Há 85 anos, Friedenreich se despedia do São Paulo marcando gol contra o Corinthians

Primeiro craque da história do São Paulo, Arthur Friedenreich fez seu último jogo com a camisa tricolor há 85 anos, em Março de 1935. O atacante se despediu, com gol, em um amistoso contra o Corinthians, no Parque São Jorge, vencido pelos são-paulinos por 3 a 1.

Já com 42 anos na época, Friedenreich se tornou o jogador mais velho da história do São Paulo a disputar um Majestoso e também o mais velho a marcar um gol.

Com passagem de 1930, data de fundação do Tricolor, até 1935, El Tigre é o 18º maior artilheiro da história do clube, com 102 gols marcados em 124 partidas. A média de 0,82 tento por partida é disparada a melhor entre os principais artilheiros são-paulinos.

Com idade avançada, Friedenreich ainda somou breves passagens por Santos e Flamengo antes de se aposentar, ainda em 1935. O ex-jogador morreu em 1969, com 77 anos.

Gazeta Esportiva

7 comentários

  1. Esse cara deveria ser lembrado muito, mas muito mais vezes! Tem uma grande maioria de São Paulinos que se quer sabem quem foi El Tigre.

    • Exato, Marcos!
      Ele fez história no Paulistano, que era o maior campeão paulista na época do amadorismo, fez mais de 1.000 gols e era o Pelé da época.
      Com o fim do futebol no Paulistano, migrou com outros jogadores para o recém nascido SPFC. E aqui também fez história.
      O 1o grande craque da história do clube.

  2. Ele foi velado na Sede da Federação Paulista de Futebol na Brigadeiro Luíz Antônio e eu participei da cerimônia. Tinha muita gente no seu velório. inclusive o Araken Patuska. Que Deus o tenha.

  3. Seriam interessantes materias maiores sobre ele, Araken e Leonidas; grandes craques da primeira metade do seculo 20!

  4. Sou Tricolor, tenho 75 anos e nao o vi jogar. Porem meu falecido pai, tricolor com carteirinha de socio numero 37 que infelizmente teve que abandonar por problemas outros, sempre falava do El Tigre (alias, apelido dado pelos Argentinos que reconheciam nele um dos maiores craques do futebol no Brasil). Mestre da bola no Paulistano e depois com a migracao para a formacao do Tricolor Paulista, formou o grande time do inicio da vida do nosso Tricolor. Na epoca do Paulistano escurcionou pela Europa mostrando a eles a arte do futebol brasileiro. Para mim, o primeiro grande craque do Tricolor na historia.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!