Artilheiro em 2020, Dani Alves afasta polêmica sobre ser meia no São Paulo

Daniel Alves foi fundamental para o São Paulo conquistar a sua primeira goleada neste ano. Na vitória por 4 a 0 sobre o Oeste no sábado (22), na Arena Barueri, pelo Campeonato Paulista, o camisa 10 construiu jogadas, ajudou na marcação e anotou dois gols.

Tal desempenho ratifica a grande fase do astro, que, pela primeira vez na carreira, balançou as redes quatro vezes em apenas sete jogos. Isolado na artilharia do time, ele também afastou qualquer polêmica sobre atuar na lateral direita ou no meio. O rendimento agora parece inquestionável como meio-campista.

“Vocês (jornalistas) não estão no convívio, então a maioria das coisas vocês não sabem. O Daniel tem o currículo que tem e podia ter um comportamento muito diferente. Ele continua com o desejo de ganhar, tem uma consciência coletiva ímpar e gosta de fazer com que os outros joguem bem. Ele joga bem e sempre proporciona que o time jogue bem, ele é um ser coletivo e gosta de ser assim”, disse o técnico Fernando Diniz.

“(Daniel Alves) É o último a sair e o primeiro a chegar no CT. Ele cuida da alimentação, do corpo e sempre diz que só conseguiu tudo o que conseguiu por isso. Ele não é talento puro, ele é esse esforço, é muita coisa. É muito difícil ver o jogador na condição dele fazer tudo isso todos os dias. A presença dele ajuda demais”, completou o treinador.

É possível que Daniel Alves alcance logo o maior número de gols marcados em uma única temporada durante toda a sua carreira. Até agora, o melhor desempenho do lateral-direito da seleção brasileira neste sentido foi pelo Sevilla, da Espanha, entre 2005 e 2006, com sete tentos em 61 jogos. Agora, como meia, ele já balançou as redes em quatro oportunidades.

O número de gols de Daniel Alves neste início de temporada também impressiona quando comparados com os do São Paulo no ano passado. Em 2019, o atacante Pablo terminou a temporada como o artilheiro com sete tentos, apenas três a mais do que Daniel Alves tem hoje antes de chegar a março.

E não é só a quantidade de gols do camisa 10 que impressiona nesta temporada. Ele é o jogador com maior número de desarmes do time, com 24. Até o início da sétima rodada, ele ainda era o dono da melhor marca de passes certos no Paulista (eram 466 até o jogo contra o Oeste) e do maior número de cruzamentos (eram 20).

Daniel Alves poderá curtir o Carnaval com tranquilidade. Neste domingo (23), na folga do São Paulo, o agora meio-campista ganhou um bloco com o seu nome na avenida Faria Lima, na zona sul da capital paulista. Além do jogador, o evento reuniu Seu Jorge e DJ Malifoo. O camisa 10 do time tricolor adora música e tem um irmão que é cantor, Ney Alves.

Novamente de folga nesta segunda (24), o elenco do São Paulo vai se reapresentar na terça (25) à tarde, no CT da Barra Funda. A equipe se prepara para enfrentar a Ponte Preta no próximo domingo (1º), em jogo válido pela oitava rodada do Paulista, às 16h, no Morumbi.

Folha de São Paulo

24 comentários

  1. Espírito de time se consolidando cada vez mais, elenco e comissão técnica compromissados com um 2020 diferente.

    https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2020/02/24/mais-do-que-gols-atitude-de-pato-conquista-elenco-e-comissao-do-sao-paulo.htm

    O comportamento e as atitudes do Pato reforçam esse novo momento vivido.

    Gestão de pessoas diferenciada exercida pelo FD, determinante para a recuperação do jogador.

    O próprio Pato destaca a calma que teve no primeiro gol, tirando o goleiro e o zagueiro com um movimento antes do arremate certeiro.

    • Confiando até demais eu acho… Obviamente não temos melhor time ou elenco que o Flamengo.

      Também acredito que não temos melhor elenco do que o Palmeiras, apesar dos times se equivalerem. E o mesmo acontece com o Grêmio, apesar do nosso elenco mais forte, o time deles estar junto a mais tempo com o treinador, então imagino que seja um páreo duro.

      Sendo um analista frio, imagino e espero que o São Paulo termine o Paulistinha brigando com o Palmeiras, vá longe na Copa do Brasil e na Libertadores e termine o BR entre os 4 primeiros, o mais importante é vender bem daqui pra frente, não contratar errado e focarmos no título mais tangível que é o Paulistinha.

      Basta vencer um eventual confronto com um dos grandes na semifinal e estaremos virtualmente com o Palmeiras onde o jogo é de igual pra igual. Ou pegando o Palmeiras na semi, podemos já fazer uma “final antecipada” e irmos pra decisão com certa vantagem.

      Mas basta uma eliminação na semi-final e começa a “crise” e tudo de novo… pés no chão, muito trabalho e fé!

      • Boa análise.

        “o mais importante é vender bem daqui pra frente, não contratar errado”

        Inevitável vender mais um ou dois jogadores até o final do ano.

        Tomara entre um grana boa numa eventual venda do Lizieiro, por exemplo.

        Mantendo as contratações fechadas.

        Promovendo mais made in cotia pra reforçar o time de cima.

        ganhando dois títulos e pode passar a régua e levar o Leco no aeroporto, só com passagem de ida…

  2. Muita calma, gente…

    Até parece que não somos gatos escaldados com toda essa situação do SP…

    Se perder 2 seguidas acabou a pseudo paz de novo…

    É só com um título que, aparentemente, retomaremos nosso posto de time mais temido…

    Houve melhora, mas necessitamos muito, mas muito mais que isso…

    Quantas vezes nestes últimos 7 anos houve uma esperança não confirmada?!

    Pera lá… vamos pisar em ovos…

  3. E verdade. O D Alves e bem profissional. Gostei dele nessa poaicao entre segundo volante e meia. Vamos apoiar…
    Quanto ao Diniz, defendi seu trabalho desde o inicio. Nao e um Sampaoli, mas, hoje em dia, esta sendo mais benefico ao time do que o Cuca, por exemplo.
    Para titulo, e um incognita. Bater o Flamengo nao e facil. Mas e possivel. A torcida demanda o titulo. Mas existem clubes com elencos fortes tambem.
    A recuperacao do Pato e muito importante. O Profeta, esperamos que decole. Vai ser lenta sua progressao, mas espero que chegue la.
    Ainda acharia importante alguma contratacao na parte ofensiva. Sempre tem gente que pode oscilar ali: Pablo, V Bueno, etc…

  4. O melhor desse time é que desde o começo do ano, nesses (poucos) jogos, deu pra perceber uma consistência tática e entrega dos jogadores. Não percebe-se isso de vez em qdo, percebe-se sempre. Muitas chances criadas, defesa estável. Tirando um ou outro momento de alguma partida onde o time tirou o pé o resto é de muita atitude. Independente dos vários gols perdidos, jogamos 2 clássicos e poderíamos ter ganho os 2.

    Então, sim, é só o começo e muita coisa pode desandar mas o que anima é a estabilidade em um futebol que busca vitória. Hoje é possível ver claramente onde estão nossas falhas, onde uma ou outra peça se encaixaria perfeitamente e não aquela sensação de que tudo está errado e precisamos de umas 10 contratações. Única coisa a se elogiar dessa diretoria, alias.

    Eu vejo em campo o que eu sempre quis ver na gestão do clube: algo positivo pra acreditar.

  5. Já escrevi dias atrás; se o São Paulo tivesse em seu time mais 3 Daniel Alves seria imbatível. O cara é um fenômeno. Tem 36 anos é o jogador que mais corre em campo do primeiro ao último minuto. MAS tem uns caras que vem aqui todos dias criticar ele e sua contratação. Quem faz isto pode ser um recalcado que não aceita que outra pessoa ganhe mais que ele, em especial 1,5k por mês e outros que torcem para ele não emplacar e diante disso encher o peito e cr4iticar o Leco, o Rai e o Pássaro. Os dois são patéticos.

  6. Dani Alves está cada dia mais adaptado e melhorando mais. Pelo salário que ganha, tem que carregar o time mesmo. espero que cresça ainda mais.

    • Não dá pra esperar dele velocidade, por isso com o Igor Gomes o futebol dele rendeu bem mais do que quando joga com o Hernanes.

      Mas isso a parte, a dinâmica que ele dá pro meio campo realmente é de quem sabe jogar bola. A posição que ele foi escalado com o Cuca realmente não me agradava, mas agora com o Diniz tem rendido muito mais.

      Só espero que dê certo jogarmos sem um cão de guarda nos jogos grandes também.

      • Como nào dá pra esperar velocidade do Dani? Na Copa América, há pouco mais de um semestre, o homem tava voando na lateral. A questão é que, na atual função, de regista (nada a ver com um simples “segundo volante), ele tem a missão de pensar o jogo desde trás, associar mais, trocar mais passes… Nada a ver com não poder esperar velocidade dele.

  7. Uma coisa é ir bem fazendo gol dando assistência em um estadual, quero ver repetir esse mesmo desempenho em uma libertadores / copa do Brasil / brasileirao, gostaria de ver ele de Lateral direito, já que é o melhor LD em atividade no momento, mais vem a mídia falar que ele já está velho pra jogar de LD que ele não vai aguentar o jogo inteiro, ano passado jogou copa América arrebentou na LD e esse ano já não presta?

  8. Ir bem no estadual quer dizer nada não, até Miguel Borja quando jogava pelo Palmeiras chegou a ser artilheiro do Paulistão, então na minha opinião, eu gostaria de ver ele de LD ou no máximo de meia de lado direito / ponta direita, porque ele sabe cruzar na medida, e isso pode ser uma arma para nossos centroavante que já que não fazem gols com os pés quem sabe de cabeça

    Pablo no furacão fez uma temporada boa, Trellez fez um temporada no no Vitória, e o que o Raí fez em seguida, foi e pagou uma nota nos dois que estavam super valorizados, deveria ter analisado mais deixá-los jogar duas temporadas ou três, e ver se de fato os dois era bom mesmo, ou fizeram uma temporada boa e nada mais, nis não foi e pagou uma nota para trazer dois centroavantes cabeludos. Já estava mais do que na hora de deixar o Alexandre Pato de titular e colocar o Pablo na reserva

    • Putz, cara, Trellez e Borja nem deveriam ocupar espaço no mesmo comentário em que consta o nome do Dani. Cê tem noção da diferença entre um dos maiores jogadores da história atual do futebol e os cones que vc embolou aí pra justificar seu ponto de vista?

  9. O São Paulo têm qui ser São Paulo s/a ou seja time empresa e o São Paulo ter mais dinheiro em caixa e o São Paulo ter mais dinheiro nos cofres do São Paulo ou um bilionario russo ou europeu comprar o São Paulo

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!