Sampaoli e São Paulo?

Sampaoli no São Paulo?

Amigos tricolores,

Sei que alguns torcedores novos, que não viram esquadrões que o São Paulo teve, poderão aqui me criticar dizendo que estou queimando o Fernando Diniz e que sou “modinha”, afinal no Brasil se a sua opinião vai contra a dos outros, você é ofendido, mas como dizem “prego que se destaca leva martelada” então, como tenho a coragem de falar, preciso entender que serei elogiado e criticado. A vida é assim! Não me abalo com as críticas, não me empolgo com os elogios.

Desde a chegada de Diniz ele não me convenceu!

Eu vi Cilinho, Carlos Alberto, Telê Santana, Muricy, Paulo Autuori, Osório e Bauza comandar o São Paulo e até recentemente a surpresa Diego Aguirre. Vi o São Paulo ganhar títulos e mais títulos com muitos desses ou fazer um papel digno em campo com outros, como chegar a semifinal de  Libertadores ou liderar o campeonato brasileiro.

Diniz ganhou o que para ser credenciado a treinar um dos maiores times do mundo? Ainda mais nessa longa fila que o time está e não temos esperanças de um futuro melhor. E nem adianta só colocar a culpa no Leco ou Rai, pois o Sr. Pato perdeu um gol feito no jogo contra o Corinthians que poderia nos dar os 3 pontos! É isso é culpa única e exclusivamente do camisa 7 tricolor! Certo que Raí e Leco trouxeram Diniz, isso eles tem muita culpa!

O futebol é a única área do mercado que premia a incompetência!

Alguém aqui acha que a Nestlé contratará um vice presidente de marketing que não tenha feito trabalhos brilhantes em outras empresas com crescimentos expressivos em vendas? Alguém acha que a Coca-Cola contratará um direto jurídico que perdeu a esmagadora maioria das causas em sua carreira? A Hyundai, na sua mudança de posicionamento de marca trouxe para seu departamento um dos mais premiado designers de carro do mundo, com longa carreira na Audi.

No São Paulo, um técnico que nunca mostrou nada de mais, nunca ganhou nada, nunca brigou por títulos é coroado para comandar o time e sair de uma incômoda fila. Olha, até Wagner Mancini fez um trabalho melhor, pelo menos, nos colocou em uma final, não levando goleada do Palmeiras no Allianz, pelo o contrário, eliminando o time da Tia Leila em sua casa. É prática do São Paulo ser goleado no Allianz.

Sampaoli já!

Tecnicamente falando, o time do São Paulo era muito superior ao time do Santos do ano passado, mas Sampaoli era o técnico santista. O Santos brigou pela liderança do campeonato brasileiro quase que ele inteiro. A superioridade do Flamengo, que na década de 90 pertencia ao São Paulo de Telê, não deixou o time praiano levar o título, mas o futebol ofensivo encantou. Como seria o futebol ofensivo do argentino tendo Pato, Daniel Alves, Anthony, Igor Gomes, Vitor Bueno, Pablo e Toró à disposição?

Só de imaginar o que dava para fazer eu já sinto vontade de chorar! Atualmente o argentino está desempregado e nós, com Diniz no banco. Sampaoli, vale lembrar não é um cara fácil e bate de frente com a diretoria, algo que o Leco não quer, afinal Sampaoli sabe o que é certo. Muricy não volta ao São Paulo enquanto Leco estiver por lá. Quem será que tem a razão nessa briga? Bem, o nome do Muricy é cantado nos estádios todos os jogos. O jeito de Sampaoli agradaria a torcida, mas não seus comandantes.

Sonho

Sei que tudo o que escrevi não passa de um sonho, mas se tirar o prazer de sonhar do torcedor fica o que? Porque títulos, esse ano, será bem difícil! Não acho que o São Paulo esteja tão mal, perdemos 4 pontos por erro de arbitragem, poderíamos estar com 13 pontos e liderando com folga nosso grupo, mas também, estamos longe do ideal.

Diniz e seu discurso de que a vitória não pode ser o parâmetro para um time, só mostra o quão derrotado ele é. Seria possível ele se tornar coach e deixar o São Paulo livre para Sampaoli? Essa é uma esperança que tenho, mas com as besteiras feitas no passado, hoje, o São Paulo não tem dinheiro para bancar o argentino.

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe

69 comentários

    • Em termos do que seria o ideal para o time, é lógico que o melhor seria o Sampaoli, aliás, já faz algum tempo que ele seria o técnico ideal. Ele ou o Osório seriam ótimos para o momento e para uma futura passagem de bastão para o Rogério Ceni, que já estaria mais experiente e enxerga futebol de uma forma parecida, ou seja, controle do jogo com posse de bola, mas com muita intensidade, tipo Liverpool.

      Acho que o Sampaoli montaria o time num 352 ou 343, com Bruno Alves Arboleda e Juanfran na zaga, com a saída de bola com Bruno Alves e Juanfran, e Arboleda mais na cobertura. Daniel Alves na ala direita, na sua posição, com Reinaldo ou Everton na ala esquerda. Tchê tchê e Hernanes, ou Tchê tchê e Liziero no meio, com Igor Gomes de enganche, jogando como jogava o Valdivia na seleção chilena treinada por ele. Pato e Antony na frente.

    • Mas já foi contratado. Agora é apoiar. Muito cedo pra começar a pesar na do cara, ainda mais depois de vários resultados onde a arbitragem interferiu diretamente.

      E o coro pelo Sampaoli é mais ilógico ainda. O cara, além de arrogante, pede reforços que o SP não tem caixa para trazer. Vai é arrumar briga com a diretoria, assim como fez nas sereias, pois aqui também está cheio de amadores. É um passo pra trás!

  1. Meu caro Zanquetta também vi esses treinadores e títulos citados! É vergonhoso o que fazem ha10 anos com nosso São Paulo! Não merecemos isso! Agora depois do Aguirre,vejo o Diniz como o melhor em estilo de jogo! Torço muito para que dê certo, essa torcida merece um título, aliás há muito tempo !

  2. Eu particularmente não gostaria de sampaoli por não concordar com algumas visões que ele possui mas tenho que concordar que é um bom técnico

  3. Acho que com algumas mudanças o time melhoraria
    Volpi
    Daniel Alves ou Igor Vinicius
    Arboleda
    Bruno Alves
    Liziero Lateral esquerdo
    Tchê Tchê
    Hernanes ou Shaylon como segundo volante
    Igor Gomes
    Anthony
    Everton ou Pato
    Trellez

    Colocaria o Daniel na lateral pois Juan Fran não se apresenta a linha de fundo recuava o Hernanes pois como meia o Igor Gomes está melhor e o Everton e o Anthony para dar mais velocidade ao ataque e Trellez tá no mesmo nível do Pablo ruim que dói mais pelo menos o Trellez é brigador e deve incomodar mais os zagueiros

  4. Há alguns meses atrás critiquei um post do Felipe, por querer comparar o Fernando Diniz ao Tele Santana, ainda bem que está sendo humilde em reconhecer, que o treinador não é o tudo que ele imaginou. Hoje analisando, temos vários problemas além do treinador. O Sampaoli, também não seria garantia de sucesso, mesmo estando anos luz a frente do aprendiz Diniz. O elenco montado com meias técnicos, lentos e condutores de bola, é um tônica na formação de elenco desde a saída do Lucas Moura: Ganso, Cueva, Vitor Bueno,… são exemplos desse pensamento de futebol. O Diniz do Athletico-pr e Fluminense ,infelizmente não evoluiu ao ponto de transformar o SPFC campeão.

  5. Maior erro foi manter Diniz com esses 90% de posse de bola, 100 finalização nenhum gol fica difícil ganha campeonato, ah alguns falam uma hora bola vai entra? Quando? Campeonato brasileiro foi pior ataque esse ano não faz gol aí fica difícil neh!
    Falta jogadores atacante faça gol um técnico estilo mesmo citado pra colocar ordem na casa, Porque Sr Diniz jogadores manda nele!

  6. Eu pessoalmente gostava bastante do estilo do Osório, acho que se tivesse tempo teríamos uma nova era de títulos. O grande problema hoje e nos últimos anos é a diretoria exercer sua autonomia até dentro de campo, dentro dos vestiários.

  7. Discordo!!! Se nos basearmos no time do ano passado, eu até concordaria que o Diniz não prestava. Lembro dos sacodes nos clássicos, das substituições que mais atrapalhavam do que melhoravam o time, etc…
    Chegamos a esse ano com muita descrença, inclusive eu. Mas o time melhorou muito. Vi quase todos os jogos neste ano e o time está muito melhor. Só de ver que não perdemos nenhum clássico! Outro fator, com o Vagner Mancini, empatamos com as porcas no sufoco!! Em 2020 jogamos de igual para igual e o volume de jogo, em alguns momentos, me faz lembrar o time de Tele. Ahh sim, ele sempre dizia: “Prefiro perder do que ganhar jogando feio”…. veja as entrevistas dele. Sampaoli realmente é muito bom, mas não é esse Deus todo!. Lembra da nota gasta pelo Sevilla no Ganso? Quem pediu e não usou? Lembra da nota que o Santos gastou com o Cueva? Ele usou em 2 jogos e deixou a bomba com o Santos. O Sampaoli seria um prato cheio para essa gestão. Venderia os bons e compraria os perebas por preços e salários altíssimos.

    • Há alguns detalhes a serem observados… Essa dele de pedir jogador e meia dúzia de partidas depois encostar o cara realmente não é legal mesmo!!

  8. Não adianta sonhar com Sampaoli, além do alto salário (até as peppas correram),e como disse o Felipe,Leco não vai querer um cara debulhando ele nas coletivas,Sampaoli cansou de deixar o Peres de saia justa em entrevistas,Diniz é o técnico dos sonhos da Diretoria,aceita o que dão, é barato e não reclama.
    Diniz não seria nem minha 5° opção, mas vejo alguma evolução no time e já que ele é o técnico e eu não tenho o poder de mudar isso,irei apoiá-lo.

  9. Acho a ideia maravilhosa mas hj é praticamente utopia, levando em conta que ele jamais aceitaria o modus operandi dessa diretoria de contratar jogador de empresarios amigos, sem falar que temos sérios problemas financeiros. Com certeza mudaria o patamar do nosso tricolor que hj é de mero coadjuvante pra protagonista ainda esse ano.

  10. O sampaoli tá aguardando p ver se o jesus irá renovar com o flamengo no meio do ano.

    Se isso n acontecer, abre-se a chance dele vir p cá. Porém 2mi por mês não dá. Ele teria q aceitar, no máximo máximo, uns 800 k/mês.

  11. Hoje os santistas se perguntam: como o Sampaoli conseguiu fazer este grosso Sasha brilhar no Santos. Tenho certeza que com este elenco, mesmo sem as 3 contratações que ele sugeriu, o São Paulo com o Sampaoli iria terminar a sofridao dos nossos torcedores.

  12. Com todo respeito a esses times mais Diniz é técnico para Guarani, America-MG, Paraná, Londrina ou Ponte Preta times de série B porque nem para o Bragantino serve que dirá para o maior do mundo SPFC. Sampaoli já com o que ele vai conquistar ele se paga.

  13. Sampaoli é aquele que não conseguiu fazer um time com o Messi jogar?

    Aquele que detona presidente?

    Aquele que falou que 3 reforços seriam suficientes, mas o time em questão anda atrasando salarios e não fez contrataçao alguma esse ano?

    Sonhem…
    Sampaoli foi sondado antes e não veio, agora que viu que no Flamengo não vai virar, vem com essa

  14. Algumas dezenas de treinadores incinerados nos últimos cinco anos.

    Finanças em frangalhos.

    Início de temporada e dos trabalhos do treinador atual.

    Respeitosamente, melhor que se sonhe acordado e com os pés no chão.

    Trabalhos de médio e longo prazos e mais responsabilidade.

  15. Atenção Fernando Diniz; a Internacional de Limeira perdeu hoje é o Mirassol só empatou. Não apronta amanhã. Nosso adversário é só o Oeste, hoje, um saco de pancadas.

  16. Sampaoli tem mais bagagem que diniz isso é fato mas não vale a pena trazer ele em nossa situaçao financeira caotica,sempre irei torcer pelo fernando diniz pois mesmo não sendo o nome dos sonhos é o que temos e não podemos pedir um cara que ia querer gastar mais dinheiro para montar uma equipe que nem teriamos certeza que ia dar certo.

  17. Sobre o Diniz, chama-lo de derrotado é mancada. De coach então, aí já é jogo baixo. Brincadeiras a parte, o Diniz é um cara que trabalha sério e merece respeito. Inclusive admiro muitas de suas ideias mas de fato as vezes ele não parece tão interessado assim em vencer, o que seria uma boa ideia, visto que esse é o objetivo do jogo.

    • Normalmente eu gosto de suas colunas.
      Mas nessa, confesso que parei de lê quando vi os nomes de Osório, Bauza e Diego Aguirre na mesma frase onde tinha Telê, Muricy, Autuori, Carlos Alberto.
      Sem nenhum preconceito, mas os três estrangeiros citados não chegam nem aos pés dos ícones mencionados na matéria.

  18. Normalmente eu gosto de suas colunas.
    Mas nessa, confesso que parei de lê quando vi os nomes de Osório, Bauza e Diego Aguirre na mesma frase onde tinha Telê, Muricy, Autuori, Carlos Alberto.
    Sem nenhum preconceito, mas os três estrangeiros citados não chegam nem aos pés dos ícones mencionados na matéria

  19. O Diniz tem uma escola e entendimento único de futebol, que ainda não deu certo, e que tenta implementar, ao contrário do Klopp que pensa em pressionar o adversário na sua saída de bola, por ficar mais perto do gol. O Diniz pensa em chamar o adversário para o seu campo de defesa, pra ter superioridade numérica no contrataque. Espero que um dia ele tenha sucesso, e tenha seguidores, mas por enquanto é teoria.

  20. Ficar falando de outros treinadores enquanto ainda temos um em começo de trabalho não ajuda em nada. Na verdade acho que o torcedor perde é moral pra falar da diretoria, pois está demonstrando que tomaria as mesmas atitudes que eles com essas várias trocas durante todos esses anos sem títulos.

  21. Estes pontos que o time perdeu até agora, irão fazer muita falta na fase decisiva, será mais um ano em que (caso venha a classificação), teremos pior campanha que os rivais, jogando sempre na casa dos caras e eles podendo empatar.
    Com nosso aproveitamento em clássicos recentes, já vimos como termina…

  22. Se, ao final de tudo, o Sao Paulo n tem grana pra bancar o Sampaoli, n precisava desse textao ou poderia troca-lo por Guardiola neste mesmo sonho.

  23. Bem simples….
    Sampaoli é superior a Diniz, ok…
    Mas…
    – Sampaoli custa caro. Muuuuuuuuito caro…
    – Sampaoli vai querer investimento em contratações boas: sem chance na atualidade…
    – Sampaoli reclama pra quem quiser ouvir e mais um pouco: leco jamais vai querer essa situação…

    Conclusão: vamos apoiar o Diniz, que além de barato, é trabalhador, está sim melhorando o time (claro,
    tem que melhorar mais), não fica pedindo contratação (talvez uminha… Rsss), não fica expondo os
    dirigentes (leco soltou um suspiro de alívio agora… Rsss).

    O óbvio fala por si.

  24. Nas condições atuais eu sou a favor da continuidade do Diniz até o fim do ano. Vou torcer muito para que façam gols e consigam os resultados. Já falei, semi final no paulista e CB, quartos na libertas e quarto no brasileiro são metas possíveis de atingir. Enquanto ao Sampaoli, deixa para o ano que vem.

  25. Elocubrar a contratação do Sampaoli e eu comprando uma Lamborghini tem a mesma chance de se concretizar.
    Mas também jamais colocaria Aguirre, Bauza e Osório no mesmo texto que Telê, Cilinho, Muricy ou Minelli
    Já nos desclassificada do campeonato nos roubando 5 pontos, éramos para estar na liderança absoluta, agora seja o que Deus quiser

  26. Essa é apenas minha opinião! O São Paulo ta quebrado, não tem como bancar o salario de um tecnico de ponta como Sampaoli ou outro nome do mesmo escalão. O Diniz tem seus erros, suas falhas, isso todo mundo sabe. Mas é o que temos pra hoje. O Diniz ganha na casa de 200K por mês. O Sampaoli aceitaria isso? E outra, ele disse que faria o SPFC forte com 2 ou 3 reforços. Quem aí acha que esses reforços são baratos?

    Infelizmente, esse ano será de buscar a superação. O time conseguiu competir bem contra Palmeiras e Corinthians esse ano, ou seja, podemos sim disputar no mesmo nível contra times de ponta.

    “Ah, mas o time não faz gol!” O caminho é esse mesmo! Temos um pouco de criatividade, temos um bom elenco, jogadores que já começam a se destacar individualmente.

    Não torço pro Diniz! Não torço por estatísticas!

    Torço pro SPFC!

    Saudações tricolores

  27. Sampaoli? Como é que é? Ai não dá, pega os últimos trabalhos dele, foi chutado de todos os clubes e sempre chutado entra com processos contra os clubes, um treinador que monta esquadrão mas não segura rojão.

    Diniz não tem cacife para time grande, mas já que está empregado, melhor apoiar já que não foi o Raí e nem o Leco que pediram por ele, foram os jogadores, não esqueça deste detalhe.

    E outra Leco não vai contratar treinador que peita presidente, que exige jogador x, y e z a custa do clube e deixa um rombo pior.

    Ganso no Sevilha contratado a peso de ouro, Sampaoli deixava o cara de lado.

    Imagine ele fazer isso com algum jogador no SPFC.

    Não, basta o que ele fez no Santos.

    Se quer um treinador, Aguirre, com pouco fez muito além da capacidade dele. Bauza, idem. SPFC precisa de técnico que sabe ser paizão, mas sabe cobrar numa boa sem diminuir o indivíduo.

    Saudações tricolores, ganharemos o Paulista e a Libertadores, já que tu pode sonhar com o argentino Sampaoli, eu posso com os títulos!

  28. Que o Sampaoli é mais técnico que o Diniz isso é fato. Ano passado acompanhei os jogos do Santos do Sampaoli. Na maioria dos jogos o Santos dominava o adversário, mesmo que não ganhasse todos.
    O estilo do Sampaoli tem tudo que me agrada: transições rápidas, intensidade, ataca com vários jogadores na área do adversário, joga dentro e fora de casa do mesmo jeito… E a vantagem do Sampaoli é que ele arruma o time em pouco tempo. Com 10 dias de treinos ele já deu uma cara ao time do Santos.

    Do jeito que o São Paulo joga hoje não vai passar da primeira fase da Libertadores. Acho o time do Diniz lento e previsível.

    Caro ou barato é questão de custo-benefício.

  29. Sampaoli não vem, salário altíssimo e com um elenco como o nosso que praticamente colocou o Diniz como treinador do time, não daria certo por aqui.

    Se for pra mudar de técnico e reformular tudo, deixem pro ano que vem! Sem Leco e cia ltda.

    • Esse negócio de salário alto é relativo. Um técnico do nível do Sampaoli vale pelos 4 que o São Paulo teve no ano passado. Querer economizar com técnico em um clube como o São Paulo é como querer economizar com palito de dente em casamento. hahaha

      A verdade é que nenhum técnico resiste sem resultados. O mês de março pode ser decisivo pra sequência do Diniz. Eu só sou a favor da troca de treinador, já no fim de março, se for pra trazer alguém como Sampaoli ou o Miguél Angel Ramirez. Ficar trocando um técnico nota 7 por outro nota 7 é que não vai adiantar nunca.

  30. Coluna bisonha. Ano passado o cara entrou no final. Nitidamente esse ano a forma de jogar já mudou. Ano passado não finalizavamos, esse ano somos recordistas em finalizações. A pontaria de quem finaliza que tem que melhorar. O time joga pela linha de fundo, sabe jogar desde a saída de bola com o goleiro. Tem volume de jogo. Pressiona a saída. Mas erra finalização. Sem contar a operação de 3 jogos pela arbitragem. Torcedor é uma praga mesmo. Reclama da troca constante de técnico, mas é o primeiro a pedir a cabeça do mesmo. Eu acredito no trabalho do Diniz. E3nao tenho dúvida que ele já mudou a cara é o estilo de jogo do time. Só não vem quem tá de má vontade

    • Amigo nao sei que jogo voce assisti que temos jogada de linha de fundo, nossos laterais nao fazem a ultrapassagem para linha de fundo nenhuma vez….e isso nao é de hoje, .tecnico perdido nas substituições, time esta buscando melhorar, hoje nao trocaria Diniz, mas no amanhã tudo pode mudar, Vamos torcer , São Paulo ganhando todos ganham.hoje placar Oeste 1 x 2 SP

      • Pelo menos de tudo que pontuei, como opinião minha, vc só discordou de uma coisa. Mostra que talvez eu não esteja errado no meu comentário. Sem sequência, não tem trabalho bem feito. Esse é o principal ponto pra mim. Mas já sabemos o que vai acontecer,: perdeu um clássico, o cara vai cair. Aí todo mundo fica feliz. A torcida que pede a cabeça e a diretoria que já tem um culpado. E segue o baile dos últimos 12 anos.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!