E começou o Paulistão!


Amigos tricolores,

Escrevo esse artigo antes do jogo entre São Paulo e Água Santa, pois o objetivo dele não é dar a minha visão sobre o jogo em si, mas sobre o São Paulo. O primeiro jogo da temporada não é parâmetro para nada. Se o São Paulo golear, a torcida PlayStation, já vai colocar o time como campeão, essa mesma torcida, que se o São Paulo perder, colocará o time como o pior time do mundo!  Entendo que o futebol é paixão, mas é cada torcedor perdido que vemos nas Redes Sociais, que penso se não seria bom fazer um exame toxicológico para credenciar alguém a torcer pelo nosso tricolor. Enfim, brincadeiras à parte, vamos a análise.

Esperamos títulos?

Diferente da atual diretoria, nós, torcedores, esperamos sempre por títulos. O São Paulo não é time para disputar o campeonato, é time para disputar o título, entretanto, isso não tem ocorrido com frequência, porém, a torcida nunca perde a sua esperança que dias melhores virão. Essa década, que se encerra esse ano, de 2011 a 2020 foi péssima para o São Paulo. Apenas um título de uma Sulamericana, que nem vou falar o que eu acho desse torneio ou vou insultar a torcida PlayStation que se acostumou a títulos pequenos e que deve contar Florida Cup e Copinha como título, porém, espero, sinceramente, que o ano em que termina mais uma década, termine o jejum do São Paulo!

Ano passado, disputamos uma final Vale lembrar que perdemos no final do jogo, dentro da casa adversária, jogando de igual para igual. Uma final, cada time tem 50% de chance de vencer, é do futebol. Aquela final nos deu uma certa esperança, porém, 2019 se encerrou e nossos títulos foram: time grande não cai, time que não perdeu para o Flamengo e time que trouxe Daniel Alves. E pode ter certeza, há quem comemore isso!

Reforços

Diferente de outros anos, não houve pacote de reforços. O que, por um lado foi bom. Está rodando uma lista nos grupos de WhatsApp que mostra a lista de “reforços” de 2016 a 2019, que conta com: Mena, Kelvin, Ytalo, Douglas, Robson, Jean Carlos, Sidão, Wellington Nem, Neilton, Maicosuel, Jonata Goméz, Aderllan, Edimar, Valdivia, Régis, Carneiro, Bruno Peres, Léo Pelé, Willian Faria, Biro Biro, Calazans e Raniel.

Bem, olhem pelo lado positivo, pelo menos não ter reforços evita que Raí, Leco e Pássaro tragam para o São Paulo jogadores como esses, ou até, evita que Itube ou Tardelli apareçam pelos lados do Morumbi!

Time atual

Como venho dizendo há tempos e mantenho meu posicionamento. No papel, o São Paulo está ótimo! Goleiro, defesa, meio e ataque. Só falta funcionar tudo. Escrevi na semana passada que os reforços do São Paulo estão dentro de casa, a começar com Pato, Everton, Pablo, Hernanes começarem a jogar bola. Anthony ser mais estável, Igor Gomes ter mais sequencia. Daniel Alves aceite a lateral e com um lateral esquerdo melhor, o time estará pronto, mas precisa jogar, não?

Espero que os jogadores que podem render muito mais, efetivamente possam jogar o que sabem. Eu sei que o Pato, por exemplo, está desligado e talvez estivesse desmotivado, mas ele se mostrou interessado no começo desse ano. Será em campo que deverá provar, mesmo que, por hora, Helinho esteja treinando melhor. Esperar para ver, mas eu acredito em nosso São Paulo!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – http://www.livrotelesantana.com.br/  – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe

Anúncios

17 comentários

  1. Me chamou a atenção no jogo do Agua Santa, a decadência física do lateral Juanfran! Ainda bem que tem contrato justo, só até o final do ano, e o SPFC comprou o Igor Vinicius e tem o Sena da base para o próximo ano.

  2. Vamos aos fatos: Leco realmente e o pior presidente que vi no tricolor. Rai cometeu muitos erros e deveria sair. O conselho sempre foi inativo e conivente com a formula de trabalho de Juvenal, Aidar e agora Leco. Mas qto ao time, sejamos honestos: o elenco e mto bom. A preparacao fisica e fisiologica que foi um caos no ano passado foi trocada, ha jovens mto talentosos como antony, igor gomes e lizieiro. Ha perfis de lideranca positiva como hernanes, volpi, juanfran e daniel alves. Ha opcoes no banco para alterar a forma de jogar como Pato, igor vinicius, lizieiro, everton ou o proprio hernanes que hj e banco. Diniz e mto melhor treinador do que a maioria aqui comenta, quem viu o fluminense jogar sabe como ele potencializa os jogadores. Durante alguns meses foi sensacao no atletico pr elimando inclusive o sao paulo. No Audax fez de italo, camacho e tche tche jogadores mto efetivos. Diniz parece que aprendeu que o time nao pode ficar tao exposto como fez nos ultimos trabalhos. Na minha opiniao, precisamos de um zagueiro com melhor saida de bola apenas. Nossa consistencia em 2020 passa por tres fatores: salarios em dia, permanencia de antony e igor gomes e Leco se manter de boca fechada. Com isto, creio que iremos longe nos diversos campeonatos que temos.

  3. Deve-se sim comemorar o titulo da Sulamericana. Afinal é título internacional, se tu não comemorou, uma pena.

    Saudações tricolores

  4. O que seria uma torcida PlayStation? Ter torcedores que são mais otimistas, realistas ou pessimistas?

    O autor parece também ser torcedor PlayStation pois não acha um título da Sulamericana grande coisa? O time que ganhou em 2012 era um bom time, praticou um bom futebol e merecidamente conquistou o título, quem fez papelão foi o time argentino.

    Primeiro escreve que o clube tem que jogar pra ganhar títulos e depois parece desmerecer uma conquista?

  5. Meu Deus.

    Mena, Kelvin, Ytalo, Douglas, Robson, Jean Carlos, Sidão, Wellington Nem, Neilton, Maicosuel, Jonata Goméz, Aderllan, Edimar, Valdivia, Régis, Carneiro, Bruno Peres, Léo Pelé, Willian Faria, Biro Biro, Calazans e Raniel.

    Tira só o Leo Pelo que é um bom reserva dessa lista.Raí destruindo o SPFC.

  6. Eu com 58 anos comprei um playstation 4 para “os meus filhos” que cresceram com nintendo. O FIFA 2020 não tem SPFC, mas o PES tem, né?

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!