São Paulo deveria ter feito sete gols a mais e ser melhor ataque do Paulista: a matemática explica

São Paulo entra em campo neste sábado diante do Oeste, pelo Campeonato Paulista, buscando encerrar sua grande sina no ano até o momento: criar chances e perder os gols.

A equipe de Fernando Diniz é a que mais finaliza em toda competição (foram 128 chutes), mas tem apenas o sétimo melhor ataque, com seis gols. Essa conta fica ainda pior ao se usar uma estatística avançada: os Gols Esperados, mais conhecidos pelo nome em inglês Expected Goals.

O cálculo matemático feito pela ferramenta exclusiva da ESPN, o TruMedia, mostra que o São Paulo deveria ter mais que o dobro de gols anotados e ser o melhor ataque do Campeonato Paulista, com pouco mais de 13 gols. Para ser exato, a estatística Gols Esperados do time tricolor é de 13,34.

Isso significa que, pela natureza das chances de finalização que o São Paulo criou, os jogadores deveriam ter feito sete gols a mais do que fizeram. De fato, os arremetes tem sido uma verdadeira deficiência na equipe.

Gols Esperados No Paulista

TIMEGOLS ESPERADOSGOLS FEITOS
1- São Paulo13,346
2- Red Bull Bragantino12,435
3- Corinthians11,488
4- Palmeiras11,0513
5- Ferroviária9,568
14- Santos5,106
*Números até a 6ª rodada

O clube tricolor é quem lidera a competição na estatística de Gols Esperados, seguido de perto por outro time que desperdiça muitos gols – o Red Bull Bragantino. O clube recém-promovido à primeira divisão nacional tem 12,43 Gols Esperados, mas balançou as redes apenas cinco vezes, o que também resulta num déficit de sete gols.

Para efeito de comparação, o Santos tem tantos gols quanto o São Paulo na competição – são seis – mas criou chances que deveriam render apenas cinco tentos (o time praiano tem 5,10 Gols Esperados, a antepenúltima marca da competição).

Entenda como funciona o Expected Goals

A estatística Gols Esperados (Expected Goals) é o resultado de um cálculo que projeta quantos gols uma equipe deveria marcar baseado na qualidade de cada chance criada para finalização.

A ferramenta compara todas as finalizações já feitas em cada um dos mais de 55 mil jogos presentes no ESPN TruMedia, banco de dados exclusivo da ESPN no mundo, e leva em consideração variáveis como região do campo de onde partiu o chute, distância para o gol, ângulo, jogadores à frente e outros critérios, e classifica cada tipo de finalização, atribuindo a ela uma porcentagem padrão de chance de que ela se torne um gol.

Um chute dado mais próximo do gol terá uma probabilidade maior de se converter em gol em relação a um da intermediária. Cada pênalti, por exemplo, é considerado “0,77” de gol. Ou seja, se o jogador errar, vai subtrair 0,77 de seus “gols esperados”; se marcar, estará “0,23 acima do esperado”.

Atletas com grande qualidade de finalização, como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi ou Neymar geralmente têm esta estatística positiva, porque costumam fazer gols difíceis e não costumam perder chances claras.

Conforme o campeonato passa, cada finalização vai somando ao total de gols esperados de uma equipe. Esta é uma forma matemática de calcular quão reais são as chances de gol de uma equipe, afinal, nem toda finalização representa a mesma possibilidade de fazer um gol.

Desta maneira, é possível comparar quantos gols uma equipe deveria ter marcado, baseado na qualidade das chances que criou, com quantos gols ela, de fato, marcou.

Por exemplo, se uma equipe tem 15 Gols Esperados e anotou 17 gols na realidade, ela está finalizando melhor do que o normal. Se ela, porém, anotou apenas 13 gols, está finalizando pior do que deveria.

ESPN

126 comentários

  1. Zanquetta, da uma olhada nos plugins do site (atualiza). As vezes quando acesso pelo celular está mostrando como inseguro.

    Ou força o HTTPS.

    Abs

  2. Nada a ver com o post. Mas gostaria de fazer uma pergunta? Alexandre Zanquetta com toda sua experiência e visão e informações influentes que vc tem o que esperar do nosso amado clube o maior do mundo na política visto que esse ano se livramos do Leco o que vc acha vem gente boa por aí ou vai continuar isso aí outro velho babão assume e a torcida que se dane me responde por favor porque nas suas informações confio

  3. Nao concordo com a leitura das estatisticas, pois varias situacoes em que o jogador vai chutar, esta centralizado e marcado por 3 ou 4 adversarios, como o lance do hernanes, pois o time embola no meio, ja que nao tem profundidade!

  4. Eu venho questionando sobre isso a algum tempo, e embora a equipe chute muito, incluindo situações sem grande perigo, a matéria mostra que existe sim um volume de boas oportunidades desperdiçadas. E embora o histórico do Diniz como treinador também traga esse baixo aproveitamento, tenho convicção que a continuidade é importante para mudar isso. Especialmente no caso dele, que foca muito em outras situações além do resultado imediato. Se soubermos esperar vai ajudar muito a equipe no futuro.

  5. Acabei de ler São paulo ja ta escalado
    Tiago volpi
    Juanfran
    Arboleda
    Bruno alves
    Reinaldo
    Tche tche
    Igor gomes
    Daniel alves
    Antony
    Alexandre pato
    Vitor bueno.
    Particulamente gostei dessa escalaçao vai dar mais velocidade e leveza em nosso meio e vamos ver se antony recupera sua imagem “queimada” depois da Pre olimpiada.

  6. Eu considero o baixo rendimento no aproveitamento de gol marcado como uma falha do jogador , quanto o time não cria a falha é do treinador , nosso time tem criado e no toque de bola ai e treino , diferente de times que depende de jogadas individuais , não chutar ou a qualidade do chute na finalização e uma deficiência do jogador , basta comparar os 2 laterais do nosso time , eles tem a mesma possibilidade no jogo , o Reinaldo da muitos chutes no gol , faz muitos cruzamentos , apoia bastante , ataca por dentro e por fora , Juan fran é mais limitado , se limita a defender mais e apoia sem intensidade , não enfrenta o marcador , não ataca por dentro , praticamente não finaliza , mesmo time , mesmo treinador , mesma possibilidades , desempenho diferente dentro da condições técnica e fisica de cada um .
    Ai vai pro ataque o Pato fez 2 gol que foram anulados e perdeu outras 2 finalizações em jogadas parecidas , jogadas que o Pablo não consegue fazer que é receber o passe na frente, teve chance em bola brigada , 2 atletas com condiçao tecnica diferente , Pato ta merecendo fazer um gol .
    Hoje teremos Antony e Igor Gomes 2 jogadores mais dinâmicos espero o time atacando mais e recompondo mais rapido .

  7. Buraco no meio, espaço nas laterais, Reinaldo não está jogando bem, é muito toque entre zagueiros e os meias, mais objetividade seria bom, precisa ajeitar esses espaços.

  8. Time mais rápido no meio, boas tabelas mas ainda o time patina defensivamente. Recomposição é lenta, buracos na defesa… Precisa arrumar isso pra ontem.

  9. Sempre sofrendo ataques completamente desguarnecidos… culpa dos jogadores, Diniz não tá no campo marcando….

    Jogadores tomam a bola no ataque e preferem voltar o jogo lá atrás ao invés de tentar fazer gol… culpa dos jogadores porque não foi o Diniz que tocou pra trás….

  10. Que saudades de ver o pato na esquerda quando adversário ia bater escanteio.

    Aí saia o contra ataque mortal e gol do pato.

    Enquanto isso pato está de defensor na zaga.

    Osório pó favor nos ajude.

  11. 10 primeiros minutos muito bons. Os demais 35 bem aquém de alguém que busca o título. O quê acontece que esse time não encaixa? Acontece cada coisa bizarra durante o jogo…

  12. Pênalti claro, não tem nem o que discutir, podem colocar o juiz que for, o negócio é bastidores, o lixo da diretoria não tem moral em lugar nenhum, ladrão contra ladrão , e nessa quem perde é o SPFC.

  13. O meio campo do São Paulo não marca nada, os laterais levam muitas bolas nas costas, volta logo prof.. osório, esse Diniz é muito ruim. Não é possível , tomamos sufoco do oeste. Preciso ver se estou acordado ou isso é pesadelo.

  14. Está FlOriDA

    Outro pênalti não dado para o São Paulo.
    No dia que a perna do jogador ter uma fratura exposta, quem sabe o Juiz dê o pênalti.

  15. Sao Paulo precisa compactar mais, muito distantes os jogadores. Claro como sempre em qualquer rodada
    somos o time a ser afanado, mais um penalti para a sacola.

  16. Rapaz, que ênfase que o Sr. Milton Leite deu no gol supostamente irregular do Água Santa em cima dos travecos…enquanto o pênalti claro sofrido pelo I. Gomes (mais um), teve apenas a confirmação do comentarista de arbitragem….

  17. Foi pênalti….. claro que foi.

    Agora levar sufoco do oeste um dos lanternas pra mim e demais .

    Nosso time não domina o adversário não impede o adversário de jogar seja ele quem for.

    Pequeno , grande qualquer um.

    Ou seja não tem o controle do jogo.

    Pode acontecer qualquer resultado parece um bando de índios em campo.

    Que tem que ver isso e o coach ele mesmo.

    Começou o jogo a mil terminou o primeiro tempo a 10 % …..não tem como acreditar nisso.

  18. O São Paulo começou arrasador, mas depois do gol encolheu , embolsou todo o jogo e deu sorte do adversário é o Oeste o pior time do paulistão se não poderia estar sendo derrotado. Quanto ao pênalti. Sandro Ricci? A bola já tinha passado fiquei em dúvida.

  19. Para tristeza dos analistas especialistas de coisa nenhuma, toma aí os gols!!!!

    Chupaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

    Vaaaaaaai São Paulooooooo, vai gigante!

    Demitam o técnico a culpa é dele!!!!

  20. Ironia do destino?

    Cornetas foram pular carnaval (ou pescar) e o SP fez gols?

    Teoria bizarra por teoria bizarra eu tbm posso né?

  21. Coincidência? Depois que saiu o inútil Vitor Bueno, o São Paulo atropelou o Oeste. Um jogador que foi trocado pelo craque Raniel (6 por meia duzia) não pode ser titular do São Paulo.

  22. Goleada. Partidaça do Dani Alves. Desencanto do Pato. Bons momentos do time. Diniz mexendo bem e acertando a equipe. Santos e Corinthians perdendo. Que dia pros cornetas, hein? Vão passar o carnaval pulando ou pescando, frustrados.
    Vamos, São Paulo!

  23. Ate que enfim nao vou ler ninguem metendo o pau no Diniz e o no Daniel, hoje estes dois acertaram na
    mosca, parabens tricolor, todo mundo de parabens. Aos poucos nosso tecnico vai ganhando confiança
    dos jogadores e da torcida.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!