O atacante Guilherme Bissoli foi o herói da vitória do Athletico-PR na estreia da Copa Libertadores, contra o Peñarol, na terça-feira. Autor do gol que garantiu o 1 a 0, ele chegou ao terceiro em apenas quatro jogos oficiais e vai animando diante da missão de substituir o artilheiro Marco Ruben.

Sua chegada ao clube paranaense, porém, inclui uma grande controvérsia. Pelo menos para o São Paulo. É que o clube do Morumbi suspeita de uma “armação” para viabilizar o negócio.

Bissoli, hoje com 22 anos, é cria das categorias de base do São Paulo. Seu contrato terminou em janeiro de 2019, mas não sem que antes o clube tivesse tentado sua renovação.

O Athletico entra na história como equipe interessada no jovem desde as divisões inferiores tricolores, chegando, inclusive, a fazer propostas para tentar sua contratação. E é aí que está a polêmica: pela lei, o São Paulo tinha direito de cobrir a oferta paranaense, mas Bissoli recusou.

“A Lei Pelé diz que o clube formador tem a preferência na renovação do primeiro contrato profissional. Quer dizer que seu eu ofereço determinado contrato e outro clube oferece o mesmo ou até um maior, o São Paulo pode cobrir a proposta, o jogador é obrigado a ficar aqui”, explicou o gerente de futebol do São Paulo, Alexandre Pássaro, no início de 2020.

“Há um ano tivemos exatamente esse episódio com o Athletico-PR, que fez proposta pelo Bissoli. Nós equiparamos, eles aumentaram, nós equiparamos de novo, e ele ficou aqui”, seguiu.

Bissoli “ficou aqui”, mas sem ser utilizado pelo São Paulo, que já sabia do desejo do jogador não seguir. Foi então que, ao final do contrato, ele não desembarcou no Athletico. Apareceu em um clube do Paraguai, Fernando de la Mora, e só em 2020 ele se transferiu ao Paraná.

A suspeita paulista é que os paraguaios foram “usados” apenas para maquiar o que seria uma transferência direto ao Athletico, mesmo depois das propostas cobertas pelo São Paulo.

“É uma coisa que a gente vai ter que resolver, entender se foi uma coincidência ou se já estava previsto desde antes. Se o Tribunal e as pessoas que forem julgar o caso entenderem que a coisa é essa desde o começo, o São Paulo tem direito a uma indenização”, completa Pássaro.

Na estreia na Libertadores, Bissoli marcou o gol da vitória do Athletico sobre o Peñarol aos 31 minutos do segundo tempo, após passe de Nikão, garantindo três pontos para seu time no grupo C.

ESPN