4×0: Goleada com show de Pato que faz 2, Dani Alves faz 2 e árbitro de novo erra em penalidade; São Paulo lidera grupo e cala cornetagem

FOTO: MARCELO HAZAN

O São Paulo voltou a vencer depois de três rodadas no Campeonato Paulista ao derrubar o Oeste na tarde de hoje (22) na Arena Barueri. E o retorno das vitórias veio com grande estilo: show de Daniel Alves e fim da seca de gols de Alexandre Pato para construir a goleada por 4 a 0 na sétima rodada do Estadual.

Com os dois tentos que marcou hoje, Dani disparou na artilharia do Tricolor na temporada com quatro gols. Já Pato voltou a balançar as redes depois depois de mais de seis meses — e logo em dose dupla. O último gol do atacante havia sido em clássico contra o Santos no Morumbi, em agosto do ano passado. Cuca ainda era o técnico são-paulino. Lembrando que ele foi assaltado em 2 gols contra o Novorizontino.

Na próxima rodada, o São Paulo, agora com 12 pontos e de novo na liderança do Grupo C, volta a jogar como mandante no Morumbi para enfrentar a Ponte Preta. O duelo está marcado para as 16h do dia 1º de março. No dia 2, uma segunda-feira, o Oeste visita o Mirassol às 20h no estádio José Maria de Campos Maia.

Os melhores: Daniel Alves e Alexandre Pato

A dupla de astros foi decisiva para que o São Paulo tivesse uma vitória confortável e elástica pela primeira vez na temporada. Daniel Alves, apesar da camisa 10 nas costas, se acostumou perfeitamente a ser um 8 clássico, que carrega a bola da defesa para o ataque, coordena todos os movimentos do time e desperta temor nos adversários.

Foram dois gols e dezenas de intervenções para facilitar a saída de bola são-paulina ou complicar a do Oeste. O terceiro gol resume tudo. Dani roubou a bola no campo ofensivo, tocou rápido para Pato e se apresentou para concluir na área. Já o atacante, que custou a pegar na bola, sobrou em disposição, ganhou divididas com zagueiros e encerrou o jejum de mais de seis meses sem gols.

O pior: Vitor Bueno

Apesar de ter sido importante para a construção da jogada do gol de Daniel Alves, Vitor Bueno teve uma de suas atuações mais apagadas sob o comando de Fernando Diniz. O camisa 12 pouco participou das ações ofensivas, foi presa fácil para os marcadores e ainda levou seguidas broncas do técnico por estar errando na recomposição defensiva.

Atuação do Oeste

O Oeste apresentou uma agressividade surpreendente após sair perdendo logo aos quatro minutos. Além de não conceder contra-ataques ao São Paulo, conseguiu criar as melhores chances do primeiro tempo e parecia prestes a complicar o jogo para os visitantes. Até que, de repente, tudo desandou com uma saída de bola lenta e desatenta.

Atuação do São Paulo

Um início arrasador e um segundo tempo mais firme nas disputas de bola levaram o São Paulo à vitória mais convincente na temporada. Apesar de alguns momentos de tensão pela dificuldade de recomposição defensiva, com Volpi salvando três contra-ataques do Oeste, o Tricolor foi intenso, objetivo e competitivo, sem deixar as virtudes que já haviam sido mostradas sob o comando de Diniz. A equipe não guardou posições em campo e buscou tabelas rápidas e infiltrações o tempo todo para golear.

Cronologia do jogo

O São Paulo precisou de só quatro minutos — e já depois de levar perigo em outros dois lances — para abrir o placar na Arena Barueri. Vitor Bueno enfiou para Reinaldo entrar nas costas da defesa e viu o lateral-esquerdo cruzar para trás. Daniel Alves pegou de primeira, sem deixar a bola cair, e marcou bonito gol.

Parecia um começo promissor do Tricolor, que depois se desorganizou em campo, marcou mal e contou com Tiago Volpi e a trave para evitar o empate do Oeste em contra-ataques. No fim da etapa inicial, houve melhora no São Paulo e o time ainda reclamou de um pênalti não marcado sobre Igor Gomes.

A partida foi retomada com muito mais vigor e divididas. O Oeste tentava incendiar o segundo tempo nos contragolpes e o São Paulo parava no próprio capricho ao demorar demais para finalizar seus ataques. No lance que mais representou essa tônica, uma arrancada de Antony viu a bola girar de um lado para o outro na área do Oeste três vezes, até que Dani enfiou para Igor Gomes chutar e Alexandre Pato aproveitar o rebote para ampliar e sair da seca, aos 20 minutos.

A tarde de festa para Pato ainda teve uma assistência na conta. Daniel Alves roubou a bola de Mantuan, que havia dado bonito chapéu em Hernanes, e acionou o camisa 7. Pato devolveu com açúcar e Dani invadiu a área sozinho para chegar aos 3 a 0 aos 28 minutos da etapa final. Para fechar a conta, já aos 42 minutos, Pato sofreu pênalti após linda jogada individual e converteu a cobrança com muita categoria.

Torcida pede e Diniz lança Hernanes

Foi praticamente imediata a decisão de Fernando Diniz de colocar Hernanes em campo após começarem os gritos da torcida pela entrada do Profeta na Arena Barueri. O técnico chamou o meia e manteve uma conversa de mais de quase três minutos até conseguir fazer a alteração — muito comemorada pelos torcedores — e tirar Vitor Bueno.

Ficha técnica: Oeste 0x4 São Paulo

Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)

Data: 22 de fevereiro de 2020, às 16h30

Árbitro: Raphael Claus Assistentes: Marcelo Carvalho van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa Cartões amarelos: De Paula e Alyson (Oeste); Juanfran (São Paulo)

Gols: Daniel Alves aos 4 minutos do primeiro tempo e aos 28 minutos do segundo tempo e Alexandre Pato aos 20 e aos 42 minutos do segundo tempo (São Paulo)

Oeste: Felipe Lacerda, Éder Sciola (Betinho), Renan Fonseca, Lídio e Alyson; Mantuan, Wallace Bonilha e De Paula; Bruno Paraíba, Matheus Oliveira (Marlon) e Roberto (Tite). Técnico: Renan Freitas

São Paulo: Tiago Volpi, Juanfran (Liziero), Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes (Pablo); Antony, Vitor Bueno (Hernanes) e Alexandre Pato. Técnico: Fernando Diniz

UOL

74 comentários

    • @aamorim1 A reclamação hoje vai ser que fizeram muito gols, e que o Diniz substitui certo, desequilibrou o jogo colocando Antony na esquerda, e etc…

  1. Belo jogo, São Paulo está jogando bem, ótimas tramas, passes, infitrações…
    Pato ganhando confiança na hora certa… antes da libertadores. Se for ver, ele já estava criando chances…bolas na trave, goleiro defendendo, bolas na trave.
    Diniz acabou lendo isso muito bem e tirou o Pablo (temia pelo pior).

  2. O time jogou muito bem. Igor Gomes e Antony dão outra dinâmica para o jogo. Só achei em alguns momentos o time muito exposto. Fora isso, acho que o time está jogando muito bonito.

  3. Espero muito que esses dois gols do Pato de confiança. Vitor Bueno essa ano caiu muito de rendimento, nem parece que está jogando.
    Bela vitória do tricolor hj, Antony e Igor Gomes dão outra cara pro São Paulo.

    • Emblemática a postura dele pegando a bola e convertendo a penalidade.

      Atitude, e na saída de campo ele exaltou o trabalho do FD que o vem resgatando como um dos mais técnicos e mais contundente finalizadores do nosso futebol.

    • Baita jogo do time. Juanfran e Vitor Bueno um pouco abaixo hoje.

      Acho que valeria a pena tentar manter o meio campo do jeito que estava, mas com Igor Gomes na esquerda, no lugar do Vitor Bueno. Se Hernanes não estiver bem, entrar com Liziero no meio campo já melhoraria a movimentação e marcação no setor, podendo auxiliar a saída de bola e liberar mais o Daniel Alves.

      O time vai evoluir muito ainda.

  4. Cumpriu a obrigação. Teve erro de arbitragem, mas não ficaram chorando como nos outros jogos. Precisa ter concentração. O jogo tem 90 minutos.

    Se tivessem mantido a concentração e feito o trabalho direito nas outras partidas, não precisariam ficar chorando erro de arbitragem contra os reservas do Novorizontino e afins.

    Que emendem uma sequência de vitórias.

  5. Grande vitória do poderoso oeste.

    Mais do que obrigação adimito que jogou bem o time mais tambem teve momentos que o poderoso oeste perdeu gols que não pode perde. Calma vamos com calma .

    • A comemoração aqui é porque finalmente os gols que o time já vinha merecendo saíram. Finalmente o erro da arbitragem não comprometeu o resultado do jogo. E finalmente tivemos uma vitória para dar confiança para os jogadores e sossego para o treinador trabalhar. É uma vitória importantíssima apesar de você desmerecer o adversário.

      Estamos em início de trabalho e é lógico que tem muita a coisa a melhorar, não só os treinamentos mas o desempenho de jogadores que ainda estão devendo. O importante é vermos uma clara evolução!

  6. Bom, como eu prefiro sempre ver o copo cheio, estou satisfeito… Por mim era esperado e entendo que o time vai evoluir bastante.

    Agora vou ver o copo cheio, mas de cerveja…

  7. Volpi 6
    Juan Fran 6
    Arboleda 6,5
    Bruno Alves 6,5
    Reinaldo 6,5
    Tchê Tchê 6
    Daniel Alves 8
    Igor Gomes 5,5
    Vitor Bueno 5
    Antony 5,5
    Pato 7,5
    Hernanes 5,5
    Pablo 5,5
    Liziero s nota

    • Acho q o I Gomes merece nota melhor. Quase todas as bolas ofensivas passaram pelos pés dele, e quase fez um golaço.

      O garoto tem vaga nesse time. Hernanes e Bueno que briguem por espaço entre si.

      Tchê tchê jogando muito para o time.

  8. Foi contra o Oeste foi sim……mas faz uns 5 anos que não vejo o time jogando desse jeito….muita evolução….anos anteriores era muito sofrimento para dar um chute ao gol…..a criação era de time de serie B…Diniz vem fazendo um belo trabalho e está no caminho certo…..nesse blog a maioria dos torcedores é pessimista e no meu entender não entende de futebol…principalmente o chatão do Scala

    • nesse blog a maioria dos torcedores é pessimista e no meu entender não entende de futebol…principalmente o chatão do Scala

      Então ilumine a todos nós com suas colunas cheias de saber! O blog sempre foi aberto ao torcedor. Ensina todo mundo aí como se pensa futebol.

  9. Juiz atrapalhou de novo e poderíamos até ter perdido no 1 tempo, pois juanfran e vbueno não entraram em campo, mas o Gomes e o Antony deram profundidade e o pato e o Dani arrebentaram, com o time melhorando com a troca do Bueno pelo Hernanes.

  10. Antony e Igor Gomes deram outra cara ao time….e ficaremos sem o Antony caso avancemos pras finais da libertadores. . Mais um parabéns pra diretoria….

    E o oba oba começou de novo… melhorou, mas ainda falta muito pro Diniz conseguir ser campeão…

  11. O time com Antony e Igor Gomes e outro patamar!!
    Achei o primeiro tempo preguiçoso, com falta de competitividade, especialmente na marcação.
    No segundo tempo o time foi bem melhor. Achou os espaços e finalizou.
    Pato desencantou e Daniel Alves deu ritmo no meio.
    Defesa ainda se posiciona mal em mts momentos.
    Não achei que foi pênalti, e o Oeste não é tudo isso. Então, pés no chão e Vms torcer!!

  12. Coincidência ter treinado mais finalizações e os gols terem aparecido? A arbitragem continuou nos prejudicando…

    – Muito boa escalação hoje!

    – Mesmo com uma abertura maior aos lados, o time manteve a tendência de afunilar, o que tenho gostado de ver: menos cruzamentos e mais infiltrações na área que terminem de frente pro gol.

    – Mais uma bela partida do Pato, que vem sendo o melhor jogador do time, atrás do Volpi.

    – Começo a achar que o Hernanes deva ser banco da função do Daniel.

    – O time querer brincar de Alemanha dentro da área sem a mínima necessidade é estimular o que aconteceu no clássico passado.

    – Recomposição defensiva continua uma peneira. A tal evolução não chega nunca na retaguarda.

    Semana tranquila com menos pressão, estão com a faca e o queijo na mão para melhorar. Está na hora de sacolar um grande. Só espero que não parem de treinar as finalizações.

    Bom feriado a todos!

    • Eu já acho que quem tem que sair do time é o Vitor Bueno, ou o Anthony, para a entrada do Hernanes no meio.
      4-4-2
      O jogo se ganha no meio de campo, e com mais um no meio, pode até trocar o Juanfran pelo Igor Vinicius, para laterais terem mais liberdade no ataque.

      • Ah, e defensivamente os times do Diniz não vão bem mesmo. Esse é o grande desafio para ele finalmente se firmar na série A como um bom treinador. Temos tempo.

      • Pois é, os treinos aumentaram, os gols apareceram. Não tem como piorar, pois função motora só melhora é com repetição mesmo.

        Eu sei que o Muricy é ídolo da galera, mas eu não vou na onda dele. Ele é só mais um da escola em que tática > técnica. É de se esperar que defenda o dito moderno Diniz. Principalmente se lembrarmos que em suas declarações ele sempre sapeca o jogador, a menos que seja um queridinho tático.

        Ah, e defensivamente os times do Diniz não vão bem mesmo. Esse é o grande desafio para ele finalmente se firmar na série A como um bom treinador. Temos tempo.

        Eu concordo que temos tempo. Mas como não vejo evolução alguma nesse departamento há 4 meses de trabalho é o que traz a preocupação. Já passou da hora do Diniz se tocar, porque a história da carreira dele é permeada disso. Precisa se reinventar urgentemente. Se conseguir, vai dar um salto de excelência que pode torná-lo técnico de ponta.

        Temos material humano pra bater o Flamengo, e na bola! Desde que não haja ilusão eufórica (e nem cornetagem de condomínio), pode dar muito certo.

  13. E aparentemente o elenco se dá bem. Atletas como Hernanes e Daniel Alves, por exemplo, são respeitados e eles por sua vez parecem tentar manter bom relacionamento com todo mundo.

  14. É sempre bom vencer. Algumas vezes é dever e outras, obrigação. Vencer sempre. Menos que isso, não é SPFC. Foi só o Oeste. Mas venceu. Cumpriu.

  15. Não obstante a fraqueza do pujante Oeste United, foi fundamental a goleada e o fim da zica do 🦆, além dos dois gols do Dani Alves, agora ele pode curtir o bloquinho dele em paz e a gente saborear a vitória e o tropeço dos rivais!!!

  16. Futebol é imprevisível mesmo. Pra mim essa foi a pior partida do time, desde a estreia no Paulista. Apesar do bom início, com pressão e gol logo, o time deu muito espaço, não criou mais e foi dominado pelo fraquíssimo Oeste.

    Começou muito mal a segunda etapa e até os 20 minutos não havia dado nenhum chute ao gol. A diferença, foi que a bola entrou e o juiz não atrapalhou no resultado. Depois do segundo gol, o time controlou o jogo e conseguiu concretizar as chances criadas.

    O importante hoje foi que o time teve calma, consegui ou tirar a “zica” e deve ter mais traquilidade para ganhar seus jogos.

    Time tem muito que evoluir ainda, principalmente com a entrada dos dois garotos Igor e Antony.

    Bom carnaval a todos. E vamos aproveitar a nossa vitória.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!