Até o momento sem anunciar contratações para a temporada 2020, apenas a compra em definitivo de Igor Vinícius, o São Paulo encontra dificuldades para ir ao mercado por conta dos problemas financeiros. Enquanto não consegue buscar oportunidades na janela, o clube terá o retorno de alguns jogadores que estavam emprestados, não têm futuro definido e podem ser aproveitados. Assim, o LANCE! mostra como foi o desempenho de cada um no período.

Por conta da saída de Raniel para o Santos, uma vaga para a reserva de Pablo foi aberta. Dessa forma, quem pinta como candidato a ganhar uma nova chance no Tricolor é Santiago Tréllez, que esteve emprestado ao Internacional em 2019. Seus números no Colorado (nenhum gol em 13 jogos), porém, não empolgam, mas pelas dificuldades financeiras, pode ser avaliado após as férias.
​
O último gol do colombiano foi no dia 2 de setembro de 2018, no empate em 1 a 1 entre São Paulo e Fluminense, pelo Brasileirão, no Morumbi. Sua última partida aconteceu em 17 de agosto de 2019. De lá para cá foi apenas opção de banco e não houve o interesse por parte dos gaúchos de ficar com o atleta.

Tr̩llez Рatacante РInternacional Р29 anos
13 jogos (8 como titular)
0 gols
1 assistência
Último jogo: 17/8/2019 – Fortaleza 0 x 1 Internacional – Brasileirão da Série A

Dois jogadores que voltam tiveram bom desempenho individual apesar de fracassos nos clubes em que atuaram. São os casos de Jonatan Gómez, rebaixado para a Série B com o CSA, e de Paulinho Boia, rebaixado para a Série C com o São Bento. A chance de o argentino ganhar chance é maior, mas no momento a continuidade de ambos para 2020 é tratada como improvável.

Paulinho fez 25 partidas com o time de Sorocaba na segundo divisão nacional, marcou três gols e deu duas assistências. Nas estatísticas do Footstats ele foi o líder em média de dribles certos (1,9 por jogo) e o terceiro que mais acertou dribles (49) na competição. Já Gómez foi o principal jogador do CSA, marcou 5 gols e deu três assistências em 26 jogos pelo Brasileirão da Série A.
​
Paulinho Boia Рatacante РṢo Bento Р21 anos
25 jogos (22 como titular)
3 gols
2 assistências
Terceiro com mais dribles na Série B: 49 certos e a maior média: 1,9 por jogo
Último jogo: 30/11/2019 – América-MG 1 x 2 São Bento – Brasileirão da Série B

​Jonatan Gómez – meia – CSA – 30 anos
26 jogos (25 como titular)
5 gols
3 assistências
Último jogo: 4/12/2019 – Chapecoense 3 x 0 CSA – Brasileirão da Série A

Shaylon, no Bahia, e Araruna, no Fortaleza, tiveram desempenhos médios em clubes que tiveram boa temporada e conquistaram títulos. O meia foi campeão baiano, já o volante conquistou o estadual cearense e a Copa do Nordeste. Ambos são considerados jogadores técnicos, serão avaliados por Fernando Diniz e têm chances de serem aproveitados no elenco da próxima temporada.

Araruna – volante – Fortaleza – 23 anos
21 jogos (17 como titular)
0 gols
0 assistências
Último jogo: 8/12/2019 – Fortaleza 2 x 1 Bahia – Brasileirão da Série A

Shaylon – meia – Bahia – 22 anos
30 jogos (11 como titular)
5 gols
4 assistências
Último jogo: 8/12/2019 – Fortaleza 2 x 1 Bahia – Brasileirão da Série A

Os dois últimos da lista, porém, tiveram passagens discretas pelos seus últimos clubes e terão dificuldade para conquistar espaço para o ano que vem. São os casos de Everton Felipe, no Athletico-PR, e de Brenner, no Fluminense. A dupla volta ao Tricolor talvez em situação pior do que saíram. O ex-Flu ainda tem a vantagem da idade e de ser prata da casa, portanto seu potencial no clube é conhecido, mas o ex-Furacão, que foi comprado em definitivo, deve sobrar.

Everton Felipe – meia-atacante – Athletico-PR – 22 anos
5 jogos (2 como titular)
0 gols
0 assistências
Último jogo: 13/10/2019 – Athletico-PR 0 x 2 Flamengo – Brasileirão da Série A

Brenner – atacante – Fluminense – 19 anos
6 jogos (3 como titular)
0 gols
0 assistências
Último jogo: 18/8/2019 – Fluminense 0 x 1 CSA – Brasileirão da Série A

Essas peças devem estar na reapresentação do elenco no dia 6 de janeiro, no CT da Barra Funda. Resta saber se alguns deles seguirão para o CT de Cotia, no dia seguinte, para aperfeiçoar os treinamentos de pré-temporada de olho na estreia do Paulistão, no dia 22 de janeiro, contra o Água Santa, no Morumbi.

Lance!