Um fato esta última semana chamou a atenção de muitos sãopaulinos, principalmente os que acompanham mais de perto as nuances políticas.

O outrora ferrenho crítico da gestão Leco, criador do movimento Resgate Tricolor, Ignacio Barreto, agora participa ativamente da vida da base aliada de Leco mesmo sem ser conselheiro, apenas é sócio.

Em 2017, como podemos ver nos posts, Ignacio batia firme. Chegou a dar entrevista ao Blog do São Paulo com Fernando Benincasa, este último, persiste na cobrança e insatisfação com a gestão que só piorou.

Ele foi um dos que visitou o CCT em 2017 com as Organizadas e depois disso, algo mudou. E o Blog, apoiador do Resgate na época e inclusive do próprio Ignacio, quer entender o motivo de tanta felicidade hoje ao lado de Leco sendo que nossa situação é vergonhosa, a gestão digna de pena e fracassada, que humilha o torcedor.

Coincidentemente, após o pico do Movimento Resgate Tricolor, cuja entrevista vocês podem ler no Blog do São Paulo pois não foi apagada, o twitter do Resgate Tricolor apagou TODAS as críticas ao Leco e sua gestão:

E no twitter do próprio Ignacio, só temos posts de Janeiro de 2018 em diante, apagando as críticas anteriores:

Segue a matéria em que o próprio Ignacio Barreto detonava a gestão Leco, antes de se aliar e estar dentro dos amigos de Leco:


O que queremos entender é como um idealizador de Movimento tão opositor e crítico, passou a ser tão íntimo e feliz com a atual gestão, uma vez que estamos numa draga cada vez maior.

O Blog procurou o próprio Ignacio para que exponha seu ponto de vista por escrito e explique ao torcedor que assinou um abaixo assinado tão rico e cheio de apoio contra Leco o que houve.

1 – Ignacio, qual o motivo de ser um líder oposicionista e logo após o encontro com Leco e seu staff em 2017 num momento de crise, você ter apagado todas as críticas de suas redes sociais, ter mudado o tom e hoje atuar como assessor de um dos pilares da gestão Leco, Carlos Belmonte?

R: A questão posta não corresponde aos fatos.Nunca fui líder oposicionista,até porque nunca participei da política do clube.
Sou um associado do clube, onde sempre convivi com pessoas da situação e da oposição. Fiz parte do Resgate Tricolor, o qual nunca se configurou como um movimento oposicionista. Surgiu a partir de torcedores, de forma espontânea, sem conotação de situação x oposição, tanto que decidi me afastar, justamente no momento em que algumas pessoas se apropriaram de uma iniciativa espontânea para transformá-lo em palanque político. A partir do momento em que houve essa distorção, saí.
Frequento quase todos os dias o clube e a partir daquele momento fui conhecendo as pessoas e me aproximei muito da diretoria social, e hoje sou um assessor voluntário dessa diretoria.
Tivemos uma enchente que devastou o clube e isso nos aproximou ainda mais, podendo no dia a dia ajudar na reconstrução geral do clube que frequento e amo e acredito que temos realizado um grande e duro trabalho de reconstrução do mesmo.
Podemos destacar a construção da academia, reforma total do campo society, pintura geral das quadras poliesportivas e de tênis, recuperação das quadras de saibro, reforma do piso dos ginásios G1, G2 e G3, nova sala do COTI, recuperação total das piscinas, entre outros feitos.
Tudo isso com apoio total da diretoria social comandada por Carlos Belmonte, Nelson Ferreira e João Salgueiro isso tudo somado ao apoio incondicional do Presidente Leco.


2 – Hoje, o clube vive um momento ainda pior que em 2017, 2018 e 2019 estão estourando o auge da vergonha do torcedor, aumento de dívidas, escândalos, gestão horrenda financeiramente, planejamento ruim, perda do valor do clube no mercado, queda de ST, entre muitos outros. O que o faz continuar ao lado da gestão que outrora o fazia tão revoltado mesmo com o clube assim?

R: Meu amigo Alexandre Zanquetta, o tempo nos ensina que na vida existem dois tipos de pessoas: os que não têm projeto, não possuem ações propositivas e alimentam-se do caos para tentar alguma visibilidade; e, em contrapartida, um segundo time, o qual faço parte, que é constituído por aqueles que, diante de situações adversas, optam por contribuir com ideias e ações para melhorar o entorno.
Todo clube-nação, com milhões de torcedores, enfrenta situações de instabilidade com a ausência de títulos. A pergunta que colocaria a todos os torcedores e leitores do seu prestigiado blog é: – Diante do seu clube do coração, passando por uma fase difícil, você jogaria pedra ou tentaria contribuir de alguma maneira?
Resolvi contribuir.


3 – Qual sua contribuição internamente para as mudanças positivas do clube que o faz continuar ao lado da gestão Leco?

R: Toda ação positiva é essencial a todo clube de futebol. A instituição São Paulo sempre primou por amparar seus associados. Então, nesse sentido, como voluntário na parte social, auxilio na organização do camarote dos sócios, colaboro em campanhas para ações de novos sócios, entre outras ações para o crescimento da instituição. Muitas pessoas restringem o São Paulo aos jogos do profissional, mas a instituição que compreende diversos segmentos, dos torcedores das arquibancadas, passando pelo clube social, os eventos sociais, as equipes de basquete, de vôlei, os esportes sociais, as categorias menores, até chegar no futebol profissional, a grande paixão de todos.

4 – O Blog recebeu uma informação de que você teria uma empresa e/ou seria engenheiro da empresa que presta serviços no Morumbi, ou teria atuado de forma direta ou indireta no muro do Morumbi para recuperação após enchente. Isto é verdade? Explique-nos, por favor se profissionalmente você também tem vínculo com o clube.

R: Como voluntário, restrinjo-me a ajudar na parte social da entidade. Principalmente em tempos de crise sempre emerge a indústria de mensagens sem lastro com a realidade. Todos sabemos da isenção e imparcialidade do seu prestigiado blog, eu não poderia afirmar, por exemplo, que seu meio de comunicação na internet recebe apoio financeiro de sócios ou empresa de sócios. Isso seria leviano.
Finalizando, não presto nenhum serviço direto ou sou engenheiro de empresa que executa serviços para o SPFC. Tenho minha própria empresa há 16 anos.


5 – É real que você trabalha para se tornar conselheiro? É por isto que continua aliado da situação atualmente no poder?

R: O trabalho que desenvolvo para o São Paulo se limita ao de um torcedor que tenta contribuir para que a instituição se desenvolva. A história nos mostra que não há registro de retomada sem uma mobilização ampla e unitária. Todos, conselheiros ou não, com boas ideias e boas iniciativas, podem contribuir com o São Paulo.
Independente se serei ou não conselheiro, estou ao lado da diretoria por entender que trabalham de forma séria, logicamente, enfrentando problemas que todo grande clube tem.


6 – Como você enxerga o 2020 do clube, o que você acha do São Paulo virar SA e o que o faria novamente ser oposição se apenas a situação atual do clube não é suficiente?

R: O São Paulo é uma instituição democrática, formada por milhões de pessoas, que vivem a diversidade de pensamentos na unidade do seu clube do coração. As visões diferentes de mundo são essenciais à instituição. Atualmente, há uma comissão que estuda todas as variáveis positivas e negativas sobre uma possível transformação do clube em empresa. Sendo uma questão que necessita de amplo estudo, encontro-me em uma fase de analisar os argumentos e contra-argumentos de ambos os lados antes de tomar uma posição.
Conhecendo os dois lados como conheci e conheço tenho absoluta certeza que escolhi o melhor e o mais capacitado lado, não por isso me tornei inimigo de ninguém. Vivemos em uma democracia.

Blog do São Paulo