Renato Gaúcho, no São Paulo, é impossível?

Amigos tricolores,


Essa é uma possibilidade, diria, hoje, remota, mas ela existe. No ultimo jogo do Grêmio, o técnico Renato Gaúcho deixou no ar, bem ao seu estilo, que pode deixar o time de Porto Alegre em 2020. Com as suas recentes conquistas, Renato é um dos poucos técnicos no Brasil que sabe, que saindo do Grêmio, pelo menos uns 15 times da Série A vão procurá-lo para comandar seus elencos no próximo ano. Santos e Flamengo, com os técnicos, ao lado de Renato, mais badalados talvez fossem os únicos times que não procurariam o ex-atacante, porém, no momento em que escrevo esse artigo, ambos, também não estão garantidos para 2020. Sampaoli quer mudanças no Santos, ou não vai permanecer. Jorge Jesus, com o brilhante trabalho que fez no Flamengo está sendo especulado em times da Europa. Ambos, apenas para deixar claro, se sairem de Santos e Flamengo o farão por vontade própria e não por trabalhos ruins.

Eu queria Renato no São Paulo!

Esse artigo, como sempre explico, é um texto que expressa a minha opinião, logo, há quem concorde e quem não. Nada mais normal. Para mim, ao lado dos já citados técnicos estrangeiros, Renato é o melhor da atualidade. Basta ver os técnicos dos times da série A, exceto Sampoli e Jorge Jesus, qual técnico é melhor que Renato? Qual fez o que ele fez em 3 anos com o Grêmio? Mano do Palmeiras? Carille ex-corinthians? Luxa do Vasco? Marcão do Fluminense? Abel do Cruzeiro? Zé Ricardo do Inter? Rogério Ceni do Fortaleza? Adilson do Ceará? Diniz do nosso São Paulo? Bem, embasada a minha opinião, volto, a dizer, para mim Renato é, na atualidade, o melhor técnico brasileiro em atividade. Se você discorda, tem meu respeito a sua opinião.

Ele não é um Telê Santana, mas Renato é um cara que entende o jogo como poucos. Ele tem peito para enfrentar jogador mimimi e não ficar passando a mão na cabeça de mimado. Com ele joga quem está afim. Patos da vida, ou entram na linha, ou buscam outro time, aliás, deixando claro ser uma pena, pois o Pato é um excelente jogador, para o (baixo) nível do futebol brasileiro, muito acima da média, mas está mais preocupado em usar Jequiti do que jogar bola. Pena, pois ele afim e em forma, estaríamos bem melhor na tabela!

Mas será que ele resolve?

Bom, ai, o negócio é mais embaixo, pois para ele realmente resolver, ele vai precisar de carta branca, coisa que nosso presidente jamais dará! Não acredito que ele indique jogadores meia boca como outros técnicos indicaram, como exemplo, o atacante que nunca fez gols, Calazans. Renato teria que chegar com status de estrela, status esse que ele sempre buscou com polêmicas, piadas e muito futebol. Ele teria que chegar com total liberdade de tirar jogador A, B ou C. Mandar buscar time quem não tem condições de jogar no São Paulo. Sabemos que pode vir Sampaoli, Jorge Jesus, Guardiola, Zidane, Mourinho, que o problema é mais embaixo, na verdade, mais em cima!

Mas em 1994…

Não gostar do Renato Gaúcho, tudo bem, cada um tem uma visão sobre as pessoas, ainda mais um que está sempre envolvido em polêmicas pelo o que fala, que na minha visão, é bem melhor um cara assim do que aquele quieto, esse, pelo menos você sabe o que e como pensa. Os outros, nem sempre. Alguns torcedores estão dizendo que ele não pode vir para o São Paulo, porque em 1994, ele vestiu a camisa do São Paulo e assinou com outro time.

Se eu bem me lembro, ele deixou claro que estava negociando com outro time, mas mesmo assim, o presidente do São Paulo, confiante em seu poder de negociação, pediu para ele vestir a camisa e se apresentar a imprensa. Não deu! Me lembro de ter ficado bravo, pois ele era um baita jogador que ia ajudar muito o São Paulo de Telê. Não deu, paciência, agora, deixar de trazer o melhor técnico do Brasil da atualidade, por causa de um problema de 25 anos atrás? É para esses torcedores que digo, que merecem, caras como Oswaldo Oliveira, Adilson Batista, Carpegiani, Fernando Diniz, Ney Franco, Ricardo Gomes.

Olha, para esses, vou contar um segredo. Em 2020, Zé Ricardo, Jair Ventura, Carille, Felipão estarão sem emprego. O que acham? Geninho, Givanildo, Ederson Moreira estão por ai, hein…

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – http://www.livrotelesantana.com.br/  – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe

Anúncios

36 comentários

  1. Não sai do Grêmio…..e hj nosso principal problema não é técnico, não que eu ache o Diniz uma blz, mas se olharmos a quantidade de técnicos que passaram ultimamente, chegamos facilmente a esse pensamento.

  2. Para mim, qualquer um dos 3 cairiam muito bem, Sampaoli, que já disse que não vai ficar no Santos, Renato Gaúcho ou Rogério Ceni (esse é impossível, jamais voltaria com o Leco na presidência). Manter o Diniz seria um erro do mesmo tamanho do desastre de ter efetivado o Jardini, cairia em março e jogaria todo o planejamento do ano pelo ralo novamente.

    E vou além, o novo treinador tem que ser contratado agora, mesmo que não assuma este ano, para já projetar 2020, se o Sampaoli já comunicou ao Santos que não renovará, já deveriam estar negociando com ele para ajustar o planejamento de 2020.

    • Concordo com você amigo, Diniz tem potencial para ser um grande treinador, mais para o São Paulo e na atual situação, não segura a bronca. Com Leco tivemos bons momentos com Bauza e Diego Aguirre porque são treinadores experientes e treinaram grandes clubes. Eu tentaria o Sampaoli mesmo com sua personalidade rústica. O maior erro do Leco foi apostar em treinadores como Doriva, Ricardo Gomes, Dorival Júnior, Ceni e o pior de todos, Jardine. Cuca é treinador para início de planejamento e não para salvar de fracassos. Porém, em 2020 teremos a grande notícia que é o fim do seu mandato, hoje qualquer um é melhor que esse cidadão.

  3. Por isso que o tri-mundial segue nessa apatia sem fim!
    O São Paulo não é uma panela, embora a gestão interna mostra isso!
    Temos que cobrar profissionalismo de quem toma decisão!
    Óbvio que a torcida pode e deve opinar e influenciar nas escolhas!
    Cogitar Renato Gaúcho como técnico não é nenhum absurdo, só por conta de um episódio desastroso do passado!
    Já esgotamos toda nossa cota de ídolos do passado que estão em atividades! Só resta mesmo o Lucas Moura!
    Está na hora de apostar e sair desse amadorismo!
    Eu apoio a contratação do Renato, tem tidos resultados, controle de grupo, mostra brio e personalidade!

  4. Renato Gaúcho, acredito que assumirá a seleção, talvez até ele já aguarda o convite e assuma. Tite já deu e com a seleção jogando do jeito que está…

    Hoje o melhor nome na minha opinião é Sampaoli, nem o Mano que tá bem no Palmeiras eu queria ver por aqui.

    O único defasado que eu queria ver no São Paulo para ver onde ia dar era o Luxa! Acredito que muitos tricolores tenham essa vontade! Kkk

  5. O Felipe que um dia escreveu que o Diniz poderia ter o DNA tricolor de um novo Tele, hoje pede o Renato? A diferença dos técnicos estrangeiros para os Brasileiros, não é exatamente tático, Flamengo e Santos são os times mais intensos durante os 90 minutos. Nenhum jogador profissional aqui no Brasil tem respeito, e nem se arrisca a se lesionar, pra correr pelos técnicos tupinquins; vejo com exceções: Renato, por ser parceiro dos atletas, e carta branca do clube onde é ídolo, e Rogério Ceni, por ser maior que os atletas do Fortaleza; o mesmo conseguiu no início do SPFC impor isso, só que foi sabotado, pela venda de jovens, deixando o time lento. Não acredito em Renato como técnico ideal, por dois motivos: pelo alto salário e sem garantia do custo beneficio, e por ter personalidade forte; bateria de frente muito rápido, com algumas estrelas veteranas e os gestores, que o derrubaria deixando um passivo muito alto para o clube, que já não anda muito bem das pernas.

    • Muito bem lembrado!! Ele ainda fecha o texto colocando o Carille e Felipão no balaio de treinadores medíocres, sendo que São os dois últimos campeões brasileiros, até domingo. Com ainda o fato do Felipão ser um técnico campeão mundial (sim teve o 7×1 depois, mas todo treinador já levou goleada). Tem que aprender a respeitar os profissionais, mesmo que sejam rivais.

  6. Eu li só o título, porque, opinião de torcedor comum, aqui tem aos montes. Mas seria um bom nome, boa entanto, não acredito na vinda do mesmo uma vez que seu salário é altíssimo e todos já sabemos como anda as finanças do tricolor. Vai acabar sendo essa ” íngua ” do Diniz mesmo. E que Deus tenha misericórdia desses pobres corações tricolores no ano de 2020.

  7. Eu gostaria de ver Sampaoli ou – na imossibilidade- Osório.

    Mas entre Renato Gaúcho e Fernando Diniz o cara ficar com o Diniz está de sacanagem né haha

    Diniz conseguiu piorar o trabalho – que só era razoável – do Cuca.

  8. Vendo o trabalho realizado nesses últimos dez anos, analisando jogo agradável de se assistir e resultados vejo: Sampaolli como consolidado, Eduardo Coudet em ascensão, desde o belo trabalho no Rosário até o Racing, e de Brasileiro, gosto do Tuca Ferreti, pela agressividade de suas equipes, e imposição de disciplina e respeito sobre o ambiente do clube.

    • Tica Ferretti já declarou que jamais treinados times do Brasil, por dinheiro nenhum. Disse que lá no México os treinadores ganham tanto ou mais que aqui e são muito mais respeitados.

  9. Renato Gaúcho fez todos os São Paulinos de idiotas, e já reconheceu “publicamente” não gostar da cidade de São Paulo.
    Quero ele muito longe do Morumbi, na verdade o Renato deu continuidade a um ótimo trabalho do Roger, te organizado, agora quero ver pegar um São Paulo e dar jeito, vide outros times que ele já treinou Fluminense chegou em final de Libertadores mas perdeu, e sem ser no Grêmio você lembra de algum time?? Não tem, Renato Seleção. Para.
    Não gosto do Tite “seleção brasileira” mas o Tite e muito melhor.. muito.
    Vamos esperar.

    • O JJesus quando chegou tomou gradando Bahia e tomou sapecada de time ruim sulamericano e quase se deu mal na libertadores. Mas ficou.
      Sampaoli, tomou algum.as sapecadas, foi goleado por alguns times, mas ficou.

      Nossa diretoria que não aguenta 3 meses.

  10. Especulando do ponto de vista do Renato: recusou esse mesmo Flamengo quando foi sondado. Deve estar muito arrependido. Agora fica cobrando a diretoria do Grêmio por reforços, mas vai ser difícil competir com o Flamengo e Palmeiras de novo. Mesmo indo pro Palmeiras, difícil formar equipe pra entregar Flamengo logo de cara. O SPFC deve poupar ano que vem, mais difícil ainda. Sem falar da nossa diretoria. Renato entrou numa sinuca. Ou torce pro Tite cair ou se reinventa, principalmente se vier pro futebol Paulista. Renato nunca sofreu pressão da torcida e imprensa daqui.

  11. Cara, leio o blog correntemente, e, vira e mexe, caio na sua coluna, Felipe. Na maioria das vezes, discordo das suas opiniões, mas já cheguei a concordar, em poucas oportunidades.
    Agora, pedir o Renato? Esse picareta; um oportunista (,no pior sentido da palavra), inclusive com o nosso clube de coração?
    Bicho, pensa no que esse cara realmente interferiu como técnico. Ganhou Copa do Brasil e Libertadores herdando o trampo de outro cara. Quando precisou ser técnico, contra o Real, no Mundial, o time dele não deu UM chute no gol.
    Nem vou falar de 2019, quando, fora os ridículos 5 x 0, perdeu, em casa, pros reservas do Flamengo.

  12. Se o Diniz sair eu prefiro o Luxemburgo, o professor com o trabalho que tá sendo feito no Vasco , ele ta precisando de um clube grande pra treinar , ele se reinventou ta atualizado , fez um time medíocre bater de frente com o tão babado flamidia, mostrou que se tivesse um time com uma zaga sólida , que é o nosso caso , pois tem tirado leite de pedra , imagine ele pegando o nosso time que só ta faltando um pouco mais de ideias no ataque , poderemos bater de frente com qualquer equipe . #vemprofexo#luxanosaopaulo

  13. Nossa realidade é Fernando Diniz. Não sei o motivo de tanta matéria sobre algum técnico para o São Paulo?
    2020 é ele no comando, pelo menos no início do ano e Leco presidente até o final do seu mandato. Triste mas é isso.

  14. Temos que apostar no Fernando Diniz mas ficar de pe atras. Na verdade o problema do SPFC na minha opiniao nao é de tecnico. È de jogadores…Carrega um elenco pesado, com salarios altissimos que nao trazem retorno para o time Pato, Daniel Alves, o proprio JuanFran Não merecem o salario que ganham, principalmente Pato que ja deveria ter sido negociado com alguem, mesmo perdendo dinheiro ainda teremos lucro. Daniel Alves é bom, porem nao vale um milhao e meio por mes. Temos que resolver nossos problemas financeiros, quem sabe olhando a receita do Flamento. Pra começar fora Leco ! Ja se sabe que com ele a coisa nao vai….e depois reformular tudo Presidencia, Diretoria e jogadores. Trazer jogadores com raça. Esses que estao ai estao longe disso !

  15. Usou o SPFC a época e voltaria a fazer isso atualmente pra barganhar junto ao Grêmio.
    Acho que valeria acampanes em peso
    #vemSaoPaoli2020

  16. Na verdade ele não vestiu a camisa, apenas posou segurando a camisa do São Paulo a insistente pedido do presidente da época Fernando Casal Del Rey, isso em 1997 e não em 1994!

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!