Paulistão não deve terminar. Santo André campeão? E quem cai?

Não é oficial ainda. A Federação Paulista em princípio não cogita terminar (sem um fim) o “campeonato mais emocionante dos últimos tempos”. Mas o fato é que dificilmente o Paulistão 2020 terá um desfecho após a parada do coronavírus. Simplesmente porque boa parte dos times vai ficar “sem jogadores”. O líder Santo André, a renovada Inter de Limeira e vários outros “pequenos” programaram seu ano para quatro meses, porque não disputam campeonatos nacionais no segundo semestre.

A partir do fim de abril esses times não terão mais jogadores. Os contratos todos se encerram. Como retomar um campeonato desta forma, que ainda não tem nem data para o recomeço? Começam assim os movimentos nos bastidores… Se não continuar, o Paulistão 2020 deve proclamar seu melhor time campeão? O Santo André? Mesmo sem fase final?

Se tiver um campeão, o Paulistão deveria também ter seus rebaixados. Ou não? Aí, o buraco ainda é mais embaixo. Faltando seis pontos para disputar, não há como ter rebaixamento desta forma. Seria “injusto” e passível de inúmeras ações na Justiça. Para alívio da Ponte Preta e de outros times. Detalhe. Na última reunião na sede da FPF, dia 16, havia quase um consenso para a disputa das duas últimas rodadas da fase de classificação, em uma semana, com portões fechados. Assim, rebaixamento ao menos estaria definido. Mas… Entrou o Corinthians, que ainda jogaria com o Palmeiras, em ação. Corinthians virtualmente eliminado, e que ainda corria risco de queda.

Ao dizer que o jogador Luan tinha suspeita de coronavírus, o presidente Andres Sanchez tinha um argumento irrefutável para a paralisação imediata. Sem descenso, existe a possibilidade de certa virada de mesa para 2021, com a subida de dois times da segunda divisão, como previsto anteriormente. Aí seriam 18 times para a próxima edição, e não mais 16.

Mas e as datas? Com três grupos de seis times, em vez de quatro grupos de quatro, você faria a fase de classificação com as mesmas 12 datas de hoje. É uma das possibilidades… Entre várias. O “certo” é que dificilmente o Paulistão 2020 vai terminar… Sendo assim, o que vc faria. Santo André campeão ou tudo congelado pro ano que vem?

Arnaldo Ribeiro – UOL

13 comentários

  1. Resumindo o Curica tá com mais medo do rebaixamento que do covid19 por isso fará de tudo para o campeonato acabar sem final…. só esquece que quem comprou o campeonato(plin plin) vai querer receber o dinheiro de volta…

  2. Em resumo, se o time com mais pontos for declarado campeão. Aquele jogo contra o Novorinzontino com 4 erros graves de arbitragem vai ter decidido o campeão paulista 2020.

  3. O que é o jogo futebol para você?
    Ele se confunde muito com a minha vida. O que proporcionou para mim. Me forjei como pessoa pelo futebol. Tive uma infância pobre, meu único brinquedo era uma bola, humanizei muito a minha relação com ela, está na base da minha existência. Minha maneira de jogar é uma maneira de retribuir o que ela fez e faz por mim. Era a bola ou a bola. Para mim, nunca foi a bola que entra ou que não entra. Eu tenho um apreço muito grande pela bola, que vai além disso. A bola é redonda como o mundo, não tem cantos nem esquina, não é linear. É preciso ter muito apreço para controlar o incontrolável. O futebol é como a bola, está sempre girando, e só controla melhor quem se atira mais, quem tem mais coragem, capacidade de se atirar no desconhecido

    Pinga fogo com Diniz: “Meu jeito de jogar é minha retribuição à bola” … – Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/colunas/julio-gomes/2020/03/27/pinga-fogo-com-diniz-meu-jeito-de-jogar-e-minha-retribuicao-a-bola.htm?cmpid=copiaecola

    ….

  4. Santo André campeão? É bem.possivel que façam isso, até porque é um dos pequenos. Mas na verdade o SP deveria brigar pelos pontos roubados em 2 jogos pelo menos.

  5. Voce assumir que um time é campeão faltando duas rodadas pra terminar a fase de grupos em um torneio que ainda tem 3 rodadas de mata-mata é muito injusto. Se não for continuar o campeonato que encerre sem campeão e sem rebaixado. E eu diria a mesma coisa se o SPFC fosse líder.

    • Não vai ter campeão se não continuar, principalmente porque se declarar campeão o Santo André é porque a pontuação atual vale, assim a Ponte Preta seria rebaixada e o clube não vai aceitar e entrar na justiça, podendo complicar o campeonato do ano que vem, não pode valer para um lado e não valer para o outro.

  6. Independente dos pontos que nos afanaram e que colocariam o SP com o melhor equipe do torneio, eu entendo que eles devem acabar declarando o Santo André campeão, ou podem declarar a competição anulada, e faríamos então um Paulistão em 21 com 18 equipes. Acredito ser o mais provável de ocorrer.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!