Em matéria para o Globo Esporte, Sandro Meira Ricci que acompanhou de perto os erros contra o São Paulo de arbitragem, deixou claro o ponto de problemas dos árbitros hoje em dia e de quem os escala erroneamente:

“Os árbitros são amadores e estão errando mais do que o normal. Isso não é só no Campeonato Paulista nem só contra o São Paulo. Basta assistir a outros campeonatos estaduais para o cenário se repetir.

A Comissão de Arbitragem escala mal, colocando árbitros experientes para apitar jogos menores e árbitros inexperientes para apitar clássicos. Cria regras que limitam as opções de escolha dos árbitros, tipo não permitir que um árbitro apite a mesma equipe na sequência. A burocracia supera o mérito! Neste sábado, Raphael Claus, um dos melhores árbitros de SP e do Brasil, estava apitando no interior, enquanto o promissor Douglas Marques apitava o clássico paulista. Pelo histórico de polêmicas nos últimos jogos do São Paulo e pela importância natural de um clássico estadual, essa escolha não foi prudente.

A Federação Paulista, a exemplo da CBF, não profissionaliza seus árbitros, mas mantém uma estrutura de arbitragem inchada que não entra em campo. O modelo de preparação dos árbitros, com minitemporadas e reuniões esporádicas, está falido há anos e ninguém faz nada. Os árbitros precisam treinar todos os dias, assim como os jogadores.

Os clubes sabem de tudo isso e nada fazem, a não ser reclamarem quando são prejudicados. Os clubes têm muita força nas Federações e na CBF porque são eles que elegem o presidente. Deveriam cobrar a profissionalização dos árbitros e da gestão de arbitragem imediatamente. Mas preferem esperar a polêmica para criarem suas teorias da conspiração.

Já passou da hora de levarem a sério o problema do amadorismo da arbitragem brasileira que perdura há décadas.”

https://globoesporte.globo.com/blogs/bastidores-da-arbitragem/post/2020/02/16/de-quem-e-a-culpa-pelos-erros-de-arbitragem-contra-o-sao-paulo.ghtml