Tricolor tem defesa melhor que as dos títulos brasileiros de 2006 e 2008

Arboleda, São Paulo x Sport, Brasileirão 2018, Morumbi, São Paulo SP, 26/11/2018, Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

O São Paulo está a quase 20 pontos da liderança do Campeonato Brasileiro, porém, sua defesa tem um desempenho melhor que em 2006 e 2008, ano de dois dos três títulos nacionais conquistados em sequência.

A equipe que iniciou a competição sob o comando do técnico Cuca e que agora é dirigida por Fernando Diniz sofreu até a 26ª rodada 17 gols. Durante a atual edição do Brasileiro, São Paulo e Corinthians vêm duelando pelo título de melhor defesa do campeonato e atualmente é o Tricolor que figura na frente, com um gol a menos que o arquirrival.

Curiosamente, em 2008 o São Paulo também somava 43 pontos após a 26ª rodada da competição, no entanto, o então líder Grêmio tinha 7 tentos a mais que o Tricolor paulista. O final todo mundo já conhece: arrancada histórica sob o comando de Muricy Ramalho e o tricampeonato nacional assegurado no último jogo, contra o Goiás, em Brasília.

Mas não é apenas a distância para o líder da competição que difere a campanha do São Paulo atual da campanha de 2008. O desempenho defensivo também é bastante distinto. Na temporada que culminou no último título nacional do Tricolor, os comandados de Muricy sofreram 26 gols, quase dez a mais que em 2019.

Em 2006, ano do primeiro dos três títulos brasileiros do São Paulo em sequência, a defesa também era inferior à atual. Após a 26ª rodada do campeonato na temporada em questão, o Tricolor havia sofrido 27 gols, porém, ainda assim, já era líder naquela altura do torneio.

Prestes a encarar o Avaí, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbi, o São Paulo tem como principal missão melhorar seu desempenho ofensivo. Muito bem resolvido na defesa, o Tricolor tem uma média de gols marcados inferior a um por jogo (0,92) neste ano. Por isso, bola na rede é o que Fernando Diniz mais espera ver em seu sexto jogo à frente da equipe.

Gazeta Esportiva

Anúncios

5 comentários

  1. Defesa segura é herança do sistema defensivo do Aguirre! O ataque inoperante é formação de elenco, com meias de características de condução de bola e falta de centroavantes de origem.

  2. O titulo desse artigo esta completamente errado. Nao se pode NUNCA comparar essa atual defesa do Tricolor com a defesa de 2006/7/8…..nao se pode comparar Cicinho, Miranda, Junior, Ilsinho, Josue, Mineiro, Lugano, Pirulito, Andre Dias sem comtar com o Rogerio Ceni com o que temos hoje….nao tomar gols nao significa ser melhor que a defesa to TRI BRASILEIRO. Hoje o futebol eh muito mais pobre do que na epoca…..portanto devagar com o andor porque o futebol hoje eh uma porcaria.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!