Só o São Paulo precisa (e como) do Paulistinha

A expressão Paulistinha tem vários donos, mas foi popularizada sobretudo por são-paulinos em meados dos anos 2000. Com o time tricampeão brasileiro, campeão da Libertadores e do Mundo, o esvaziado Estadual só poderia virar um diminutivo.

Diminuindo e desprezando o campeonato local, o São Paulo parece ter atraído uma praga. Não ganha o Paulistinha desde 2005, e parou de ganhar os outros torneios também. O São Paulo está na fila. E a maior fila é justamente a do Estadual.

Depois de 15 anos, o São Paulo não pode se dar ao luxo de continuar ignorando o Campeonato Paulista, como provavelmente os rivais Palmeiras, Corinthians e Santos farão. O Paulistinha voltou a ser Paulistão pelos lados do Morumbi.

Até fazer sua estreia no “Grupo da Morte” da Libertadores (o torneio “xodó” dos torcedores), fora de casa, numa altitude insana, o São Paulo já terá disputado oito partidas pelo Paulistão, incluindo os clássicos contra os rivais mais indigestos – Palmeiras (segunda rodada, fora de casa, onde nunca venceu) e Corinthians (sexta rodada, no Morumbi).

Nessas oito primeiras rodadas (a largada é contra o Água Santa…), o São Paulo precisa dar um sinal positivo ao seu torcedor. A diretoria precisa, Fernando Diniz (que tem a grande chance da carreira) precisa e os jogadores precisam. Dos times grandes do futebol brasileiro, é o São Paulo o que mais precisa do Estadual.

A conquista do Paulistão tiraria o São Paulo da fila? Nos tempos atuais, a resposta correta é: NÃO! Mas… Certamente tiraria um peso monstruoso dos ombros dos jogadores e dos torcedores, facilitando a retomada das vitórias em torneios mais importantes; assim como foi em 2005, por sinal. Vencendo o campeonato deste ano, o São Paulo ganha o direito de rebatiza-lo de Paulistinha em 2021. Mas só se ganhar…

Arnaldo Ribeiro

Anúncios

17 comentários

  1. Tem que jogar pra ganhar todos os campeonatos que disputar!
    Mas não acho de extrema importância começar com os titulares as primeiras rodadas. Melhor que a pré temporada seja bem feita e que o time chegue forte física, técnica e taticamente na Libertadores e na fase final do Paulista, para isso seria bom não forçar os jogadores no início da temporada, talvez um revezamento, colocando os jogadores só1 vez por semana em campo.

  2. Sai da fila, sim. E ganha ânimo novo pra sequência da temporada, porque não?

    Quem sabe não ocorre algo parecido com o que ocorreu em 2005 (que por sinal foi o ano do último título estadual)?

    Resta-nos torcer.

  3. Esse negócio de ignorar paulistinha é conversa pra boi dormir. Na primeira fase os times só estão preocupados em não serem eliminados precocemente (não passar vexame). Normalmente o título não vale muita coisa (neste caso pro São Paulo está valendo somente por causa do jejum), mas todos sabem que esse campeonato derruba técnico.
    E quando chegar no mata-mata alguém duvida que algum desses times não vá jogar pra valer? Ninguém dá nada de graça e título é título. Pior que dependendo dos climas nos clubes, derrota em clássico pode instaurar uma crise.

    Não tem esse negócio de os rivais provavelmente ignorarem… vai todo mundo levar nas coxas até o mata-mata e chegando lá, a atenção se voltará para esses jogos finais do campeonato. Eu qualquer desses clubes entrar com time reserva ou poupar jogador em clássico no mata-mata.

  4. Como não vale nada?
    Perguntem para seus amigos galinhas(com mais de 50 anos) se o título de 1977 quando eles estavam a 23 anos sem título se valeu vencer o Paulista.

  5. É possível ganhar o Paulista e começar bem a Libertadores neste primeiro semestre. Não tem nada de priorizar não, sem desculpas agora.

    Técnico mantido, elenco sem mudanças, jogadores descansados. Pelo menos mostrem honra com o manto e joguem futebol!

    Diniz, Leco, Raí e cia limitada última chance de mostrarem alguma coisa este ano!

  6. Flamengo vem com tudo , e vai dominar o futebol brasileiro este ano , acertou hj a contratacao de Pedro , vai manter Gabigol , o time mais forte do Brasil ja acertou este ano com Pedro Rocha , Gustavo Henrique , Thiago Maia , Michael e Pedro , e outros clubes como São Paulo e Palmeiras nao conseguem contratar ninguem .

    • Em “tese” Flamengo tem tudo pra dominar, só esquecesse de dizer que, na atitude soberba e esnobe do Jorge Jesus em entrevista ao Marca (Jornal Espanhol) é certeza que estarão no Mundial novamente! – nas palavras dele.

      Então calma lá, essa tese ai, pode não concretizar-se.

      Ainda que o SPFC esteja devendo e muito, calma ai né, somos tri do mundo, eles não são e foram tão soberbos que nem ganharam do Liverpool e ainda tiveram a capacidade de dizer jogamos de igual pra igual, quem o fez fomos nós em 92/93.

      Então vamos torcer pra sim esse ano ser melhor que 2019 e esquecer os rivais.

  7. O planejamento da atual direção é não ter plano. Vai fazendo e pensando dia a dia. Agora no frigir dos ovos vão querer ganha até campeonato de várzea que aparecer pra disputa.
    Atlético Paranaense tem dados mostras de como fazer futebol profissional e ter resultados. É simples, apenas copiem.
    A titulo de constatação, perceberam como o Atlético Paranaense estava voando fisicamente no final do Brasileirão? Será que isso é acaso ou é resultado de um planejamento profissional onde o Clube prioriza campeonatos de grandeza maior e deixa de lado o Estadual pros garotos pegarem ritmo, se destacarem e depois formar parte da equipe principal?

    Ah, não deu certo. Blz, vamos começa do zero novamente porem antes de iniciar procurar os erros, elimina-los e então recomeça.

  8. O Paulistão é muito importante sim para nós, que estamos há tanto tempo na fila, fiquei muito puto quando perdemos no finalzinho do jogo ano passado, mas que o Arnaldo Ribeiro e setores da torcida não se enganem, pois se o domínio do Flamengo se confirmar, todos os nossos rivais paulistas vão com tudo disputar o Estadual, pois, como em 2019 pode ser o único título que o futebol daqui levará…

  9. Flamengo da um banho de gestao , conseguiu os emprestimos de Thiago Maia e Pedro com valor de compra estipulado e ainda se livrou de Rodinei , Rodolfo.e conseguiu vender Reinier pro Real , e Berrio pro futebol mexicano.

  10. Que fase… Eu particularmente acredito que estaduais nem deveriam mais existir. Mas eh o que tem pra hoje. E estou pra dizer que a depender do que acontecer nessas 8 primeiras rodadas a gente ja vai ter um bom panorama de todo o resto – ou ganha confianca e parte pra disputar uma Libertadores digna, ou a coisa ja desanda de cara.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!