São Paulo só depende de si para garantir uma vaga direta à fase de grupos da próxima edição da Copa Libertadores, entretanto, as atuações recentes dos comandados de Fernando Diniz vêm deixando o torcedor um tanto quanto ressabiado em relação à possibilidade de o time assegurar o principal objetivo da temporada. Com apenas quatro rodadas restantes, as condições não são as mais adversas para o Tricolor, o grande problema são as oscilações.

Daniel Alves e companhia podem garantir a tão sonhada vaga direta à fase de grupos da Libertadores em duas rodadas. Atualmente na sexta colocação do Campeonato Brasileiro, com 54 pontos, o time do Morumbi evita a tão temida participação na Pré-Libertadores se vencer o Vasco em casa e o Grêmio fora, e Internacional e Corinthians perderem seus respectivos dois próximos jogos.

Nesta quinta-feira, o São Paulo recebe o Vasco, às 20h30 (de Brasília), no Morumbi. Já no domingo, dia 1 de dezembro, visita o Grêmio, em Porto Alegre, às 19h. O Internacional, por sua vez, receberá o Goiás, no Beira-Rio, quarta-feira, e, posteriormente, visita o Botafogo, no sábado, às 19h. Já o Corinthians enfrenta o Avaí, em Itaquera, quarta, às 21h30, e no domingo visita o Atlético-MG, às 18h, no Independência.

O grande problema é que o São Paulo não vence há quatro rodadas. Após as derrotas em pleno Morumbi para Fluminense e Athletico-PR, o time empatou com o Santos na Vila Belmiro e, no último domingo, ficou no 1 a 1 com o Ceará, no Castelão, sofrendo o gol de empate já nos segundos finais da partida. Justamente por isso, pensar em triunfos diante de Vasco e Grêmio, nesta altura do campeonato, pode soar como otimismo exacerbado.

É importante lembrar que Grêmio e São Paulo também protagonizarão um confronto direto pelo quarto lugar da tabela. Dependendo das combinações de resultados, ambos podem chegar à 36ª rodada sem a vaga na fase de grupos da Libertadores garantida. Desta maneira, o jogo alcançará outras proporções e como o Tricolor gaúcho vem apresentando um futebol muito mais consistentes que o Tricolor paulista, Fernando Diniz e seus comandados terão de mostrar algo que até agora vem faltando: solidez.

Veja os confrontos de cada um dos concorrentes à última vaga na fase de grupos da Libertadores:

35ª rodada
São Paulo x Vasco
Corinthians x Avaí
Internacional x Goiás

36ª rodada
Grêmio x São Paulo
Botafogo x Internacional
Atlético-MG x Botafogo37ª rodada
São Paulo x Internacional
Ceará x Corinthians

38ª rodada
CSA x São Paulo
Corinthians x Fluminense
Internacional x Atlético-MG

Gazeta Esportiva