Hernanes e Daniel Alves podem jogar juntos?

Antes de responder, voltemos um pouco no tempo. Se perguntassem a qualquer torcedor do São Paulo há um ano quais seriam seus dois reforços dos sonhos, muito provavelmente ouviriam: Hernanes e um titular indiscutível da seleção brasileira tipo… tipo um Daniel Alves.

Pois bem. Ambos foram contratados, um no início do ano, outro no meio da temporada. E não foram o sucesso imaginado. Nem de .

Os dois estiveram juntos na primeira escalação de Fernando Diniz como treinador do São Paulo. Justamente naquele duríssimo empate com o Flamengo no Maracanã: 0 x 0. O meio-campo tricolor naquela partida teve Luan (no centro), Dani Alves (pela direita) e Hernanes (pela esquerda).

Ao longo do Brasileirão, pela questão da adaptação de Daniel Alves e pelos problemas físicos de Hernanes, a dupla se separou. Dani Alves passou pela lateral, pelo ataque e voltou ao lado direito do meio-campo, na armação das jogadas. Hernanes passou a entrar durante as partidas, até virar um reserva de luxo; com participação ativa no vestiário, mas sem participar dos jogos em campo.

Agora, Fernando Diniz – com a ausência de Igor Gomes, servindo à seleção pré-olímpica – resolveu juntar a dupla de novo no esboço do São Paulo para começar a temporada 2020; a outra novidade é a presença de Helinho na vaga de Antony, que está na seleção pré-olímpica também. Mas isso é assunto para outra coluna…

Vai dar certo?

Depende…

Tecnicamente, não há discussão . São dois jogadores muito acima da média. Taticamente, também não. Os dois sentem-se confortáveis no triângulo armado por Diniz. Dani Alves na direita. Hernanes pela esquerda. Com Tchê Tchê no centro.

A questão parece ser física. Dani Alves é um fenômeno nesta parte. Hernanes sentiu muito na temporada passada. Jogou com dores, fora de forma, teve várias lesões. Trabalhou nas férias para começar bem a temporada.

Mas mesmo com os dois na ponta dos cascos, algumas questões permanecem. O time fica muito técnico, mas lento. Também passa a ter pouca “pegada”.

Com Daniel Alves e Hernanes, o São Paulo parece ter um time ideal para partidas contra times mais fracos, fechados, em casa. A dupla não seria tão recomendável assim para partidas mais duras, sobretudo fora de casa – o 0 x 0 com o Flamengo, no Maraca lotado, é a exceção que me confunde o meu diagnóstico acima.

Para não ficar no muro, responderia o seguinte. Dani Alves e Hernanes podem sim, jogar juntos. Mas depende da partida e da circunstância. Eu escalaria os dois para a estreia no Paulista, contra o Água Santa, no Morumbi. Não escalaria os dois juntos, contra o Palmeiras, dias depois, fora de casa. E você?

Torcedores.com

Anúncios

35 comentários

  1. Em boa forma física, não há problema algum que joguem juntos…

    Nenhum time pode desprezar dois craques como esses, pensando se podem ou não jogar juntos ..

  2. Hernanes e Dani Alves no meio é um erro grave . Já falo por antecipação . O futebol moderno exige meias rápidos e dinâmicos . Me estranha um cara que se diz atualizado escalar os 2 juntos

  3. Na minha opinião sem dúvidas que eles podem jogar juntos , mas não os usaria dessa forma com esse triângulo no meio campo. Penso que nessa armação , com um volante ao centro e dois de lado , esses dois de lado precisam ser jogadores de muita mobilidade , de muita força física para fazer o box to box , jogarem de área a área , e não vejo no Daniel Alves e Hernanes juntos por alí essa condição.

    Acredito que o melhor seria o Daniel Alves jogar ou pelo lado direito ofensivo ou até mesmo na lateral direita mesmo , e ao lado do Hernanes nesse momento sem o Igor Gomes o parceiro ideal pra mim seria o Liziero. Honestamente preciso ver o Hernanes jogar para só assim ter a certeza que ele pode novamente ser titular , pelo fim de temporada que teve tenho minhas dúvidas. O futebol jogado hoje requer muita intensidade , e ter o Hernanes , Daniel Alves e Juanfran escalados juntos me faz crer que perdemos um pouco nesse quesito , tenho pra mim que a escalação de meio campo que atende essa exigência seria com o Tchê Tchê , Igor Gomes e Liziero , que são três jogadores jovens , leves , com boa técnica e força física.

    A temporada está no início e o desafio está lançado , agora cabe ao Diniz encontrar as melhores soluções para alcançar as vitórias.

  4. Hum vai fazer 35 anos…outro 37 anos. Eu acho que não vai funcionar, não vão conseguir ir…atacar…voltar…recompor…marcar…roubar bola…puxar contra ataque…durante 90 minutos.
    E ainda temos Juanfran, já com idade avançada!
    E ainda temos Reinaldo, que não é bom marcador!
    No futebol de hoje…muito intenso e com muita velocidade no ataque e na defesa. Temos 4 de 10 que não tem o vigor físico necessário.
    Pode até funcionar com alguns times, mas com Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Santos, Grêmio, Inter, Atlético Mineiro, Athlético Paranaense…isto no Brasil…aí de fora temos outros times…

    • Léo Natel é uma incógnita .
      Vai uma fresquinha aqui : Reading estaria negociando com o Liziero .
      Opinião : 10 a 12 milhões de libras é um valor considerável

    • Será? Ou vai virar um Ademílson, um Lucas Evangelista, um Lucão? Esse exercício de adivinhação é muito fácil de fazer no sofá. Difícil é optar por renovar ou não com um moleque que com 22 anos que ainda não vingou em lugar nenhum e depois ficar com 4-5 anos de contrato com o cara encostado, sendo emprestado pra lá e pra cá.

      Nessa aí a diretoria não tem de ser criticada. Vá com deus. Provavelmente não vamos nem nos lembrar desse moleque mais pra frente.

  5. Os 2 no meio de campo, não! Se Dani Alves for lateral ou jogar na posição do Anthony, talvez. Mas, pra mim, é inconcebível um time que já está sem Anthony e Igor Gomes deixar Liziero e Everton no banco.

  6. Hj em dia não, a não ser que o Daniel Alves volte a ser escalado na lateral e o Hernanes como o terceiro homem do meio de campo, e concordo com o escriba, em jogos difíceis fora de casa, não os colocaria juntos, aliás, não botaria, mesmo separados, os dois para jogarem todos os jogos…

  7. Sem chance de Hernanes e Daniel Alves jogarem juntos no meio campo e dar certo. Hernanes deveria pensar em ser o nº5. O kra que arma o jogo de trás com passe de qualidade e poder de marcação razoável. DA poderia jogar na função do Antony ou de ala num 3-5-2 ou 3-4-3… Mas hernanes e DA juntos nao acho que funciona.

    • Recuar o Hernanez e uma excelente ideia.
      Seria bom ele jogar feito o Pirlo, marcando, lancando mais, e encontrando espacos.
      Mas nao sei se ele mesmo quer isso.

  8. No Meio Campo? Não!

    Mesmo em boa forma física creio que os dois estão lentos na marcação. A não ser que o SPFC for jogar com apenas um atacante e 5 no meio campo para ter 3 correndo por eles.

  9. Não queriam jogar para frente?

    Não temos como contratar jogadores jovens, rápidos, no auge e muito técnicos.

    É o que dá para fazer com esse estilo de jogo que insistem em implantar.

    Não dá certo por condições financeiras, por falta de conhecimento do técnico e por falta de mão de obra adequada.

    É isso ou tentar montar o time com garotos sem experiência.

  10. Quando se fala em jogar no meio de campo, existem dezenas de possibilidades.
    Só a prancheta do Diniz por enquanto sabe como ele quer que os 2 joguem.
    Esse historia de desenho tatico, posicionamento que a imprensa conta, qdo a bola comeca a rolar, na maioria das vezes, nao tem nada haver …

  11. O que não dá é pra jogar bem com os 3 juntos… Hernanes, Dani Alves e Diniz…. um bom técnico sabe montar um time para os dois jogarem juntos….

  12. Obviamente que sim.
    Daniel Alves como lateral direito, como ala/winger pela direita e Hernanes como segundo meio campista ou até terceiro num esquema com 3, 4 ou 5 meias respectivamente.

  13. Eu nao vejo os 2 jogando juntos no 4-3-3, somente e jogadores de meio campo. Acho possível em um 4-4-2 ou em um 3-5-2.

    Acho que daría liga no 3-5-2, com Luan-Liziero-Igor Gomes-Dani Alves e Hernanes.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!