depois do Roberto Dias! Logo Rodrigo Caio é melhor que o Ronaldão que está nesta lista.

    • Eu vejo que você não entendeu a matéria.
      A matéria fala dos zagueiros que atuaram em grandes plantel do São Paulo, em grandes conquistas do São Paulo.
      Infelizmente o Rodrigo Caio pegou uma década perdida (terceiro mandato do Juvenal Juvêncio, renuncia do Aidar, Leco, desmanches de times, zonas de rebaixamento, 300 Técnicos).
      O que o Rodrigo Caio tem haver com a matéria?
      O rapaz está sendo campeão lá no Flamengo.
      Rodrigo Caio que: É zagueiro, volante, lateral direito, sabe marcar, sabe sair jogando, é bom em cruzamentos, é técnico, não é cavalo.

      • O Roberto Dias tem poucos títulos e está entre os maiores zagueiros da história como diz a matéria.

        O Rodrigo Caio nem acho o culpado de tudo que ocorreu no passado mas tem quem ache ele um dos maiores e não são poucos. Cada pessoa tem sua opinião e gosto.

        Ah e ele fazia parte do plantel campeão da Sulamericana em 2012.

        • Como talvez você não tenha visto Roberto Dias jogar, eu te perdoo por querer comparar o Rodrigo Caio com ele. Pergunte ao Rei Pelé quem foi Roberto Dias Branco.

  3. Rodrigo Caio excelente zagueiro , sempre honrou nossa camisa , saopaulino legítimo , não saiu de graça , não brigou com o clube nem processou . Porque desmerece-lo ? Roberto dias também seria muito mais reconhecido caso também tivesse jogado num time vencedor . Sem falar no eterno Mauro ramos de oliveira , talvez o maior de todos . E tem também o Miranda , jogador com muito mais recursos que Ronaldão , zagueiro sério e eficiente mas que nem no seu auge foi reconhecido como craque pela torcida .

  4. Eu sou de 84.
    Comecei a acompanhar futebol em 91.
    Pra mim o melhor que eu vi foi o Ronaldão.
    Quem encarava o Barcelona, Milan, Parmalat, Flamengo, era o Ronaldão.
    Jogou muito contra o Barcelona, contra o Milan.
    Não era cavalo, marcava, sabia sair jogando, bom em cruzamentos, dava carrinho na bola.

    O meu pai gostava do Dario Pereira.

  5. Valber, Ricardo Rocha e António Carlos (revelado pelo São Paulo, Ronaldao muito bom e Lugano era raça mas longe de estar entre os 5 melhores (ídolo de uma geração que não viu Oscar e Dário)

    • Ê saudade! Melhor zaga que já vi jogar foi Oscar e Dario Pereyra, classe, raça e eficiência.

      Sobre a lista acho que Miranda tem muito mais qualidade jogando que o Lugano ou Ronaldão. Não estou considerando o extra campo ou os títulos conquistados.

  6. Quem viu viu quem nao viu nem sabe quem foram Mauro Ramos de Oliveira e Belini, ambos Campeoes Mundiais e capitaes pela Selecao Brasileiro de 58 e 62. Nunca podem estar fora de qualquer lista de zagueiros do Tricolor.

  7. Dos que vi jogar, certeza que Miranda foi o melhor. Mas embora divirja da materia, parabens por lembrar mais uma vez dos nossos craques.

  8. Miranda nunca poderia faltar nessa lista, zagueirasso, conquistou títulos . Ronaldão foi um bom zagueiro , mas acho que Ricardo Rocha e Antonio Carlos melhores que ele. Breno poderia ter sido grande se não se perdesse na vida pessoal e acho o Arboleda um excelente zagueiro, lhe falta títulos, melhor desde Miranda. Melhor dupla, sem dúvidas , Daryo e Oscar.

  9. De todas as duplas de Zagueiros que vi jogar pra mim a melhor foi Julio Santos e Jean ( misericórdia ), deixando a zoeira de lado, sem sombra de dúvidas a melhor foi Daryo e Oscar…

  10. Com relação aos apontados, ok…
    Mas deixar de fora alguns nomes é inaceitável !!!
    Procurem saber quem foi Mauro Ramos de Oliveira e Hideraldo Luiz Bellini, para o SP e para o Brasil…
    Dos que vi jogar, alguns são inquestionáveis: Oscar, Dario Pereira, Ricardo Rocha, Ronaldão, Antônio Carlos, Válber, Miranda e Lugano.
    Mas não posso deixar de citar mais alguns como Breno, André Dias e até o veterano Alemão que era volante mas jogou improvisado de zagueiro na metade da década de 90, entre outros…

  11. Vejo desde o inicio dos 80.
    Dos que vi, dupla Oscar e D Pereira era fantastica.
    Dos anos 90, Ricardo Rocha, Antonio Carlos, e mais tarde, o Edmilson.
    Depois de 2000, Miranda.
    Depende tambem do gosto de cada um. Na minhs memoria, ficou o nome do Valber. No Morumbi, se falava que ele era melhor que o Baresi. E era verdsde. Era o melhor libero do mundo. Nao tinha muita estatura. Mas desarmava muito .Era rapido. Lancava, armava, driblava. Era libero, zagueiro, lateral, volante, meia e ate atacante. Um monstro!

    • Exato!!
      Valber era meio desmiolado mas era hours-concurs.
      Um magnífico zagueiro, libero e até fazia seus gols.

      Outro que foi bem lembrado é o Edmilson.
      Muito bom!!

      • O cara matava a vó umas dez vezes por ano, mas o futebol do Válber enchia os olhos, se tivesse um pouquinho só mais de juízo iria para a Europa e pelo menos uma Copa do Mundo disputava…
        O colega Tricolor lembrou tb do Márcio Santos, Adílson e André Dias, bem lembrados, e tinha tb o Fabão e o Rodrigo, que jogaram muito com a nossa camisa!!!!

  12. Mauro Ramos, Bellini, Válber, Miranda, Antônio Carlos, Ricardo Rocha…..etc etc.
    Breno se tivesse tipo o emocional e o físico poderia ter sido uns do melhores do SPFC e do mundo.

  13. Eu nao vi todos esses jogarem, mas pela história, os 5 maiores (e nao necesariamente os melhores), seriam:
    Dario Pereyra, Roberto Dias, Oscar, Mauro Ramos de Oliveira e Ronaldao

    Se fosse os 10, os outros 5 seriam: Lugano, Miranda, Válber, Ruy e Renganeschi.

    Ficariam de fora grandes nomes, como: Bellini, Fabao, Ricardo Rocha, André Dias, Adilson, Bezerra, Gilmar, Jurandir, Antonio Carlos Zago, Edmilson, Márcio Santos, Breno.

  14. Lista difícil essa pq além dos citados dá para falar de Mauro Ramos de Oliveira e Bellini (dois capitães da Seleção Brasileira), os mais antigos ainda falam de Renganeschi, Rui, Bauer e Noronha..
    Os relativamente mais novos como eu, citam Ricardo Rocha, Antonio Carlos e Válber (que, para mim, jogaram mais que o Ronaldão)
    Entrando nos anos 2000, tem o Edmílson, Breno, Alex Silva(que tecnicamernte falando, era tão bons ou até melhores do que o Lugano), o Maicon e até a zaga atual, com Bruno Alves e Arboleda!!!
    Difícil comparar diferentes times e diferentes épocas, mas gostaria muito de ter visto Oscar e Don Darío em campo…

  15. Miranda e Antonio Carlos jogaram muito.

    Aos que falaram do Rodrigo Caio espero que tenha sido em tom de zoeira….seria banco até dos zagueiros atuais que temos.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!