Meu avô Felipe pintou seu coração com as cores do maior dos clubes alvinegros, Ceará Sporting Club. Já meu pai, originalmente rubro-negro carioca, muito devido a influência das rádios cariocas junto aos estados nordestinos, se tornou tricolor muito por conta da ida de seu primo, meu tio, Fernando Sátiro, para atuar pela equipe em 1958. Lá meu tio fez história.

Titular na partida de inauguração do Morumbi, em 1960, coube também a ele e tantos outros de seus companheiros, dentre eles o magistral Poy, vender carnês em prol do término da construção do então maior estádio particular do mundo, o Cícero Pompeu de Toledo.

Por conta de meu pai, José Renato Sátiro Santiago, nasci são-paulino. Em 13 de setembro de 1970, no dia da vitória por 1 a 0 frente o Corinthians, na partida que consolidou a conquista do campeonato paulista daquele ano.

Ao longo de nossa história, jamais dependemos de recursos financeiros públicos, nem de benesses irregulares de torcedores ocupando altos cargos públicos para construirmos nossos ativos, tampouco conquistar nossas taças. Não por acaso que enquanto construímos nosso estádio, jamais levantamos uma taça sequer, uma vez que tudo era investido para construir ‘nossa casa’.

Coisa alguma foi conquistada nos campos enquanto um de nossos maiores entusiastas e tantas vezes dirigente, Laudo Natel, foi governador do maior estado da federação. Ainda assim, independentes de nossos dirigentes, ser tricolor paulista é um estado de espírito, um certificado.

Nossa história foi, é e sempre será construída nos campos, assim como nossas conquistas, que não dependem de revisões pontuais, convenientes e equívocadas. Todos sabemos da importância de nossas taças tão logo elas são conquistadas.

Certamente por isso, ser são-paulino é algo que supera as vitórias de nossos atletas, ainda que sejamos os únicos brasileiros tricampeões mundiais de futebol, donos de recordes mundiais de atletismo, de títulos mundiais de boxe e de tantos tantos outros.

Me orgulho de torcer pelo único clube que carrega dignamente o nome da maior das cidades e dos estados brasileiros. 

Parabéns São Paulo Futebol pelos 90 anos.

José Renato Sátiro Santiago