As primeiras ideias associadas ao estilo de Fernando Diniz normalmente são a ofensividade, troca de passes e a agressividade. Mas no começo de trabalho do treinador no São Paulo, um aspecto vem se sobressaindo em relação aos demais: a solidez defensiva.

O clube do Morumbi tem a melhor defesa do Campeonato Brasileiro com 17 gols sofridos em 27 rodadas, média de 0,63 gol por jogo. Com Diniz, a marca é ainda melhor, 0,33 tentos por partida, com apenas dois levados em seis confrontos.

Após assumir o São Paulo, Diniz viu sua equipe empatar sem gols com o Flamengo no Maracanã; sofrer um gol na vitória por 2 a 1 para o Fortaleza no Morumbi; empatar sem gols mais uma vez, agora com o Bahia fora; vencer o Corinthians por 1 a 0 no Morumbi; sofrer gol na derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro no Mineirão; e novamente passar em branco no triunfo por 1 a 0 contra o Avaí em casa.

No campeonato todo, o Tricolor não sofreu gols em 12 das 27 rodadas, sendo quatro já sob comando do novo treinador. Com Diniz, aliás, a equipe também não levou mais de um tento por partida. Ao todo o time é o 4º em desarmes, o 5º que menos tomou dribles e o 2º que menos sofreu finalizações ao gol.

“Acho que cada treinador que passa deixa alguma coisa, e não é só agora, já tínhamos uma consistência defensiva, o primeiro objetivo é não tomar gol, porque confiamos nos companheiros lá na frente. A concentração, o treino de todo dia faz com que a gente mantenha essa liderança lá atrás”, disse Arboleda, autor do gol da vitória do último domingo.

“O Fernando Diniz sempre bate na tecla quando vai conversar com a gente, que a gente tem que atacar marcando. Então, a gente procura atacar já encaixando a marcação, ele se preocupa muito com o sistema defensivo, fala que a prioridade é não tomar gol para fazer lá na frente. O ataque tem ajudado a gente a se defender, ficamos felizes por estarmos colhendo os frutos”, destacou Bruno Alves.

Gazeta Esportiva