Futebol com novas regras? Conheça as ideias propostas que a FIFA autorizou que sejam colocadas em testes!

Quem cuida das regras do jogo é a International Board (IFAB). E é comum a Fifa testar mudanças antes da IFAB aprová-las. Em encontro nos Países Baixos, representantes da Alemanha, Inglaterra, Bélgica e EUA trataram de algumas regras e do tempo útil de jogo. E apresentaram essas ideias.

1. A reposição da bola em jogo com os pés caso saia pela linha lateral;

2. A cobrança de uma falta para o mesmo jogador (o denominado auto-passe, passaria a ser permitido)

3. Substituições ilimitadas;

4. Contagem do cronômetro apenas quando a bola estiver em jogo;

5. Períodos de exclusão por amostragem de cartões.

A FIFA deu autorização à Federação Holandesa para começar a testar as cinco alterações nas regras do jogo. Na Alemanha a suspensão temporária será colocada em prática nos escalões amadores.

O ponto central do encontro era o aperfeiçoamento e a “democratização” do VAR. A intenção é tornar a tecnologia tão acessível quanto possível para alargar a sua utilização a um maior número de países e de competições, já que um dos princípios das regras é justamente a igualdade. Porém, acabou por ser a discussão em redor das regras e do tempo útil de jogo.

A experiência começará em 2020/21 a nível distrital (do oitavo escalão da hierarquia do futebol alemão), será aplicada por um período de dois anos e, por enquanto, somente no futebol masculino.

Esta experiência só pode avançar porque os regulamentos da FIFA preveem que as regras ao nível das categorias de base e amadoras possam ser adaptadas com as federações nacionais.

Desta forma, mesmo que não a curto prazo, a FIFA começa a dar novos passos para grandes mudanças no futebol, onde os impactos táticos aumentem o entretenimento de uma partida.

Créditos: Andrei Kampff – @AndeiKampff

Anúncios

9 comentários

  1. 1) Já foi testado aqui, o futebol fica feio demais, toda hora sai um cruzamento para a área.

    2) Pode até testar, mas acho uma bobagem, não vejo sentido prático nisso.

    3) Muito válido, precisa ser avaliado na prática para o jogo não perder a dinâmica, mas acho que funcionaria bem, se o clube paga o salário de todos os jogadores, não tem motivos para não poder utilizar todos durante o jogo, caso ache necessário.

    4) Fantástico, não sei por que jamais foi implementado, falo isso há décadas, futebol deveria ter o tempo contado apenas com bola rolando, isso evitaria as irritantes ceras. Dois tempos de 30 minutos de bola rolando.

    5) Ficou confuso, isso é durante o jogo? Aí já vira bagunça, não acho legal, ainda mais com essa juizada ruim que anda apitando por aqui.

  2. Tem algumas coisas interessantes mas esse negócio de lateral com o pé não vai pegar não. E também acho que parar o cronometro qdo a bola sair só vai pegar se o jogo diminuir pra 2 tempos de 30 ou se acabar transmissão em tv aberta.

  3. Por causa do coronavirus, querem adiantar as eleições municipais.
    Daqui a pouco vem o Leco, querendo também adiantar as eleições no São Paulo.
    kkkkkkkkkkk

  4. Substituições ilimitadas seria uma meuld@.
    Funcionaria assim:

    Time está ganhando
    o Técnico encheria o time de zagueiros e volantes
    (imagina times pequenos do interior).

    Time está perdendo
    o Técnico colocaria meias e atacantes.

    Não!!!!!!!!

  5. Substituições ilimitadas seria assim:

    A cada gol em um jogo, os Treinadores das duas equipes fariam substituições.
    Por exemplo.
    Jogo São Paulo contra o Corinthians.
    Gooooool do São Paulo.
    Antes de reiniciar a partida, o Técnico do Corinthians mexeria no time para tentar empatar o jogo e o Técnico do São Paulo mexeria no time para tentar segurar o resultado.
    É até provável, que o jogador que fez o gol, saía do jogo.

    Teria coisas bizarras.
    Tipo, o jogador entrar no jogo só porque sabe bater escanteio, ou porque sabe cobrar falta.
    Igual acontece no vôlei, que o jogador entra porque sabe sacar e depois saí.

    Quem quer colocar essa regra, já pensou nisso???

  6. 1_so se fosse proibido jogar para dentro da area
    2_nao entendi o que ajudaria
    3_faria talvez 5 sem contar o goleiro,a menos que seja por expulsao
    4_otimo
    5_aqui e temerario o apito amigo,talvez se fosse por quantidade,nao importanto a gravidade,tipo o vlante faz cinco faltinhas,ai fica fora um tempo fora
    6 _incluiria que jogos em campeonato de ponto corrido ou fase inicais de torneio(fase de grupolibertadores,champions copa)jogos 0x0 ninguem levaria ponto,ai ficar retrancado para conquistar um empate nao serveria de nada

  7. Minha opinião que os itens 2) e 5) são inúteis. Os demais e principalmente a 3) seriam ótimas mudanças. Aumentaram o numero de suplentes no banco, porém, ainda utilizando somente 3 é absurdo. Tem que utilizar todo mundo, mas, sem ida e vinda, como no futsal ou basquete. Tem que substituir uma vez e ponto.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!