” 1) Torcida: os números não mentem que o torcedor é presente no Morumbi. Porém, minha crítica é quanto as cantos, que são sempre os mesmos. Precisamos de renovação e cantos que tragam a torcida comum. Com esta mesma ação que você está provendo, acredito que o Marketing do SPFC poderia copiar, presenteando com uma camisa torcedores que criasse cantos novos. Assim, aproximando torcedor e clube e criando uma identificação maior.


2) Plano sócio torcedor:  várias ações nesse tópico.a) estamos na era digital. Seria importante um app específico do plano de sócios – Eu não encontrei nada.
b) O plano de sócio, além de premiar quem paga mais (por exemplo, dando vantagem de compra de ingresso), deveria valorizar quem tem mais tempo.
c) incentivo a torcedores que moram longe (por exemplo, 200 km da capital). Por exemplo: O plano de R$30,00 mensais (R$360,00/ano), poderia ser convertido em uma camisa, que tem valor muito baixo para o clube, para quem completasse 12 meses de sócio.


3) Pacote temporada: Por exemplo, o SPFC faz 18 jogos em casa no Brasileirão. Por que não destinar uma % dos ingressos disponíveis por setor para compras antecipadas com, por exemplo, 50% de desconto. Isso traria dinheiro em caixa já no início da temporada e ajudaria no planejamento.


4)  Morumbi: Com a arena Palmeiras perdemos a arrecadação com o aluguel do Morumbi para shows. Não dá para agir proativamente criando um departamento de eventos no SPFC, externo ao futebol, para promover grandes shows?  Ao invés de alugar, teríamos toda a receita.


Parabéns pela iniciativa. Ações com essa traz esperança de novos tempos e mais engajamento de torcedores. Além de seguir seu blog, fico feliz em saber que tem iniciativas que possam trazer melhorias para o São Paulo.

Grande abraço,

Rodrigo Moreira Saraiva